Politize! apresenta o Revela Sampa

Muitas vezes não sabemos como avaliar de uma forma objetiva a qualidade da gestão dos nossos governantes, mesmo em nossas cidades e bairros. Faltam informações objetivas e organizadas que possam nos ajudar a formar uma opinião embasada sobre a atuação do poder público.

Agora imagine uma ferramenta que lhe permita obter em primeira mão todos os detalhes da evolução da qualidade de vida de sua cidade e até mesmo de seu bairro. Não seria uma ferramenta muito útil? Pois é exatamente essa a proposta do Revela Sampa, um projeto desenvolvido pelo empreendedor social Rubens Salles.

O Revela Sampa pretende levar aos moradores de São Paulo todos os dados importantes relacionados à qualidade de vida na cidade. O cidadão poderá acompanhar a evolução desses indicadores em detalhes: a plataforma conta com dados para cada subprefeitura e distrito da cidade. Tudo isso será apresentado por meio de análises independentes de vinculações partidárias, de forma clara e descomplicada.

Conforme colocado pelos seus criadores, “conhecer os indicadores da cidade é como conhecer os resultados de uma empresa da qual você é sócio. A diferença é que, na cidade, nosso investimento são os impostos que pagamos, e o retorno desse ‘capital’ deve ser a qualidade dos serviços públicos que a cidade oferece.”

Os indicadores utilizados pelo Revela Sampa são gerados por fontes como o IBGE, o DATASUS, ministérios, secretarias e ONGs, que são agrupados para gerar análises precisas sobre os problemas da cidade.

O objetivo do Revela Sampa é tornar conhecidos os números da gestão da prefeitura paulistana. Com esse conhecimento, o cidadão terá mais poder para cobrar as melhorias que a cidade precisa. Uma opinião baseada em dados objetivos torna o debate político mais qualificado. Em última instância, o grande sonho de Rubens é tornar São Paulo uma cidade mais humana, em que todos possam viver dignamente.

o-livro-urgente-da-politica-banner

Campanha de financiamento coletivo

Atualmente o Revela Sampa está em fase de teste, com uma versão beta que já conta com 20 indicadores e dados para todos os distritos e subprefeituras de São Paulo. Os dados abrangem temas como assistência social, cultura, educação, mobilidade urbana e saúde.

Os idealizadores do projeto estão realizando campanha de financiamento coletivo, para que o número de indicadores possa chegar a 150, ampliando consideravelmente o poder de análise da plataforma. Por isso, se você vive em São Paulo e se preocupa com o futuro de sua cidade, ou se você gostaria de ver mais iniciativas como a de Rubens surgindo no Brasil, acesse o projeto e a campanha de financiamento coletivo para mais informações.