Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Print Friendly, PDF & Email

6 motivos para ser um voluntário – e 2 ferramentas para você se engajar agora mesmo!

Hoje o Politize! vai falar sobre uma atividade essencial: o voluntariado. Dedicar tempo a uma atividade que beneficie diretamente a vida de outras pessoas sem que você receba alguma compensação monetária, mas uma ótima sensação de ter feito alguma diferença no mundo. Além disso é muito simples encontrar uma oportunidade para se engajar hoje em dia. Você descobre tudo isso agora!

Razões para fazer um trabalho voluntário:

1) Exercer a cidadania

Por meio do voluntariado, você tem uma grande oportunidade de exercer seu papel como cidadão. Uma parte essencial da condição de cidadão é desempenhar um papel ativo na transformação da sociedade – e nada melhor que doar seu tempo para causas sociais relevantes. 

2) Aprender algo novo

Em um programa de voluntariado, é muito comum adquirir novas habilidades, uma vez que neles você desempenha atividades que talvez nunca tenha precisado fazer em sua vida, como ajudar na construção de uma casa. E mesmo que você trabalhe com tarefas com as quais você já esteja acostumado, é muito provável que você lide com nova situações, diferentes públicos e diferentes necessidades. Por isso, o trabalho voluntário é enriquecedor – tanto para quem o desempenha, quanto para quem é impactado por ele.

3) Encontrar sua causa

A vida é muito melhor vivida quando você trabalha em prol de um grande sonho, de uma causa que você sente prazer em defender. Com o voluntariado, você pode descobrir uma causa social que mude a forma como você encara as coisas e traga um novo sentido para sua vida.  

4) Fazer o bem

Fazer o bem, que mal tem? Ser um voluntário envolve desempenhar atividades que vão impactar a vida de muitas pessoas que você talvez sequer conheça. Entre fazer nada e ser indiferente ou ter a possibilidade de fazer o mundo um lugar melhor, o que você escolhe?

crowdfunding

5) Fazer parte de um novo mundo

As redes de voluntariado crescem dia após dia mundo afora, e também no Brasil. Ao participar dessas redes, você terá a chance de conhecer pessoas e organizações incríveis que provavelmente jamais entraria em contato. Espere conhecer gente de tudo que é tipo!

6) Viver uma experiência sem igual

Ser um voluntário é uma experiência única e que muda definitivamente a vida de milhares de pessoas todos os dias. É a sua chance de expandir horizontes, tornar-se mais engajado e trazer um impacto positivo para a sociedade.

OK, eu quero ser voluntário. Mas por onde eu começo?

Tornar-se um voluntário é mais simples do que você imagina. A internet tornou muito mais fácil a tarefa de fazer voluntários e programas de voluntariado se encontrarem. Aqui vão três projetos inovadores na área de voluntariado que podem ajudar você nessa tarefa:

1) Ação Voluntária

O portal Ação Voluntária também une pessoas dispostas a se voluntariar com organizações que precisam de trabalho voluntário. É um trabalho do Centro de Ação Voluntária de Curitiba, fundado em 1998. Desde sua fundação, a instituição se consolidou como uma das mais importantes entidades na área de voluntariado no Brasil, com diversas premiações conquistadas e atividades realizadas. O portal oferece também consultoria especializada para empresas que querem promover o voluntariado dentro de sua corporação. A atuação do Ação Voluntária, entretanto, se restringe à cidade de Curitiba. Se você se interessou, acesse já o portal e confira como você pode fazer parte dessa rede.

2) Atados

Outra plataforma maravilhosa para encontrar a oportunidade ideal de se voluntariar é o Atados. Essa plataforma social conecta diretamente pessoas e organizações, facilitando o engajamento nas mais diversas possibilidades de voluntariado. O Atados acredita no voluntariado como uma forma de construir uma sociedade mais consciente e no poder das pequenas mudanças promovidas no mundo por meio dos atos voluntários. Atualmente, já são mais de 38 mil voluntários cadastrados, além de quase 400 organizações. Clique aqui e faça parte dessa rede agora mesmo!

E o Politize!, não precisa de voluntários?

Sim, precisamos 🙂 Nosso modelo de produção de conteúdo é baseado em uma rede de redatores voluntários que têm como aspiração contribuir para a educação política no Brasil. Se você tem interesse, temos vagas cadastradas no Atados. Ou então, entre em contato diretamente conosco, pelo e-mail contato@politize.com.br.

Vamos para a ação?

Sempre que possível, traremos chamadas para ação ao final dos nossos conteúdos, mostrando oportunidades claras de voluntariado. A ideia é relacionar demandas de organizações que se cadastram no Atados ao tema do conteúdo em questão. Politize! e Atados juntos para estimular o exercício da sua cidadania. Fique de olho que vem muito ato por aí!

E você? Já é voluntário em alguma organização? Conhece alguma outra ferramenta que faça essa conexão além das citadas aqui? Conte pra gente!

Publicado em 03 de novembro de 2015. Atualizado em 21 de dezembro de 2016.

Bruno Blume

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e editor de conteúdo do portal Politize!.