Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Print Friendly, PDF & Email

Sociologia ENEM: as 5 matérias que mais caem

Algumas dicas de aulas e leituras para você dominar a prova.

“Quais temas de sociologia estudar para o ENEM?”, você deve estar se perguntando. Foto: Domínio Público / Pexels.com

As aulas de Sociologia e Filosofia são obrigatórias nas escolas desde 2008. A Sociologia estuda o comportamento humano em grupos da sociedade. No Enem e nos vestibulares, é importante conhecer as ideias dos principais autores de Sociologia e associá-las aos assuntos da atualidade. Separamos 5 aulas de Sociologia para os assuntos que mais caem no Enem.

Leia também: os assuntos de História que mais caem no Enem

Quais são as matérias de Sociologia Enem que mais caem?

Junto à Sociologia, os assuntos de Ciência Política e Antropologia são importantes. Esta matéria, assim como as outras que compõem a prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, passa por conhecimentos de Filosofia, História e até Geografia.

Em geral, as questões de Sociologia pedem que o estudante saiba ler e interpretar textos. Fizemos um levantamento sobre as matérias de Sociologia mais frequentes no Enem desde 2009, e que podem cair na prova deste ano. A seguir, saiba quais videoaulas do Geekie Games podem ajudar a estudar e quais textos do Politize! podem complementar a revisão.

5 matérias e aulas para revisar Sociologia Enem

Confira 5 matérias de sociologia e comece a revisar os conteúdos! Foto: Domínio Público / Pexels.com

1. Movimentos Socioculturais (24% das questões)

Confira a aula de Movimentos Socioculturais!

Movimentos históricos são importantes para a Sociologia no Enem, e você pode estudá-los com as aulas de Sociologia e de História também. Entre os conteúdos importantes, existem manifestações democráticas como Diretas Já, movimentos estudantis de 1968 e Impeachment de Fernando Collor. Associar estes acontecimentos à atualidade é importante para os vestibulares em geral. Assista à aula sobre democracia e ditadura segundo Aristóteles (aqui) e entenda, afinal, o que é um regime ditatorial e um democrático.

É importante saber também que não existe apenas um jeito de se fazer democracia. Hoje, um governo democrático pode ter um modelo direto, participativo, representativo ou mesmo digital. Para entender melhor os tipos de democracia, visite estes conteúdos. Alguns movimentos sociais mais atuais foram os protestos políticos nas Olimpíadas, a ocupação nas escolas, as diretas já de 2017 e as ruas tomadas contra o presidente Temer.

Teste seus conhecimentos com esta questão de Sociologia do Enem 2009:

Resposta: a) pelo sectarismo e pela forma violenta e radical com que enfrentavam os opositores ao regime

2. Cultura (18%)

Confira a aula de Cultura!

A cultura erudita é resistente ao tempo, e a cultura popular é mais dinâmica. Quando o século XX trouxe a cultura de massas, poucos produtores passaram a divulgar produções artísticas a milhões de consumidores. A cultura de massas buscou padronizar o que as pessoas “devem” consumir. Tudo virou mercadoria, até a arte. Dentro das aulas de Sociologia sobre cultura, estude a teoria sobre a indústria cultural da Escola de Frankfurt, e autores como Theodor Adorno na aula sobre sociedade midiática e indústria cultural.

Leia também: o que é cultura material e imaterial?

E quando estamos falando de cultura como uma política de incentivo ou regulação pelo Estado? É o caso da Lei Federal de Incentivo à Cultura, ou Lei Rouanet, que institui políticas públicas a favor da cultura, a exemplo dos 5 principais programas do Ministério da Cultura no Brasil. Além disso, saber quanto o governo investe na cultura e quais são as polêmicas quanto à Lei Rouanet talvez seja essencial para debater a cultura na prova do ENEM.

Teste seus conhecimentos nesta questão de Sociologia Enem 2010 sobre cultura:

questão-sociologia-cultura-tropicalia

Resposta: b) ao advento da indústria cultural em associação com um conjunto de reivindicações estéticas e políticas durante os anos 1960.

3. Trabalho (16%)

Confira a aula sobre Trabalho!

O trabalho é uma criação humana com força econômica, social e política independente dos seus criadores. Para o estudo da sociedade, entender os meios de produção, e o impacto deles para as relações de trabalho é importante. Veja as aulas de Sociologia sobre pensadores como Karl Marx, autor do século XIX, mas com ideias pertinentes ao século XXI. Por outro lado, é pouco provável que apareçam questões polêmicas atuais, como a votação da reforma trabalhista. Porém o contexto de 2017 pode estimular o aparecimento de algo sobre a história dos direitos trabalhistas no Brasil.

Além disso, vale refletir sobre a escravidão moderna e o desemprego causado pela crise econômica no Brasil, nos últimos anos.

Teste seus conhecimentos nesta questão de Sociologia Enem 2013 sobre Trabalho:

questao-sociologia-enem-trabalho

Resposta: b) o trabalho se constituía como o fundamento real da produção material

4. Política (15%)

Confira a aula sobre Política!

A Política é uma forma de organizar a vida em sociedade, e tem origem na Grécia Antiga. Na época, havia as “polis”, que originaram o nome desta ciência. Aristóteles foi muito importante na sua origem. Autores como Hobbes, Maquiavel e Rousseau são importantes para entender a forma como a política acontece atualmente. Estude também as formas de dominação e poder segundo Max Weber na aula.

Os sistemas e regimes políticos são variados, podendo mudar de acordo com a história do país ou o contexto global. Assim, vale conhecer as diferentes formas de viver em sociedade, seja como uma república ou monarquia, seja com um governo que adota o presidencialismo, semi-presidencialismo ou parlamentarismo (com chefes de estado e de governo). Essa variedade de formatos políticos acontece hoje, em inúmeros países e combinações. Aliás, você sabe quais são os direitos políticos de um cidadão no Brasil

Teste seus conhecimentos nesta questão de Sociologia Enem 2014 sobre política:

sociologia-enem-politica

Resposta: c) participação política

5. Questões de Gênero e Diversidade Cultural (14%)

Confira a aula sobre Gênero e Diversidade Cultural!

O Brasil é formado por diversos povos, como indígenas, europeus e africanos. Desta forma, a discussão sobre as diferenças culturais, o etnocentrismo e o preconceito são muito pertinentes. As questões de igualdade de gênero, sejam elas históricas ou contemporâneas, também são importantes para o Enem. Um exemplo disso é a xenofobia – o ódio a estrangeiros e estranhos. Também é importante conhecer os debates sobre liberdade política e religiosa.

Teste seus conhecimentos nesta questão de Sociologia Enem 2014 sobre gênero e diversidade cultural:

sociologia enem genero e diversidade cultural

Resposta: d) fusão de elementos de tradições culturais diferentes

Você já tinha percebido que essas são as cinco matérias de sociologia que mais caem no ENEM? As dicas foram úteis? Comente!

Referências: Revista Mais Enem, levantamento do Sistema Ari de Sá divulgado pelo G1, compilado do Sistema Poliedro de São Paulo veiculado pela Gazeta Online, Guia da Carreira, Hora do Enem. 

Publicado em 01 de novembro de 2017.

Karina Lopes

Tem o sonho de contribuir para uma educação igualitária no Brasil. É graduanda em Comunicação Social na USP e escreve no blog do Geekie Games.

Clarice Ferro

Graduada na Escola de Comunicação da UFRJ e editora de conteúdo no Politize!