Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Print Friendly, PDF & Email

Como estar pronto para qualquer tema que caia no Enem?

Não sei escrever sobre esse tema, e agora?

Como estar pronto para qualquer tema que possa cair no ENEM? Essa é uma das grandes dores de cabeça de quem vai fazer as provas do ENEM. Imagina só: você treina redação o ano inteirinho e na hora de fazer o ENEM cair exatamente um tema que você não tem ideia de por onde começar a escrever. Melhor nem pensar nisso! Vamos te ajudar a não passar por essa aflição.

Leia sobre atualidades políticas

Primeiro, independente do tema da Redação ENEM, na prova vai ter textos de apoio. Assim, tem como colher dados e informações sobre o assunto, ou se você estiver realmente muito perdido, saber minimamente sobre o que se trata. Porém, tenha cautela: não reproduza trechos dos textos de apoio, eles servem apenas para elucidar sobre o assunto. Isso vai resultar num desconto bem gordo da sua nota. As linhas da cópia serão descontadas das linhas totais, então você pode zerar sua redação por ela não ter o número mínimo de linhas exigido pelo INEP, que são 7.

Então, você já pode ficar tranquilo, pois o tema de redação ENEM não cai de paraquedas. Muito pelo contrário, ele é diretamente relacionado a questões do nosso dia a dia e a assuntos que estão em destaque naquele ano. São problemas sociais muito discutidos nos jornais e televisão. Portanto, vale uma dica que serve tanto para o ENEM, quanto para qualquer outro vestibular ou concurso público: esteja atento aos assuntos debatidos nas mídias. Seja nos jornais, revistas, redes sociais, novelas ou séries.

Estruture a sua argumentação

Não tenha medo de ser o rei da problematização: analisar e criticar tudo ao seu redor pode até ser um saco pra quem convive com você, mas vai ser uma mão na roda na hora de construir a argumentação da sua produção.

Participar daquela discussão no facebook também te dá uma oportunidade de trabalhar mais a sua retórica. Claro, quando há sentido na discussão. Cuidado com notícias falsas e discursos de ódio.

Em geral, os temas do ENEM tem a ver com os direitos humanos. Um passo pra saber o que pode cair no ENEM é estar a par das discussões levantadas por grupos preocupados com esses direitos.

Rascunhe as suas ideias

Se mesmo assim você achar que ficaria mais seguro se tivesse “um suporte a mais” na hora de escrever a sua redação ENEM, vou te dar mais uma dica de um exercício pode ser feito no rascunho da prova. Escreva o tema da redação em um rascunho e comece a listar tópicos relacionados a ele, como no exemplo:

Tema: A mulher negra no Brasil

1) Famosos que estão abordando o tema atualmente;
2) Mulher negra e o Carnaval;
3) Como a publicidade influencia os padrões de beleza;
4) Expressões racistas impregnadas em nosso vocabulário;
5) A diferença entre os papéis de atrizes negra e atrizes brancas nas novelas brasileiras;
6) A ausência dos negros nas universidades ou em cargos de destaque;
7) Mulheres negras que conquistaram o seu espaço;

Em seguida, selecione tópicos que você se sente mais à vontade para escrever. Tente lembrar de uma música ou de uma reportagem relacionada aos tópicos listados, o que vai ajudar a escolher as informações que vão compor a argumentação. Organizando suas ideias e o repertório de abordagens que você pode trazer para o seu texto, você estará mais tranquilo e preparado para desenvolver a redação.

Gostou das dicas que trouxemos para você? Torcemos que deem aquela força para tirar 1000 na Redação ENEM.

Publicado em 26 de outubro de 2017.

O Redação Online é uma plataforma de correção de redação para ENEM, vestibulares e concursos! A plataforma conta com mais de 10 mil alunos que, corrigindo suas redações, conquistaram as mais sonhadas vagas e desenvolveram sua escrita e raciocínio. Com preço acessível e correção em até 3 dias úteis, o Redação Online é a ferramenta perfeita para todos que precisam de serviços de correção. Acesse: http://redacaonline.com.br/blog/