Título de eleitor digital: saiba como utilizar o aplicativo e-título

Foto: Pexels

No final de 2017, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou o título de eleitor digital como uma alternativa ao título de eleitor físico. Mas o que é esse tal de título de eleitor digital e como ele funciona? Será que todo mundo pode ter? Tire todas as suas dúvidas neste conteúdo!

O que é o título de eleitor digital?

Chamado de e-título, o título de eleitor digital é um aplicativo disponível para dispositivos móveis (celulares e tablets) que possui o objetivo do eleitor ter seu título eleitoral em mãos, de forma online, rápida e segura. A iniciativa foi desenvolvida inicialmente pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) e aderida pelo TSE. O aplicativo surge no mesmo momento e com a mesma ideia da Identificação Civil Nacional (ICN), documento que será uma espécie de “união” de todos os principais documentos do país, mas que ainda não foi implantado.

O título de eleitor digital também foi criado com o intuito de ser uma prática sustentável, diminuindo o volume de impressão de títulos e segundas-vias; e também segura, já que diminui as chances de extravios e danos ao documento. Além disso, a medida também ajuda na parte econômica, já que essas impressões são custeadas pela Justiça Eleitoral.

Se interessou pelo título de eleitor digital? Se sim, clique aqui para baixar o app caso o sistema de seu dispositivo seja Android (Play Store), ou aqui, para iOS (App Store). Depois de baixar é só voltar neste conteúdo que te explicamos todo o passo a passo para utilizá-lo!

Como faço para adquirir o título de eleitor digital?

Bem, depois de baixar o e-título em seu dispositivo, você deverá informar seu nome, data de nascimento, número de inscrição (título de eleitor); nome da mãe e nome do pai, como na primeira imagem. Logo em seguida, quando o sistema verificar seus dados, uma janela com todas as suas informações eleitorais será exibida, incluindo zona e seção eleitoral. Caso tenha feito a biometria, uma foto do seu rosto também estará na página. Ela é útil para o eleitor ou eleitora que quer votar sem ter que apresentar outro documento com foto. Neste caso, apenas o aplicativo é suficiente! Caso você ainda não tenha feito a biometria, também é possível usar o e-título na hora de votar, porém, será necessário algum documento com foto em mãos.

O e-título, além de servir como título de eleitor digital, também disponibiliza algumas informações extras. São essas: endereço completo do local em que você irá votar na próxima eleição, sua certidão de quitação eleitoral e a de crimes eleitorais. Ambas estão em local de fácil visualização, ainda na tela inicial.

O Canal do YouTube da Justiça Eleitoral fez um vídeo explicando todo o passo a passo para configurar o aplicativo. Caso nossa explicação não tenha sanado suas dúvidas, este vídeo é para você!

O título de eleitor digital é obrigatório?

Apesar da implementação ter sido realizada em todo território nacional e o aplicativo ser gratuito, não existe obrigatoriedade nenhuma de você possuir o título de eleitor digital em seu celular ou tablet. Ou seja, para quem quer votar da forma tradicional (título de eleitor + documento oficial com foto em mãos), também é liberado! Contudo, para quem se interessou pelo aplicativo, a boa notícia é que ele já vale para as eleições de 2018! O principal é comparecer às urnas e contribuir com nossa democracia.

Eleições 2018

Independente que seu voto seja feito com o título de eleitor digital ou documento físico, uma coisa é certa: as eleições de 2018 estão chegando! E, junto delas a responsabilidade de escolher nossos representantes. Nós, do Politize!, buscamos ajudar o cidadão e cidadã a cumprirem seu papel na sociedade. Que tal aproveitar nossos conteúdos para, em outubro, votar de forma consciente? Separamos uma lista de materiais do Politize! que, com certeza, serão úteis. Não deixe de conferir:

Conseguiu entender como funciona o título de eleitor digital? Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários!

Aviso: mande um e-mail para contato@politize.com.br se os anúncios do portal estão te atrapalhando na experiência de educação política. 🙂

banner ead
Publicado em 06 de julho de 2018.

Inara Chagas

Assessora de conteúdo no Politize! e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Acredita que o conhecimento é a chave para mudar o mundo. Como o Politize! é uma ferramenta para difundir conhecimento e mudar a realidade em que vivemos, tem prazer em poder contribuir e realizar este propósito.