Como são eleitos os vereadores?

Vereadores de Curitiba aprovaram nesta segunda-feira (28) modelo de organizações sociais para a administração da cidade. Objetivo é terceirizar atendimentos na saúde e educação do município. Impedidos de acompanhar a sessão, servidores públicos protestaram em frente ao prédio da Câmara de Vereadores. Foto Gibran Mendes

Este é o segundo texto de uma trilha de conteúdos sobre o sistema eleitoral. Confira os demais posts: 1234567

Logo após a leitura deste conteúdo, você terá concluído 29% desta trilha 🙂

Nas eleições municipais, de quatro em quatro anos, são definidos os prefeitos e também os vereadores dos mais de 5 mil municípios brasileiros. Existem cerca de 57 mil cargos de vereador no Brasil, de acordo com o TSE. Dessa forma, se houvesse um município cujos habitantes fossem apenas os vereadores brasileiros, ele seria mais populoso que, aproximadamente, 90% dos municípios do país.

Mas, afinal, como são eleitos os vereadores? Bem, o sistema que elege estes políticos (e que também elege deputados estaduais e federais) é complexo. Mas é por isso que o Politize! existe: para descomplicar o que há de mais incompreensível na política brasileira. Sendo assim, que tal conferir uma explicação detalhada do sistema proporcional de lista aberta?

Como funciona o sistema eleitoral brasileiro?

Como vimos no primeiro post desta trilha, o sistema de votação brasileiro é misto. Uma parte dos nossos representantes é eleita em um sistema majoritário, em dois turnos. É o caso de presidentes e governadores, bem como os prefeitos. Os senadores também são votados em maioria simples, mas apenas em um turno. Essa é a parte menos complicada desse sistema e onde há menos discussão sobre mudanças. Em suma, ganham os que têm mais votos. Ponto final.

Porém, agora complica um pouco… A outra parte do nosso sistema é proporcional em lista aberta. É desse jeito que são eleitos os vereadores, além dos deputados federais e estaduais. Nesse sistema, é preciso saber, em primeiro lugar, quais foram os partidos mais votados, para então saber quem foram os candidatos eleitos. Para distribuir os cargos entre os partidos, é usado um cálculo que pouca gente sabe como funciona: o chamado quociente eleitoral.

Felizmente, você tem o Politize! para te ajudar 🙂

Que tal baixar esse infográfico em alta resolução?

como são eleitos os vereadores

Deu para entender melhor como os vereadores são eleitos? Nós esperamos que sim! Portanto, nas próximas eleições para vereador, tenha consciência! Conheça os candidatos e como eles são eleitos!

Aliás, você já sabe como são eleitos os prefeitos? Isso você confere neste post!

Aviso: mande um e-mail para contato@politize.com.br se os anúncios do portal estão te atrapalhando na experiência de educação política. 🙂

banner ead

Referências do texto: confira aqui onde encontramos dados e informações!

Publicado em 28 de junho de 2015. Última atualização em 22 de agosto de 2018.

Bruno André Blume

Bacharel em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e editor de conteúdo do portal Politize!.

Letícia Medeiros

Cientista Política, UnB. Já trabalhou com pesquisas de opinião em consultoria, com dados e indicadores socioeconômicos no IPEA e com a organização de eventos de empreendedorismo universitário. Atualmente, compõe o time de business intelligence numa agência de comunicação integrada.