CANVAS DE
POLÍTICAS PÚBLICAS

O passo a passo para desenvolver
uma política pública

O Canvas de Políticas Públicas é uma ferramenta desenvolvida pelo Politize! para ajudar cidadãos e cidadãs de todo o Brasil a elaborarem, de forma estruturada, descomplicada e colaborativa, soluções aos desafios da sua comunidade, cidade, estado ou país.

Com ele, buscamos aproximar o conceito de políticas públicas da população, definindo uma sequência de passos para que a sociedade seja protagonista na elaboração de propostas de políticas públicas que possam resolver os principais desafios da sua realidade.

ciclo-das-políticas-públicas

QUANDO FOI CRIADO?

Desenvolvido em 2019, o Canvas de Políticas Públicas é baseado no conceito do Ciclo de Políticas Públicas abordado no livro Políticas Públicas: Conceitos, esquemas de análise, casos práticos, do professor Leonardo Secchi da Universidade do Estado de Santa Catarina.
  .


O CANVAS NA PRÁTICA

O Canvas de Políticas Públicas é utilizado como parte da metodologia para a formação de Multiplicadores do programa Embaixadores Politize! e também fez parte da formação especial no Dialoga! Três Marias em 2020. Desde 2019, 44 propostas de políticas públicas já foram elaboradas e 14 foram apresentadas a algum agente público ou testadas pelos próprios criadores da proposta.

Confira algumas políticas públicas já criadas com base no Canvas de Políticas Públicas:

E o Canvas de Políticas Públicas já inspirou até um trabalho acadêmico!

CONFIRA ALGUNS DEPOIMENTOS SOBRE O CANVAS

Prof. Leonardo Secchi (DAP/ESAG/UDESC)

"Em fevereiro e março de 2021, tivemos a participação do Politize! nas aulas de graduação em Administração Pública da UDESC, na disciplina de Políticas Públicas que eu leciono. O representante do Politize!, Vinicius Zunino, nos apresentou o método Canvas de análise de políticas públicas e construção de propostas para a solução de problemas reais. Foi uma experiência fantástica! Os alunos se engajaram na solução de dois problemas concretos de Florianópolis: assédio sexual nas escolas e baixa cobertura vacinal das crianças. Ao final, os alunos moldaram suas propostas de políticas públicas dentro do Canvas, o que facilitou muito o processo de ensino-aprendizagem, além de gerar recomendações para o enfrentamento de problemas reais da cidade".

Beatriz de Lima Sodré - Multiplicadora Politize! 2020 e Embaixadora Politize! - Embaixada São Paulo

“O Canvas ajuda muito na organização das ideias. Ele possibilitou com que tivéssemos um passo a passo para nos orientar, bem como entender todas as análises que devem ser feitas antes de elaborar uma Política Pública - mesmo que nunca tivéssemos feito uma. Com certeza, se não tivéssemos a ferramenta em mãos, não conseguiríamos ter chego em muitas ideias que tivemos, bem como não teríamos analisado as principais demandas das regiões.”

Leandro Vallim da Silva - Multiplicador Politize! 2020 e Embaixador Politize! - Embaixada São Paulo

“O Canvas é um ótimo modelo norteador, porque ajuda a especificar o problema e, portanto, aprofundar nas causas, impactos e ações possíveis de forma objetiva e o mais técnica possível, pois quando falamos de políticas públicas estamos necessariamente falando de questões de amplo espectro e que podem, inicialmente, parecer de difícil solução, porém utilizando ferramentas adequadas, como o Canvas, pode ser destrinchada em partes e trabalhada de forma mais pragmática.”


QUANDO USAR O CANVAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS?

Se quiser mais orientações sobre como utilizar a ferramenta, mande uma mensagem para embaixadores@politize.com.br. Em breve, teremos um vídeo de instruções!

Caso você tenha usado o Canvas de Políticas Públicas, queremos saber como foi sua experiência. Entre em contato pelo e-mail contato@politize.com.br e nos conte como foi!