HACKATHON
CÍVICO

Um evento para buscar novas soluções
para problemas antigos

O Hackathon Cívico é um evento de construção coletiva de políticas públicas realizado pela Escola do Legislativo de Santa Catarina em parceria com o Politize! com o objetivo de envolver os cidadãos no processo de construção de soluções para problemas públicos.





O primeiro Hackathon Cívico do Brasil
foi realizado pelo Politize! entre
29 de junho e 1º de julho de 2018.

A JORNADA

Aquecimento

No primeiro dia, os maratonistas são provocados a exporem sua ideia de política pública e as equipes de trabalho são formadas.

Construção

No segundo dia, os maratonistas precisarão ter certeza que irão resolver um problema relevante para o cidadão. Para isso, são provocados a realizarem entrevistas, questionários ou pesquisas. Além disso, com apoio de mentores, deverão criar a estrutura básica da sua política pública.

Capturar

No último dia da maratona, os participantes entederão o que é um pitch: uma venda rápida a fim de convencer uma banca a “comprar” a sua ideia de política pública. Para isso, o Politize! convida pessoas com ampla experiência em políticas públicas e inovação.

Premiação

Todas as propostas realizadas no evento são encaminhadas para os poderes legislativo ou executivo. As 3 melhores ideias são homenageadas em sessão solene na assembleia legislativa, além de passarem por um processo de mentoria idealizado pelo Politize!.


1º HACKATHON CÍVICO
DO BRASIL

Nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho de 2018
o Politize! realizou a primeira maratona de
inovação em políticas públicas do Brasil.

SEXTA-FEIRA: DIA 1

O primeiro dia foi feito para que os participantes se conhecessem e compartilhassem suas ideias. Após uma rápida dinâmica de quebra gelo, cada maratonista falou ao grande grupo sua proposta de política pública e a anotou em um cartaz. Após, cada participante tinha 3 “fichas” para distribuir entre as propostas escritas no cartaz. As 6 propostas mais votadas formaram os grupos que trabalhariam juntos até domingo.

SÁBADO: DIA 2

O Segundo dia iniciou com um bate papo com os palestrantes. Três foram chamados, sendo um em cada área: Saúde, Educação e Segurança Pública. Assim, os maratonistas puderam entender melhor seu problema e outros que o permeiam. Após, eles foram provocados a ter certeza que o problema o qual se propuseram: uns fizeram questionários e disponibilizaram nas redes sociais; outros foram à rua entrevistar os cidadãos. Por último, elaboraram sua política pública para resolver o problema. Ah, e tudo isso acompanhado por um time de mentores composto por: 2 designers, 2 gestores públicos e 1 advogado.

DOMINGO: DIA 3

O terceiro e último dia de atividades foi marcado pela venda da sua ideia. Os maratonistas deveriam montar um pitch (venda rápida da sua ideia) para a banca de juradas em até 4 minutos. Por isso, o dia iniciou com uma rápida explicação sobre o que é um pitch e como fazer um bom pitch.

Ao fim do dia, as equipes apresentaram suas propostas à banca e a todos os presentes. As 3 ideias escolhidas pela banca para prestigiarem a sessão solene na assemblea legislativa de Santa Catarina foram:

1. Aplicativo Saúde +
2. Aplicativo S.O.S SC
3. Campanha Democracia na Estrada


Veja todas as propostas de políticas públicas que foram elaboradas no Hackathon Cívico:

Palestrantes

Tenente-coronel-Tasca-180x180

Tenente Jorge Eduardo Tasca

Palestrante na área de Segurança Pública

Paulo-Sérgio-Cardoso-da-Silva-180x180

Paulo Sérgio Cardoso

Palestrante na área de Saúde Pública

Nadine-Heisler-180x180

Nadine Heisler

Palestrante na área de Educação

Mentores

Gabriel Marmentini

Gestor Público

Michelle_rocha_

Michelle Rocha

Designer

Anderson-180x180

Anderson Giovani da Silva

Gestor Público

Andrea-180x180

Andrea Bonetti Ferrari

Designer

rorato-180x180

Victor Rorato

Advogado

Jurados

Paula-Schommer-180x180

Paula Chies Schommer

Professora na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no curso de Administração Pública.

Karen-Bayestoff-180x180

Karen Bayestorff

Formada pela UDESC em Administração Pública, trabalha na secretaria do estado de administração.

Alcilea-180x180

Alcilea Medeiros Cardoso

Gestora do Núcleo de Educação para cidadania da Escola do Legislativo.

JÁ PENSOU EM LEVAR O HACKATHON CÍVICO PARA SUA CIDADE?

Entre em contato com o Politize! pelo e-mail embaixadores@politize.com.br e agende uma reunião!