HACKATHON CÍVICO
Um evento para buscar novas soluções
para problemas antigos
O Hackathon Cívico é um evento de construção coletiva de políticas públicas realizado pela Escola do Legislativo de Santa Catarina em parceria com o Politize! com o objetivo de envolver os cidadãos no processo de construção de soluções para problemas públicos.
O primeiro Hackathon Cívico do Brasil
foi realizado pelo Politize! entre
29 de junho e 1º de julho de 2018.
A JORNADA

No primeiro dia, os maratonistas são provocados a exporem sua ideia de política pública e as equipes de trabalho são formadas.

No segundo dia, os maratonistas precisarão ter certeza que irão resolver um problema relevante para o cidadão. Para isso, são provocados a realizarem entrevistas, questionários ou pesquisas. Além disso, com apoio de mentores, deverão criar a estrutura básica da sua política pública.

No último dia da maratona, os participantes entederão o que é um pitch: uma venda rápida a fim de convencer uma banca a “comprar” a sua ideia de política pública. Para isso, o Politize! convida pessoas com ampla experiência em políticas públicas e inovação.

Todas as propostas realizadas no evento são encaminhadas para os poderes legislativo ou executivo. As 3 melhores ideias são homenageadas em sessão solene na assembleia legislativa, além de passarem por um processo de mentoria idealizado pelo Politize!.
1º HACKATHON CÍVICO
DO BRASIL
Nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho de 2018
o Politize! realizou a primeira maratona de
inovação em políticas públicas do Brasil.
SEXTA-FEIRA: DIA 1
O primeiro dia foi feito para que os participantes se conhecessem e compartilhassem suas ideias. Após uma rápida dinâmica de quebra gelo, cada maratonista falou ao grande grupo sua proposta de política pública e a anotou em um cartaz. Após, cada participante tinha 3 “fichas” para distribuir entre as propostas escritas no cartaz. As 6 propostas mais votadas formaram os grupos que trabalhariam juntos até domingo.
SÁBADO: DIA 2
O Segundo dia iniciou com um bate papo com os palestrantes. Três foram chamados, sendo um em cada área: Saúde, Educação e Segurança Pública. Assim, os maratonistas puderam entender melhor seu problema e outros que o permeiam. Após, eles foram provocados a ter certeza que o problema o qual se propuseram: uns fizeram questionários e disponibilizaram nas redes sociais; outros foram à rua entrevistar os cidadãos. Por último, elaboraram sua política pública para resolver o problema. Ah, e tudo isso acompanhado por um time de mentores composto por: 2 designers, 2 gestores públicos e 1 advogado.
DOMINGO: DIA 3
O terceiro e último dia de atividades foi marcado pela venda da sua ideia. Os maratonistas deveriam montar um pitch (venda rápida da sua ideia) para a banca de juradas em até 4 minutos. Por isso, o dia iniciou com uma rápida explicação sobre o que é um pitch e como fazer um bom pitch.
Ao fim do dia, as equipes apresentaram suas propostas à banca e a todos os presentes. As 3 ideias escolhidas pela banca para prestigiarem a sessão solene na assemblea legislativa de Santa Catarina foram:
1. Aplicativo Saúde +
2. Aplicativo S.O.S SC
3. Campanha Democracia na Estrada
Veja todas as propostas de políticas públicas que foram elaboradas no Hackathon Cívico:
Palestrantes

Tenente Jorge Eduardo Tasca
Palestrante na área de Segurança Pública

Paulo Sérgio Cardoso
Palestrante na área de Saúde Pública

Nadine Heisler
Palestrante na área de Educação
Mentores

Gabriel Marmentini
Gestor Público

Michelle Rocha
Designer

Anderson Giovani da Silva
Gestor Público

Andrea Bonetti Ferrari
Designer

Victor Rorato
Advogado
Jurados

Paula Chies Schommer
Professora na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no curso de Administração Pública.

Karen Bayestorff
Formada pela UDESC em Administração Pública, trabalha na secretaria do estado de administração.

Alcilea Medeiros Cardoso
Gestora do Núcleo de Educação para cidadania da Escola do Legislativo.
JÁ PENSOU EM LEVAR O HACKATHON CÍVICO PARA SUA CIDADE?
Entre em contato com o Politize! pelo e-mail embaixadores@politize.com.br e agende uma reunião!