QUAL É A TRÊS MARIAS QUE VOCÊ QUER PARA O FUTURO?

Conecte-se com outros jovens e aprenda como usar a política para melhorar sua comunidade

Aprenda sobre educação política e faça a diferença no dia-a-dia de Três Marias

Hoje, muitos de nós passamos pela escola sem aprender o que faz um vereador, um prefeito e funções de outros cargos e instituições.  Além disso, não aprendemos como exercer nossa cidadania além do voto.

Não entendemos o sistema, nos sentimos distantes e impotentes politicamente, falar de política se tornou desgastante e sentimos que a voz do jovem não é ouvida em discussões que moldam o futuro do nosso país.

Como solucionar isso? Formando jovens para que entendam como a política funciona e como podem usá-la como ferramenta para fazer a diferença no dia a dia de suas comunidades: os(as) Embaixadores(as) Três Marias!

O projeto Embaixadores Três Marias é um projeto totalmente apartidário com o objetivo de conectar jovens para formarem uma rede de cidadãos ativos, ou seja, que identifiquem os principais desafios da cidade e saibam como trabalhar com o poder público para produzir soluções.

Os(as) Embaixadores(as) participam de encontros e formações presenciais e online em educação política, além de realizarem atividades práticas relacionadas a esse tema na cidade, como ações de voluntariado, dar aulas em comunidades, organizar rodas de conversa, participar em sessões da Câmara, realizar eventos com a comunidade e outros.

Dentre os vários conteúdos abordados no programa estão: 

  1. Como funcionam os poderes e as instituições no Brasil e em Três Marias;
  2. Como incluir a política em suas conversas do dia-a-dia, de forma fácil, divertida e o mais importante – sem desentendimentos!;
  3. Entender como funcionam as eleições;
  4. Como identificar e combater notícias falsas;
  5. Como ser ativo politicamente, participando de atividades como participar em sessões da Câmara e audiências públicas, voluntariado, dar aulas em comunidades, organizar rodas de conversa, realizar eventos e outros.

E muitos outros conteúdos relacionados aos 4 eixos da nossa formação: Conhecimento Político, Diálogo Plural, Empatia Cidadã e Protagonismo Comunitário. 

  • Conhecimento Político

     

    Nesse módulo você vai aprender o essencial para poder entender a política de forma simples e direta, com conteúdos sobre democracia, correntes de pensamento político, três poderes, entre outros!

  • Diálogo Plural

     

    Aqui você desenvolverá uma habilidade fundamental para qualquer cidadão: saber dialogar com qualquer pessoa, independente do seu viés político, cultura e forma de pensar.

  • Empatia Cidadã

     

    Você será introduzido às ferramentas e experiências que precisa para identificar as demandas da sociedade e criar ações efetivas para resolvê-las.

  • Protagonismo Comunitário

     

    Por fim, você realizará muitas atividades e ações, transformando os conhecimentos que obteve em impacto positivo para a sua comunidade.

  • Inscrições abertas

    5 de março

    Leu a página inteira com atenção? Regulamento? Código de Ética? Então só falta se inscrever 🙂

  • Inscrições finalizadas

    25 de março

    Todos os selecionados serão informados por e-mail com as devidas orientações de próximos passos.

  • Divulgação dos selecionados

    4 de abril

    Fique atento à lista de selecionados para o programa!

  • Início formações presenciais e online

    16 de abril

    Neste final de semana, teremos a primeira formação presencial e o início da formação complementar online

  • Finalização do programa e divulgação dos selecionados para seguir na rede

    até 31 de agosto

    A equipe Politize! será responsável por compilar os dados de performance de todos os Multiplicadores e notificá-los, até o final de outubro, quais terão direito ao certificado de impacto como Educador Politize! e quais serão convidados a permanecerem ativos na rede.

  • EXCLUSIVIDADE: Hoje, temos formações online ocorrendo no Brasil inteiro, e formações presenciais apenas em 29 cidades. Três Marias é uma dessas 29, e participar do programa é uma oportunidade única de se conectar à maior e mais consolidada rede de jovens atuando em educação política no país;
  • QUALIDADE: Você terá acesso a um conhecimento de qualidade, gratuito e sem vinculações político-partidárias;
  • MÃO NA MASSA: Você será desafiado a colocar todos os conhecimentos na prática, compartilhando seus aprendizados com muitas pessoas;
  • AMIZADES: Há uma rede nacional de Embaixadores(as), cooperando em suas cidades, trocando informações e compartilhando experiências em um ambiente virtual preparado pelo Politize!. Você poderá fazer amigos incríveis em Três Marias e em todo o Brasil;
  • OPORTUNIDADES: Você poderá se destacar e alcançar novos papéis no Politize!, participando, por exemplo, de formações nacionais em São Paulo e tendo acesso a diversas oportunidades de capacitação e carreira ao longo do programa.

322

EMBAIXADORES(AS) FORMADOS

1097

ATIVIDADES REALIZADAS

138

CIDADES E 24 ESTADOS + DF

56165

PESSOAS IMPACTADAS

“O Politize! apareceu na minha vida em 2018 como um encontro de propósitos. Eu defino assim porque foi ele que me deu ferramentas e a credibilidade de uma organização que trabalha, e que tem respeito, no Brasil inteiro com educação política.”

Rochelle Gutierrez BazagaEmbaixadora de Uberaba - MG

“Sou do interior e o Politize! me trouxe esperança (…) através da nossa rede, tive acesso à oportunidades que alavancaram minha atuação. Para mim, educação política é o começo de tudo de bom que podemos fazer na sociedade.”

Luma Mattos de SouzaEmbaixadora de Alagoinhas - BA

“Eu sou de família muito humilde, sempre passei dificuldades e passo até hoje. Mas desde os 13 anos, além de trabalhar, luto para que outros jovens como eu tenham mais oportunidades. Nós, jovens, precisamos participar da política e lutar pela sua renovação. Dizem que nós jovens somos o futuro da nação, mas sem construir o presente, nosso futuro é incerto e perigoso: precisamos agir desde já!”

Isaac Santos dos SantosEmbaixador de Santos - SP

“Entrar para o Politize! foi um ato de coragem […] Eu quis mudar minha vida, e o Politize! fez parte dessa mudança.”

Bruna Batista LimaEmbaixadora de Manaus - AM

Para quem é destinado o programa?

O programa é para você, que sempre quis aprender mais sobre política – e acredita que mais pessoas tenham que compreender melhor o tema. Se você tem 16 anos ou mais, o programa irá lhe a ajudar a aprofundar sua compreensão sobre política e propor uma jornada de muito propósito, autoconhecimento e aprendizado.

Quais os pré-requisitos para participar do programa?

Estar cursando ou já ter cursado, pelo menos, o 9º ano do Ensino Fundamental.

Não há idade máxima para se inscrever, porém, a maioria dos participantes têm geralmente de 16 a 24 anos.

Quanto custa participar do programa?

Absolutamente nada 🙂

Se o programa é gratuito, como ele é financiado?

Em Três Marias, o programa é financiado pelo Instituto Votorantim, que elegeu o Politize! para implementar ações na cidade relacionadas ao projeto Lab Cidadania.

A nível nacional, o programa Embaixadores é financiado por meio de doações de cidadãos preocupados em contribuir para o fortalecimento da nossa democracia e o financiamento por parceiros que apoiam nossa causa. Se você também tem interesse em contribuir para essa causa, faça uma doação 🙂

O Politize! é ligado a algum partido ou corrente ideológica?

Não! Somos uma organização apartidária e plural. Nossa única bandeira é a defesa da democracia e acreditamos na educação política e na formação de lideranças públicas como o melhor caminho.

O programa Embaixadores Politize! é um movimento de renovação política?

Não. O objetivo do programa é oferecer formações, experiências e uma rede conectada, para que surjam cada vez mais jovens engajados em solucionar desafios nas diferentes esferas do campo público, e não só da política.

Quanto tempo eu terei que dedicar para participar do programa de Embaixadores?

Teremos 4 formações presenciais mensais que ocorrerão em finais de semana de abril até agosto de 2020. Assim, é necessário ter disponibilidade nos finais de semana de formação presencial, além de disponibilidade para realizar uma formação online de 3 horas.

Minha rotina é muito corrida, é possível conciliar com o programa de Embaixadores?

Com certeza! A formação online é formada por vídeos curtos e divertidos, e pode ser feita no horário do dia que encaixe melhor na sua rotina.
Quanto às atividades práticas, você será o responsável por realizá-las, então basta combinar um horário que fique bom para você e para quem irá recebê-las.
Já na formação presencial, serão apenas 4 encontros em finais de semana de abril a agosto, que acontecerão nos finais de semana. 

Quem serão os mentores?

Serão membros e embaixadores Politize!, ou seja, pessoas que já integram a nossa rede há mais tempo e possuem experiência na área.

Tenho dúvidas e quero entrar em contato. Como fazer?

Se você já leu o regulamento e ainda ficou com dúvidas sobre o programa e o processo, entre em contato conosco por e-mail: embaixadores@politize.com.br

Somos o Politize!, uma organização com a missão de formar jovens em educação política. Temos o maior portal online de educação política do Brasil e já atingimos mais de 30 milhões de pessoas por meio de nosso site, Youtube e Instagram. Além disso, formamos a maior rede de jovens em educação política do país, estando presente em mais de 16 estados e tendo alcançado mais de 60 mil pessoas.

A Nexa S.A. é uma das principais empresas de Três Marias, que além de trabalhar pelo desenvolvimento econômico na cidade, atua em diversos projetos de desenvolvimento social. O programa Embaixadores Três Marias é mais uma das iniciativas da Nexa para investir no futuro dos jovens na cidade.

O Instituto Votorantim atua em parceria com as empresas investidas, como a Nexa S.A. para promover o DNA Social e ampliar o legado da Votorantim na sociedade. Conta com projeto Lab Cidadania, uma iniciativa para fortalecer a participação cidadã e a cultura democrática nas cidades e que viabilizou a parceria entre Politize! e Nexa S.A.