Direitos das Mulheres

  • Os desafios de implementação dos direitos das mulheres

    Mesmo com a conquista dos direitos das mulheres e os grandes avanços legislativos e jurídicos para a sua proteção, a desigualdade de gênero e a discriminação contra as mulheres ainda é uma realidade. Isso significa que esses direitos hoje enfrentam obstáculos para serem cumpridos e efetivados. Dentre os desafios de implementação dos direitos das mulheres, temos a questão cultural, que influencia os comportamentos, costumes e hábitos dos indivíduos de uma sociedade. Mas você sabe por que a dificuldade de implementação dos direitos das mulheres é um problema de caráter cultural? É isso que iremos falar neste texto.

    Leia Mais
  • As mulheres e o mercado de trabalho brasileiro

    Durante muito tempo no Brasil muitas mulheres se viram presas dentro de casa, realizando apenas atividades domésticas e familiares e sendo excluídas de atividades econômicas e do mercado de trabalho. No século XX, houve a conquista dos direitos trabalhistas e as mulheres passaram a ter maior participação no processo econômico e produtivo do país. Entretanto, isso não foi o suficiente para eliminar a desigualdade de gênero e a discriminação contra as mulheres. Dessa forma, neste texto falaremos sobre as mulheres e o mercado de trabalho brasileiro, buscando compreender a situação das mulheres nas questões trabalhistas.

    Leia Mais
  • Os direitos das mulheres no Brasil

    Assim como no âmbito mundial, os direitos das mulheres passaram a ser reconhecidos no país apenas no período recente, após muitos anos de luta e submissão das mulheres à uma estrutura social de exclusão. Esses direitos passam a ser garantidos a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, em que a igualdade de gênero é estabelecida na legislação nacional. Mas você sabe quais são os direitos das mulheres no Brasil e qual a sua importância para a nossa sociedade? É sobre isso que iremos falar neste texto do projeto Equidade.

    Leia Mais
  • Violência contra as mulheres e a Lei Maria da Penha

    A violência e a discriminação contra as mulheres é um problema social presente historicamente em todo o mundo. No Brasil, o tema não possuía proteção jurídica e legislativa específica até o ano de 2006, quando a Lei Maria da Penha foi aprovada e promulgada no país, em consequência das graves agressões que Maria da Penha Fernandes sofreu pelas mãos do próprio marido. Por isso, neste texto iremos falar sobre a violência contra as mulheres e a Lei Maria da Penha. Quer saber mais sobre o assunto? Então segue com a gente.

    Leia Mais
  • O que são direitos sexuais e reprodutivos?

    Uma das grandes conquistas dos direitos das mulheres após a urgência sobre as necessidades específicas das mulheres foram os direitos sexuais e reprodutivos. Atualmente, eles são Direitos Humanos reconhecidos internacionalmente, dizendo respeito à integridade física e à liberdade individual de decisão sobre questões sexuais e reprodutivas das mulheres. Mas você realmente sabe o que são direitos sexuais e reprodutivos? É sobre isso que iremos tratar neste texto.

    Leia Mais
  • O que são os direitos das mulheres?

    Após grandes esforços de movimentos sociais, surgiu a necessidade de olhar para as mulheres como um grupo social historicamente oprimido que possui as suas características próprias. Assim, com a fundação da Organização das Nações Unidas, em 1945, surge no contexto internacional documentos e convenções que passaram a abranger os direitos das mulheres, tratando sobre as urgências no combate à desigualdade, discriminação e violência contra a mulher. Nesse texto, iremos falar sobre o que são os direitos das mulheres e entender os seus fundamentos e importância.

    Leia Mais
  • As questões de gênero e o Sistema ONU

    Com a fundação da Organização das Nações Unidas (ONU), os direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais no mundo foram incentivados, gerando debates sobre os direitos fundamentais de toda pessoa. Com isso, as questões de gênero e os direitos das mulheres começam a ser evidenciados e exigidos mundialmente. Como consequência, instrumentos e mecanismos de proteção internacional dos direitos das mulheres, como tratados e convenções, começam a ser elaborados pela ONU.

    Leia Mais
  • A história dos direitos das mulheres

    As mulheres viveram durante muitos séculos sendo marginalizadas e excluídas do processo econômico, social e político da humanidade, se reservando a um papel doméstico de pouco destaque nos espaços públicos de poder. Por meio de muitas lutas e conquistas, no século XX as mulheres possuem os seus direitos reconhecidos de maneira global, com a publicação da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher.

    Leia Mais
  • Equidade de gênero: o que isso quer dizer?

    A discriminação e a subordinação histórica causada contra as mulheres culminaram em um ambiente de desigualdade entre os homens e mulheres nos âmbitos sociais, econômicos e políticos. Dessa forma, na busca pela igualdade de condições e oportunidades, é preciso que ações que promovam a equidade de gênero sejam implementadas. Mas você sabe o que equidade de gênero significa? É exatamente sobre isso que iremos falar neste texto.

    Leia Mais

NOVOS PODCASTS
TODA SEMANA!

Pocast