Direitos das Mulheres

  • As questões de gênero e o Sistema ONU

    Com a fundação da Organização das Nações Unidas (ONU), os direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais no mundo foram incentivados, gerando debates sobre os direitos fundamentais de toda pessoa. Com isso, as questões de gênero e os direitos das mulheres começam a ser evidenciados e exigidos mundialmente. Como consequência, instrumentos e mecanismos de proteção internacional dos direitos das mulheres, como tratados e convenções, começam a ser elaborados pela ONU.

    Leia Mais
  • A história dos direitos das mulheres

    As mulheres viveram durante muitos séculos sendo marginalizadas e excluídas do processo econômico, social e político da humanidade, se reservando a um papel doméstico de pouco destaque nos espaços públicos de poder. Por meio de muitas lutas e conquistas, no século XX as mulheres possuem os seus direitos reconhecidos de maneira global, com a publicação da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher.

    Leia Mais
  • Equidade de gênero: o que isso quer dizer?

    A discriminação e a subordinação histórica causada contra as mulheres culminaram em um ambiente de desigualdade entre os homens e mulheres nos âmbitos sociais, econômicos e políticos. Dessa forma, na busca pela igualdade de condições e oportunidades, é preciso que ações que promovam a equidade de gênero sejam implementadas. Mas você sabe o que equidade de gênero significa? É exatamente sobre isso que iremos falar neste texto.

    Leia Mais

NOVOS PODCASTS
TODA SEMANA!

Pocast