Trabalhamos junto às escolas para garantir o direito constitucional dos(as) estudantes brasileiros de serem educados para o exercício da cidadania. Formamos professores(as) e estudantes, apoiamos as Secretarias de Educação na implementação do Novo Ensino Médio e na construção de currículos, materiais pedagógicos e formações relacionadas à educação para a cidadania ativa.
Na proposta do Novo Ensino Médio, foi definido que os
Itinerários Formativos, que compõem a parte diversificada do
aprendizado, podem ser construídos pelas Secretarias de
Educação, Escolas ou outras instituições. A Politize! decidiu atuar
para levar experiências de aprendizado sobre cidadania e
democracia para o Ensino Médio público de todo o Brasil.
O Programa Escola da Cidadania Ativa! é uma iniciativa do
Politize! que busca formar uma geração de cidadãos(ãs)
conscientes e comprometidos com a democracia por meio do
desenvolvimento de currículo, material pedagógico e formações
para professores(as) e estudantes do Ensino Médio. O objetivo
do programa é potencializar a educação cidadã democrática e a
liderança ativa nas escolas de todo o Brasil.
Na proposta do Novo Ensino Médio, foi definido que os Itinerários Formativos, que compõem a parte diversificada do aprendizado, podem ser construídos pelas Secretarias de Educação, Escolas ou outras instituições. A Politize! decidiu atuar para levar experiências de aprendizado sobre cidadania e democracia para o Ensino Médio público de todo o Brasil.
O Programa Escola da Cidadania Ativa é uma iniciativa do Politize! que busca formar uma geração de cidadãos(ãs) conscientes e comprometidos com a democracia por meio do desenvolvimento de currículo, material pedagógico e formações para professores(as) e estudantes do Ensino Médio. O objetivo do programa é potencializar a educação cidadã democrática e a liderança ativa nas escolas de todo o Brasil.
Os Itinerários de Aprofundamentos são um conjunto de componentes curriculares que buscam diversificar e aprofundar os saberes de uma área.
Para atender aos desejos dos(as) jovens estudantes em aprender mais sobre cidadania, estimular o diálogo e a participação política. O Itinerário de Aprofundamento “Liderança e Cidadania” contempla uma jornada em conhecimentos essenciais sobre liderança consciente e exercício da cidadania ativa.
Por meio de um currículo de referência organizado em 6 temáticas (veja abaixo) e 30 componentes curriculares que podem ser ajustados à realidade de cada estado.
Nesta Unidade Curricular o estudante terá a oportunidade de refletir sobre o processo de formação e participação cidadã, assim como investigará práticas democráticas baseadas no seu cotidiano. O objetivo é compreender a formação do indivíduo e as relações sociais, explorando diversas formas de pensar e agir enquanto cidadão em um mundo local e global cada vez mais conectado.
Nesta Unidade Curricular o estudante compreenderá a temática da comunicação, o campo jornalístico-midiático e das tecnologias da informação. A finalidade é desenvolver a compreensão crítica das mídias, a cultura de respeito aos direitos fundamentais e às responsabilidades cidadãs, sustentando a confiança e a cultura democrática.
Nesta Unidade Curricular o estudante compreenderá o papel e a importância de ações conjuntas, identificando os espaços de participação política e as organizações mediadoras. O intuito é incentivar a ampliação de práticas referentes à atuação cidadã, fortalecendo a participação social.
Nesta Unidade Curricular o estudante fortalecerá a sua compreensão sobre a relação entre o Direito e a Justiça, analisando como desenvolveu o processo histórico-cultural pela conquista dos direitos. O propósito é refletir sobre os critérios morais e éticos do Direito, permitindo potencializar ações que visem à construção de uma sociedade democrática, justa e inclusiva.
Nesta Unidade Curricular o estudante compreenderá o desenvolvimento das políticas públicas no Brasil. O objetivo é destacar como os serviços públicos são oferecidos e como você pode fazer parte da construção de práticas que assegurem os seus direitos de cidadania e de outros grupos da sociedade.
Nesta Unidade Curricular o estudante irá refletir sobre as diversas questões referente à inovação e as transformações tecnológicas na era digital. A intenção é analisar os processos inovadores que produziram impactos significativos e transformaram a vida em sociedade.
Nesta Unidade Curricular o estudante terá a oportunidade de refletir sobre o processo de formação e participação cidadã, assim como investigará práticas democráticas baseadas no seu cotidiano. O objetivo é compreender a formação do indivíduo e as relações sociais, explorando diversas formas de pensar e agir enquanto cidadão em um mundo local e global cada vez mais conectado.
Nesta Unidade Curricular o estudante compreenderá a temática da comunicação, o campo jornalístico-midiático e das tecnologias da informação. A finalidade é desenvolver a compreensão crítica das mídias, a cultura de respeito aos direitos fundamentais e às responsabilidades cidadãs, sustentando a confiança e a cultura democrática.
Nesta Unidade Curricular o estudante compreenderá o papel e a importância de ações conjuntas, identificando os espaços de participação política e as organizações mediadoras. O intuito é incentivar a ampliação de práticas referentes à atuação cidadã, fortalecendo a participação social.
Nesta Unidade Curricular o estudante compreenderá o papel e a importância de ações conjuntas, identificando os espaços de participação política e as organizações mediadoras. O intuito é incentivar a ampliação de práticas referentes à atuação cidadã, fortalecendo a participação social.
Nesta Unidade Curricular o estudante compreenderá o desenvolvimento das políticas públicas no Brasil. O objetivo é destacar como os serviços públicos são oferecidos e como você pode fazer parte da construção de práticas que assegurem os seus direitos de cidadania e de outros grupos da sociedade.
Nesta Unidade Curricular o estudante irá refletir sobre as diversas questões referente à inovação e as transformações tecnológicas na era digital. A intenção é analisar os processos inovadores que produziram impactos significativos e transformaram a vida em sociedade.
A Formação para Educadores em Liderança e Cidadania é um curso para os professores aprofundarem nas temáticas de forma prática por meio de vídeos, infográficos, textos, podcasts, fóruns de discussão e atividades de compromissos.
Para atender aos desejos dos(as) jovens estudantes em aprender mais sobre cidadania, estimular o diálogo e a participação política, a formação existe para oferecer aos(às) profissionais da educação uma compreensão sobre o Novo Ensino Médio, sobre o Aprofundamento “Liderança e Cidadania” e sobre a Educação Política em sala de aula.”
A formação é oferecida pela plataforma EaD Politize!, com encontros síncronos em momentos pontuais. A carga horária total é de 40 horas, sendo oferecido certificado de conclusão, quando concluída todas as atividades.
As Eletivas são unidades curriculares de livre escolha dos estudantes, com duração de um semestre cada, que lhes possibilitam experimentar diferentes temas, vivências e aprendizagens, de maneira a diversificar e enriquecer o seu Itinerário Formativo.
O estudante pode cursar Eletivas associadas à mesma Área do Conhecimento ou optar por diversificar a sua formação. Recomenda-se que sejam construídas pelos professores(as), a partir de sugestões dos próprios jovens.
Por meio de 6 eletivas a serem aplicadas nas escolas, que articulam com as Áreas do Conhecimento, os eixos estruturantes e as Competências e Habilidades Gerais da BNCC.
Uma formação para líderes ou representantes de classe com o objetivo de desenvolver as habilidades para uma liderança democrática, adquirir maior conhecimento sobre cidadania ativa.
A Formação “Liderança Ativa” tem por finalidade desenvolver habilidades de liderança em estudantes, para compreenderem tanto aspectos relativos ao processo de escolha de representantes, quanto a função de líderes estudantis, para que possam atuar de forma democrática e com excelência, propondo uma intervenção positiva na escola.
A formação está estruturada em eixos com uma carga horária total de 40 horas e é ofertada pela plataforma da Politize. Os estudantes têm acesso às aulas e as atividades que devem concluir até o final do curso, para assim, obter o certificado de conclusão.
Uma formação para estudantes do Ensino Médio que busca estimular o protagonismo jovem e a cidadania ativa, proporcionando a compreensão do funcionamento da política institucional, reconhecimento dos alcances das políticas públicas e identificação de meios para planejar intervenções em sua realidade.
Considerando a possibilidade de uma carga horária EaD para os(as) estudantes na implementação do Novo Ensino Médio e o desejo dos(as) jovens em intervir em sua realidade, oferecemos uma formação para ampliar o campo de ação cidadã dos(as) jovens em suas comunidades, no qual o(a) estudante planeja efetivamente uma iniciativa social.
A formação está estruturada em 6 bmódulos com uma carga horária total de 40h na plataforma EAD do Politize!, que pode ser implementada enquanto um componente curricular eletivo nas escolas. Durante a trajetória, os(as) estudantes passam por temas como: Introdução à Política; Regras do Jogo da Política Institucional Brasileira; Políticas Públicas para a Juventude; Setores da sociedade (Estado, do Setor Privado e do Terceiro Setor); Planejamento de iniciativas sociais.
Os Itinerários de Aprofundamentos são um conjunto de componentes curriculares que buscam diversificar e aprofundar os saberes de uma área.
Para atender aos desejos dos(as) jovens estudantes em aprender mais sobre cidadania, estimular o diálogo e a participação política. O Itinerário de Aprofundamento “Liderança e Cidadania” contempla uma jornada em conhecimentos essenciais sobre liderança consciente e exercício da cidadania ativa.
Por meio de um currículo de referência organizado em 6 temáticas (veja abaixo) e 30 componentes curriculares que podem ser ajustados à realidade de cada estado.
Nesta Unidade Curricular o estudante terá a oportunidade de refletir sobre o processo de formação e participação cidadã, assim como investigará práticas democráticas baseadas no seu cotidiano. O objetivo é compreender a formação do indivíduo e as relações sociais, explorando diversas formas de pensar e agir enquanto cidadão em um mundo local e global cada vez mais conectado.
Nesta Unidade Curricular o estudante compreenderá a temática da comunicação, o campo jornalístico-midiático e das tecnologias da informação. A finalidade é desenvolver a compreensão crítica das mídias, a cultura de respeito aos direitos fundamentais e às responsabilidades cidadãs, sustentando a confiança e a cultura democrática.
Nesta Unidade Curricular o estudante compreenderá o papel e a importância de ações conjuntas, identificando os espaços de participação política e as organizações mediadoras. O intuito é incentivar a ampliação de práticas referentes à atuação cidadã, fortalecendo a participação social.
Nesta Unidade Curricular o estudante fortalecerá a sua compreensão sobre a relação entre o Direito e a Justiça, analisando como desenvolveu o processo histórico-cultural pela conquista dos direitos. O propósito é refletir sobre os critérios morais e éticos do Direito, permitindo potencializar ações que visem à construção de uma sociedade democrática, justa e inclusiva.
Nesta Unidade Curricular o estudante compreenderá o desenvolvimento das políticas públicas no Brasil. O objetivo é destacar como os serviços públicos são oferecidos e como você pode fazer parte da construção de práticas que assegurem os seus direitos de cidadania e de outros grupos da sociedade.
Nesta Unidade Curricular o estudante irá refletir sobre as diversas questões referente à inovação e as transformações tecnológicas na era digital. A intenção é analisar os processos inovadores que produziram impactos significativos e transformaram a vida em sociedade.
Nesta Unidade Curricular o estudante terá a oportunidade de refletir sobre o processo de formação e participação cidadã, assim como investigará práticas democráticas baseadas no seu cotidiano. O objetivo é compreender a formação do indivíduo e as relações sociais, explorando diversas formas de pensar e agir enquanto cidadão em um mundo local e global cada vez mais conectado.
Nesta Unidade Curricular o estudante compreenderá a temática da comunicação, o campo jornalístico-midiático e das tecnologias da informação. A finalidade é desenvolver a compreensão crítica das mídias, a cultura de respeito aos direitos fundamentais e às responsabilidades cidadãs, sustentando a confiança e a cultura democrática.
Nesta Unidade Curricular o estudante compreenderá o papel e a importância de ações conjuntas, identificando os espaços de participação política e as organizações mediadoras. O intuito é incentivar a ampliação de práticas referentes à atuação cidadã, fortalecendo a participação social.
Nesta Unidade Curricular o estudante compreenderá o papel e a importância de ações conjuntas, identificando os espaços de participação política e as organizações mediadoras. O intuito é incentivar a ampliação de práticas referentes à atuação cidadã, fortalecendo a participação social.
Nesta Unidade Curricular o estudante compreenderá o desenvolvimento das políticas públicas no Brasil. O objetivo é destacar como os serviços públicos são oferecidos e como você pode fazer parte da construção de práticas que assegurem os seus direitos de cidadania e de outros grupos da sociedade.
Nesta Unidade Curricular o estudante irá refletir sobre as diversas questões referente à inovação e as transformações tecnológicas na era digital. A intenção é analisar os processos inovadores que produziram impactos significativos e transformaram a vida em sociedade.
A Formação para Educadores em Liderança e Cidadania é um curso para os professores aprofundarem nas temáticas de forma prática por meio de vídeos, infográficos, textos, podcasts, fóruns de discussão e atividades de compromissos.
Para atender aos desejos dos(as) jovens estudantes em aprender mais sobre cidadania, estimular o diálogo e a participação política, a formação existe para oferecer aos(às) profissionais da educação uma compreensão sobre o Novo Ensino Médio, sobre o Aprofundamento “Liderança e Cidadania” e sobre a Educação Política em sala de aula.”
A formação é oferecida pela plataforma EaD Politize!, com encontros síncronos em momentos pontuais. A carga horária total é de 40 horas, sendo oferecido certificado de conclusão, quando concluída todas as atividades.
As Eletivas são unidades curriculares de livre escolha dos estudantes, com duração de um semestre cada, que lhes possibilitam experimentar diferentes temas, vivências e aprendizagens, de maneira a diversificar e enriquecer o seu Itinerário Formativo.
O estudante pode cursar Eletivas associadas à mesma Área do Conhecimento ou optar por diversificar a sua formação. Recomenda-se que sejam construídas pelos professores(as), a partir de sugestões dos próprios jovens.
Por meio de 6 eletivas a serem aplicadas nas escolas, que articulam com as Áreas do Conhecimento, os eixos estruturantes e as Competências e Habilidades Gerais da BNCC.
Uma formação para líderes ou representantes de classe com o objetivo de desenvolver as habilidades para uma liderança democrática, adquirir maior conhecimento sobre cidadania ativa.
A Formação “Liderança Ativa” tem por finalidade desenvolver habilidades de liderança em estudantes, para compreenderem tanto aspectos relativos ao processo de escolha de representantes, quanto a função de líderes estudantis, para que possam atuar de forma democrática e com excelência, propondo uma intervenção positiva na escola.
A formação está estruturada em eixos com uma carga horária total de 40 horas e é ofertada pela plataforma da Politize. Os estudantes têm acesso às aulas e as atividades que devem concluir até o final do curso, para assim, obter o certificado de conclusão.
Uma formação para estudantes do Ensino Médio que busca estimular o protagonismo jovem e a cidadania ativa, proporcionando a compreensão do funcionamento da política institucional, reconhecimento dos alcances das políticas públicas e identificação de meios para planejar intervenções em sua realidade.
Considerando a possibilidade de uma carga horária EaD para os(as) estudantes na implementação do Novo Ensino Médio e o desejo dos(as) jovens em intervir em sua realidade, oferecemos uma formação para ampliar o campo de ação cidadã dos(as) jovens em suas comunidades, no qual o(a) estudante planeja efetivamente uma iniciativa social.
A formação está estruturada em 6 bmódulos com uma carga horária total de 40h na plataforma EAD do Politize!, que pode ser implementada enquanto um componente curricular eletivo nas escolas. Durante a trajetória, os(as) estudantes passam por temas como: Introdução à Política; Regras do Jogo da Política Institucional Brasileira; Políticas Públicas para a Juventude; Setores da sociedade (Estado, do Setor Privado e do Terceiro Setor); Planejamento de iniciativas sociais.
A política faz parte da vida das pessoas e a escola, por sua vez, não pode ficar alheia às mudanças e transformações que vêm ocorrendo. Torna-se fundamental educar para a cidadania, estimulando sujeitos mais participativos e críticos. É muito importante que os(as) estudantes aprendam desde cedo a fazer escolhas conscientes na hora de eleger nossos representantes e a participar do processo democrático para além do voto. Esse cenário justifica a necessidade de dialogar sobre os processos das eleições, pois isto faz parte da formação cidadã e estimula a consciência e apropriação dos direitos e deveres com espírito crítico e autônomo.
Nesta perspectiva, este Ebook busca auxiliar você, professor(a), com uma sequência de planos de aula para o trabalho com a temática eleições e participação cidadã, contendo aulas que trazem metodologias e conteúdos preparados para gerar reflexão sobre a importância do voto e para escolha dos representantes da sociedade. Buscamos ampliar o acesso às informações para os estudantes a acerca do processo eleitoral gerando oportunidades de colocar em prática direitos à cidadania e liberdade democrática.
Faça a sua pesquisa filtrando o que deseja de acordo com o tema:
Turmas
alcançadas
Professores(as)
formados(as)
Secretarias Estaduais
de Educação
Lideranças de
classe formadas
Estudantes
formados
Professores(as)
aplicando eletivas
Confira as escolas em que nossos materiais estão sendo aplicados:
As cooperações entre a Politize! e as Secretarias estaduais de Educação não envolvem transferências de recursos entre os partícipes. Por meio dos Acordos de Cooperação e Planos de Trabalho, estabelecemos a execução do programa, conforme as necessidades e singularidades de cada estado. Atualmente, temos acordos de cooperação com sete estados brasileiros: Acre, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso, Roraima, São Paulo e Sergipe.
O que você achou do programa
Escola da Cidadania Ativa!?
Tudo que a Politize! faz é gratuito para as redes públicas de ensino. Se você faz parte da rede privada, envie uma mensagem para gabriel@politize.com.br caso tenha interesse em adquirir nossos produtos e serviços. Assim, você inova em sua instituição e segue apoiando o financiamento para a rede pública.
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