A palavra “anarquismo” tem origem na palavra grega anarkhia, que significa “ausência de governo”. O anarquismo é uma corrente de pensamento, uma teoria e ideologia política que não acredita em nenhuma forma de dominação – inclusive a do Estado sobre a população – ou de hierarquia e prega a cultura da autogestão e da coletividade. Sua ideia principal é a horizontalidade: um território em que não exista Estado, nem hierarquia e em que a população faça a autogestão da vida coletiva. O anarquismo critica, principalmente, a exploração econômica do sistema capitalista e o que chama de dominação político-burocrática e da coação física do Estado.
Saiba tudo sobre anarquismo com nosso texto: Anarquismo: você conhece essa ideologia?
Essa ideologia de autogestão, jamais seria relevante ao Brasil!
Texto ótimo, existem sociedades anarquistas entre tribos do amazonas. Na verdade apenas sei de uma. Acredito no anarquismo como um ideal a se ter como guia. Não acredito na possibilidade de se implantar numa sociedade composta de muitos pessoas
ANARQUICAMENTE FALANDO, SE EXISTIR UM LUGAR NO MUNDO USANDO ESSE CONCEITO ME APRESENTE. O PAIS HISTORIACAMENTE COMUNISTA (CHINA) É REVESTIDO DE UM CAPITALISMO FERVOROSO. NESTE TEXTO LI QUE ” uma infinita variedade de grupos e federações de todos os tamanhos e graus, locais, regionais, nacionais e internacionais, temporárias, mais ou menos permanentes, para todos os objetivos possíveis” , COMO SERIA POSSIVEL CHEGAR A UM DENOMIDADOR COMUM E CENTRALIZAR UM UNICO CONCEITO PARA QUE ESSES MUITOS GRUPOS CONCORDASSEM? SERIA POR MAIORIA? O Q DEMOCRATICAMENTE FALANDO INCITARIA EM RACHAS INTERNOS PORQUE SEMPRE A MINORIA IRIA SE SENTIR VILIPENDIADA. COMO SERIA? ANARQUIA É UM CONCEITO CONFUSO DE SE POR EM PRATICA, POR ISSO NUNCA FOI LEVADO A SÉRIO, NEM OS COMUNISTAS E SOCIALISTAS QUE ESTÃO NO “PODER” EXPERIMENTARAM VIVER ISSO. PARA QUE TODOS CONCORDEM COM UMA IDÉIA SEMPRE TERÁ QUE ESTAR CONCENTRADO NA MAIORIA OU QUE ESTEJA CENTRALIZADO NUM UNICO PROSPECTO DE PENSAMENTO. ISTO É, HAVERIA SEMPRE OS DESCONTENTES, NÃO IMPORTA A IDEOLOGIA QUE SIGAM.