O colorismo consiste em uma teoria que diz que a discriminação ocorrerá de forma diferente a depender da tonalidade de cor da pele. Nesse sentido, diz que o preconceito que ocorre com pessoas da mesma raça, se dará no tratamento diferenciado tendo como base a tonalidade de sua pele.
Trata-se de um fenômeno social comum em países que passaram por colonização europeia, nos quais há o entendimento de que quanto mais clara for a pele da pessoa negra, por exemplo, menos preconceito ela sofrerá, pois entende-se que está mais próxima da etnia branca.
Para saber mais, confira o que é colorismo neste conteúdo da Politize!.
Prezada Laís,
Não entendi esse último parágrafo:
“No campo afetivo, como o ideal dentro dessa hierarquia de cores e tons é atingir a branquitude e eliminar a negritude, as mulheres negras estão ambas, tanto as de pele clara, quanto as de pele escura, constantemente expostas à rejeição.”
Que rejeição? Da parte de quem?
Desde já agradeço a atenção.
Entendo, partindo de comentarios em familia, que as “quotas” e protecionismo exagerado nao contribuírem para erradicar o preconceito racial, pelo contrario, fomenta a violência por causa da concorrência desnivelada. Somente a educacao de qualidade fara entender que cientificamente e comprovadamente a pigmentacao da pele é mutavel e originario da evolucao da natureza.