Iluminismo

Iluminismo foi o movimento intelectual e político do século XVIII que defendia que o progresso deveria ser fundamentado, sobretudo, pela razão humana, não pela fé religiosa. Naquela época, a doutrina cristã ainda era hegemônica na Europa e em todo o ocidente. Por isso, as ideias iluministas significaram uma revolução filosófica, cujos efeitos são sentidos até hoje. Ainda no século XVIII e ao longo dos séculos seguintes, ocorreram mudanças estruturais profundas baseadas no pensamento iluminista, como: o fim dos regimes absolutistas e o surgimento das democracias modernas; liberalização dos mercados e fim do mercantilismo; centralidade da razão e da ciência, em detrimento do pensamento religioso, e a laicidade do Estado.

14 comentários em “Iluminismo”

  1. JOAO AUGUSTO BARBOSA

    Olá. Como é importante o conhecimento na vida de uma pessoa. Sem educação não há liberdade, sem liberdade não há felicidade.

  2. José Ricardo Corrêa da Silva

    Sou mestrando ambiental, se precisar de alguma colaboração dentro do que possa ajudar nos meus artigos, ou estudos, me coloco a disposição, como também na ajuda de projetos com viabilidade de emendas , se vcs forem uma fundação ou instituição regularizada

  3. Cesar Lima de Paula

    Ptolomeu, Copérnico e depois com melhores instrumentos, Galileu, no heliocentrismo.
    No iluminismo a fé recebe a pá de cal e a razão floresce.
    Junto ao citado no texto, convém lembrar o ano de 1859, com a publicações de Darwin sobre a evolução.
    O lema do pensamento econômico é o homem/razão ser proprietário da natureza, fazendo dela insumo, para gerar valor e alguma riqueza. O sucesso dessa condição está tamanho, que o limite de resiliência do planeta está à beira de impedir homeostase, haja vista os conceitos de Gaia/terra viva, simpoiética.Thanatos deve matar a idade da razão e o novo Eros ser com fundamentos de outridade ( onde tudo na natureza tem a mesma importância).
    “Deveríamos ser no máximo 1 bilhão de pessoas e não 8 bilhões de consumidores” assim melhora as chances de não provocarmos a sexta extinção em massa da espécie dominante, nós. O $ não pode ser a única ousia. Abraços

  4. Saudações! Adoro os artigos da página. Gostaria de fazer uma sugestão de correção para a palanha “intervia” o correto seria “intervinha”. No mais, parabéns pelo trabalho de conscientização. Sucesso!

  5. Sebastião da SS. Filho.

    Muito bom se pudéssemos imaginar o que viria hoje no Brasil que a Constituição de 1988 foi na verdade uma maldição, visto que a prova material foi quem promulgou, sintetizou, presidiu. morreu desaparecendo que não teve nem sequer a dignidade de ter um enterro digno, Sr. Constituinte Dep. Ulisses Guimarães, O ilu7minismo trouxe também inercia da Religião que não religa em comparação a Religião que Religa, e passamos a desprezar essa glória do criador em que surge com isso até o terceiro sexo não lembrando que também au8mentaram-se os números de mortes prematuras por causa do pecado e violência como se afirma: O salario do pecado é a morte e em breve 33% dos habitantes da terra vão morrer e o restante um pouco mais pra frente, quase todos, por não saberem que O pragmatismo, Iluminismo e ideal também deveriam trazerem uma independência de idealismo e descobrir que somos dividido antropologicamente em: Corpo, Alma e Espirito e que cada um precisa de seu próprio alimento. O corpo, arroz, feijão, carne leite etc. a alma, educação ética, moral e religião que religa e o espirito, adoração, meditação e louvores, quando não estamos alimentados em todas as subdivisões, poderemos apresentar desvios de conduta que nos levam ao pecado e crimes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Politize! precisa de você. Sua doação será convertida em ações de impacto social positivo para fortalecer a nossa democracia. Seja parte da solução!

Pular para o conteúdo