Você conhece o Embaixadores Politize!? O programa formou mais de 300 voluntários(as) comprometidos(as) com a democracia no Brasil em 2 anos de atuação. Confira um pouquinho dessa história.

Em 2020, optamos por inovar em nossa formação, criando uma jornada de conhecimento online baseada no Modelo de Liderança do Politize!, que visa formar uma nova geração de lideranças públicas no país.

Os(as) selecionados(as) para essa jornada terão acesso a diversos conhecimentos teóricos e práticos sobre política, democracia e cidadania. Durante a jornada, terão a missão de multiplicar muitas atividades, se desenvolvendo enquanto liderança pública e democratizando o acesso ao conhecimento político.

Atenção: para garantir a melhor experiência de navegação e inscrição, favor consultar esta página no computador.

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE E DEIXE SUA MARCA NO PAÍS!

Somos uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos (OSC) com a missão de formar uma nova geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia. Atuamos por meio da educação política para qualquer pessoa, dentro e fora da internet, sempre com muito respeito pela pluralidade de ideias, crenças e posições. Em nossa Teoria de Mudança, definimos três eixos de ação:

  • O eixo de cidadãos representa nossos esforços em produzir e difundir conteúdo interessante, plural e de fácil entendimento para alcançar a população em larga escala;
  • O eixo de escolas representa nossos esforços em levar educação política a instituições de ensino de todo o Brasil, por meio da nossa rede de Embaixadores e pela inserção de educação cidadã nos currículos, materiais e métodos pedagógicos;
  • O eixo de líderes é responsável pela formação de lideranças públicas, pessoas com vocação pública e que querem exercer a cidadania de forma mais ativa em sua comunidade.

O programa Embaixadores Politize! se conecta diretamente ao terceiro eixo de atuação, sendo compostos por três camadas: i) Embaixadores Politize!; ii) Embaixadas Politize!; iii) Rede de Líderes Politize!. Nesse momento, as inscrições abertas são para a primeira camada do programa e vamos explicar tudo para você nas próximas seções 🙂

Os(as) selecionados(as) para o programa serão denominados(as) Multiplicadores e terão acesso a uma completa capacitação online para conhecer, compartilhar e construir. A jornada seguirá o Modelo de Liderança do Politize!, o qual é composto por 4 módulos, que são apresentados mais abaixo. A formação será ofertada na plataforma de cursos do Politize! e todos os selecionados receberão um login e senha para acessar. Além disso, teremos videoconferências no decorrer do processo, conectando Multiplicadores(as) de todo o Brasil e a equipe Politize!. Por fim, os(as) Multiplicadores(as) terão acompanhamento de um(a) mentor(a), o qual já passou pela experiência e pode ajudar a destravar obstáculos e compartilhar ideias. 

  • Conhecimento Político

     

    Nesse módulo você vai aprender o essencial para poder entender a política de forma simples e direta, com conteúdos sobre democracia, correntes de pensamento político, três poderes, entre outros!

  • Diálogo Plural

     

    Aqui você desenvolverá uma habilidade fundamental: saber dialogar com qualquer pessoa, independente do seu viés político, cultura e forma de pensar. Além disso, você vai aplicar sessões de diálogo do projeto Despolarize.

  • Empatia Cidadã

     

    Você será introduzido às ferramentas e experiências que precisa para identificar as demandas da sociedade e criar ações efetivas para resolvê-las.

  • Protagonismo Comunitário

     

    Por fim, você realizará muitas atividades e ações, transformando os conhecimentos que obteve em impacto positivo para a sua comunidade.

Os(as) Multiplicadores(as) terão a missão de compartilhar com muitas pessoas os conhecimentos que terão acesso em sua formação. As atividades propostas serão as mais diversas, equilibrando o trabalho individual e em equipe, seguindo o modelo de gamificação do Politize!. Além de compartilhar, os(as) Multiplicadores(as) também terão o objetivo de criar, aplicando de forma profunda as experiências adquiridas, ao conhecer e compartilhar, para criar iniciativas de impacto. Com o intuito de avaliar a performance dos(as) Multiplicadores(as), os seguintes tópicos serão observados:

O programa Embaixadores Politize! visa formar uma nova geração de lideranças públicas. Sendo composto por três camadas, saiba que ao se inscrever para a formação online e atuar como Multiplicador(a) você dará o primeiro passo em uma rede com diversas possibilidades de crescimento para o futuro.

Os(as) Embaixadores(as) Politize! são as pessoas que optaram por participar de uma formação online (Multiplicadores(as)) ou presencial (Talentos) e obtiveram boa performance em sua jornada, sendo convidados para permanecer ativos na rede, assumindo outros papéis.

Uma Embaixada é uma organização formada por Embaixadores(as) Politize!, que tem por objetivo inspirar, formar e mobilizar cidadãos para que se tornem líderes públicos em sua comunidade. Atualmente, 28 Embaixadas estão ativas e a nossa meta é iniciar 2021 com pelo menos 50 Embaixadas em operação. Clique aqui para verificar o mapa das Embaixadas.

A Rede de Líderes do Politize! é formada por pessoas que já passaram pelas duas camadas anteriores e desejam continuar conectados com a rede. Essa camada do programa está em construção e a ideia é proporcionar para os Líderes uma série de benefícios com parceiros e conteúdos exclusivos que sirvam de apoio para acelerar suas carreiras públicas.

Agora que você já compreendeu o funil do programa Embaixadores Politize!, vamos detalhar os diferentes papéis que as pessoas podem assumir em sua jornada na rede:

Ser um Multiplicador é o primeiro passo em sua jornada para ingressar em nossa rede. Os Multiplicadores passam por uma formação online, aplicam seus conhecimentos na prática e democratizam o acesso ao conhecimento político. Os Multiplicadores que alcançarem a meta mínima definida pelo Politize! para o ano, receberão um certificado de impacto ao final da experiência, conferindo o selo de Educador Politize!. A meta será informada aos Multiplicadores selecionados.

Importante: se em sua cidade houver uma Embaixada Politize!, procure-a para se tornar um Talento, ao invés de um Multiplicador. Mais informações na próxima aba!

Os Talentos são cidadãos diversos que querem trabalhar em prol do fortalecimento da democracia de suas cidades, assim como os Multiplicadores. A grande diferença reside no fato de que os Talentos participarão de uma formação presencial, conduzida pela Embaixada Politize! de sua cidade. A formação é baseada na mesma metodologia e fundamentos que a formação online ofertada aos Multiplicadores. No entanto, é mais longa e profunda.

Importante: em cidades onde houver uma Embaixada Politize! fundada, não haverá abertura de inscrições para Multiplicadores. Verifique aqui se há uma Embaixada Politize! em sua cidade e, caso positivo, entre em contato diretamente com ela.

Um Educador Politize! é o Multiplicador que concluiu a formação online e fez muitas atividades durante a sua jornada, impactando diretamente a vida de muitas pessoas e a si mesmo. Um Educador Politize! jamais será o mesmo, pois ao ter passado por tamanha experiência, sua mente, visão de mundo e conhecimentos terão se expandido de forma ímpar. O Educador Politize! receberá um certificado de impacto, provando seu comprometimento com a democracia brasileira no período em que foi Multiplicador.

Importante: os Educadores Politize! não continuam ativos na rede. Para permanecer ativo, o Educador Politize! precisa ter alcançado a meta extra do programa, a qual será informada para os Mobilizadores selecionados. O alcance da meta extra incorre em um convite para se tornar um Embaixador Politize!, permanecendo ativo na rede. A mesma lógica vale para os Talentos.

Os Multiplicadores e os Talentos que alcançarem a meta extra definida pelo Politize!, além de receberem um certificado de impacto como Educadores Politize!, serão convidados a permanecer na rede, se tornando, de fato, Embaixadores Politize!. Ser Embaixador é defender a democracia diariamente, compactuando dos valores organizacionais do Politize! a cada passo dado. Uma vez conquistado o título de Embaixador Politize!, a continuidade da jornada se dará na segunda camada do programa, as Embaixadas Politize!.

O papel de Mobilizador será exercido por Embaixadores Politize! que estejam dispostos a liderar o movimento de formação de novas lideranças e fortalecimento da democracia em seus municípios. O Mobilizador será o “linha de frente” da Embaixada, o principal responsável por articular parcerias estratégicas, conduzir a formação de Talentos e estar em contato contínuo com o Politize!.

Os Membros atuam em áreas específicas da Embaixada Politize!, como comunicação, captação de recursos e gestão interna. Os Membros dão suporte ao Mobilizador para que a missão da Embaixada seja alcançada e continuam a se desenvolver enquanto líderes públicos, visto que agora os desafios serão outros. Ao fim de sua jornada como Membro, é possível se candidatar para a vaga de Mobilizador ou permanecer como um Membro ativo. Além disso, o Membro que tiver boa performance na Embaixada terá vaga garantida na Rede de Líderes, a terceira camada do programa.

Depois de viver diversas experiências enriquecedoras, Mobilizadores(as) e Membros de Embaixadas serão convidados a integrar a Rede de Líderes do Politize!, muito conhecida em outras organizações como uma rede alumni. Faz parte da nossa missão formar uma nova geração de líderes públicos que promovam mudanças de impacto positivo e sistêmicas em nosso país. Sabemos que isso leva tempo e, por isso, continuaremos a apoiar as pessoas que queiram acelerar suas carreiras públicas. A Rede de Líderes está em período de desenvolvimento e tão logo tenhamos novidades, atualizaremos aqui 🙂

  • Você terá acesso a um conhecimento de qualidade, gratuito e sem vinculações político-partidárias;
  • Você será desafiado a colocar todos os conhecimentos na prática, compartilhando seus aprendizados com muitas pessoas;
  • Os(as) Multiplicadores(as) atuam em rede, cooperando em suas cidades, trocando informações e compartilhando experiências em um ambiente virtual preparado pelo Politize!. Você pode conhecer pessoas incríveis de todo o Brasil;
  • Ser Multiplicador(a) é o primeiro passo para se tornar um(a) Embaixador(a) Politize!, assumindo outros papéis na rede no futuro;
  • Você terá a oportunidade de contribuir para o fortalecimento de democracia do seu país…

…que aliás, tem apresentado desafios muito grandes, como mostram os dados:

Numa escala de 0 a 10, o Brasil tirou nota 5 em participação política (The Economist, 2019).25% dos brasileiros deixaram de acreditar que a democracia é o melhor sistema de governo em apenas 5 anos (Latinobarómetro, 2018).Menos da metade (46%) dos brasileiros confiam em ONGs (Latinobarómetro, 2018).
79% dos(as) eleitores(as) não lembram em quem votou para deputado federal nas eleições de 2014 (Ideia Big Data, 2018).9% dos brasileiros estão satisfeitos com a democracia (Latinobarómetro, 2018).Apenas 4% dos cidadãos consideram as pessoas confiáveis (Latinobarómetro, 2018).

Hoje o Brasil está em 52º entre as democracias do mundo, sendo considerado uma democracia falha (The Economist, 2019). Temos muito trabalho pela frente e você pode contribuir neste processo de fortalecimento da nossa democracia. Bora lá?

322

EMBAIXADORES FORMADOS

1097

ATIVIDADES REALIZADAS

138

CIDADES E 24 ESTADOS + DF

56165

PESSOAS IMPACTADAS

“O Politize! apareceu na minha vida em 2018, através de alguns amigos da RAPS, como um encontro de propósitos. Eu defino assim porque foi ele que me deu ferramentas e a credibilidade de uma organização que trabalha, e que tem respeito, no Brasil inteiro com educação política”

Rochelle Gutierrez BazagaEmbaixadora de Uberaba - MG

“O Politize! abriu portas para mim. Hoje eu faço parte do RenovaBR, sou aluna formada da turma de 2019. Eu tive a oportunidade de entrar no Vetor Brasil, atualmente sou trainee de gestão pública aqui na minha cidade, na secretaria de educação. E eu tenho certeza de que todas essas oportunidades que eu consegui, foram através do Politize!” 

Luma Mattos de SouzaEmbaixadora de Alagoinhas - BA

“A educação constrói, te insere na sociedade, e quando você fica sem educação, você está à margem da sociedade. Em minha trajetória como Embaixador chegar até essas pessoas que estão na margem foi o que mais me marcou”

Isaac Santos dos SantosEmbaixador de Santos - SP

“Entrar para o Politize! foi um ato de coragem […] Eu quis mudar minha vida, e o Politize! fez parte dessa mudança.”

Bruna Batista LimaEmbaixadora de Manaus - AM

Quanto custa participar do programa?

Absolutamente nada 🙂

Se o programa é gratuito, como ele é financiado?

Por meio de doações de cidadãos preocupados em contribuir para o fortalecimento da nossa democracia e o financiamento por parceiros que apoiam nossa causa.

Se você também tem interesse em contribuir para essa causa, faça uma doação 🙂

Quanto tempo eu terei que dedicar para participar do programa?

4 horas da formação online + participação em videoconferências periódicas. Já o tempo para realização das atividades práticas, dependerá do seu próprio engajamento e de quantas atividades conseguir fazer!

Quem serão os mentores?

Serão pessoas que já integram a nossa rede há mais tempo e possuem experiência em como funciona o programa.

O Politize! é ligado a algum partido ou corrente ideológica?

Não! Somos uma organização apartidária e plural. Nossa única bandeira é a defesa da democracia e acreditamos na educação política e na formação de lideranças públicas como o melhor caminho.

O que é um líder público?

Lideranças públicas são pessoas que atuam para solucionar os principais desafios das suas cidades, bairros, comunidades, estados ou países. Esses líderes podem atuar como políticos, servidores públicos, professores, líderes comunitários empreendedores sociais.

O programa Embaixadores Politize! é um movimento de renovação política?

Não. O objetivo do programa é oferecer formações, experiências e uma rede conectada, para que surjam cada vez mais líderes engajados em solucionar desafios nas diferentes esferas do campo público, e não só da política. Conforme explicamos na dúvida anterior, nosso conceito de liderança pública é mais amplo.

Tenho dúvidas e quero entrar em contato. Como fazer?

Se você já leu o regulamento e ainda ficou com dúvidas sobre o programa e o processo, entre em contato conosco por e-mail: embaixadores@politize.com.br

Minha rotina é muito corrida, é possível conciliar com o programa de Embaixadores?

Com certeza! A formação é online, e pode ser feita no horário do dia que encaixe melhor na sua rotina. Quanto às atividades práticas, você será o responsável por realizá-las, então basta combinar um horário que fique bom para você e para quem irá recebê-las.

Quais os pré-requisitos para participar do programa?

Ter 16 anos ou mais.

Posso participar de qualquer lugar?

Você poderá participar de qualquer município brasileiro, exceto dos que possuem uma Embaixada Politize!. Clique aqui para saber se seu município possui uma Embaixada Politize!.

Caso seu município possua uma Embaixada, você poderá participar da formação presencial e atividades em sua cidade. Caso seu município não possua Embaixada, você poderá fazer toda a formação online.

Para quem é destinado o programa?

O programa é para você, que sempre quis aprender mais sobre política – e acredita que mais pessoas tenham que compreender melhor o tema. Se você tem 16 anos ou mais, o programa irá lhe a ajudar a aprofundar sua compreensão sobre política e propor uma jornada de muito propósito, autoconhecimento e aprendizado.

E se meu município tiver uma Embaixada?

Você pode conferir no mapa se o seu município já possui uma Embaixada.

Caso ele possua, você pode acessar o formulário e fazer a sua pré-inscrição.

Em breve, você receberá novas instruções por e-mail sobre como concluir sua inscrição para participar da formação na Embaixada em sua cidade.

  • Inscrições abertas

    até 01/03/2020

    Leu a página inteira com atenção? Regulamento? Código de Ética? Então só falta se inscrever 🙂

  • Seleção finalizada

    até 15/03/2020

    Todos os Multiplicadores selecionados serão informados por e-mail com as devidas orientações de próximos passos.

  • Formação online

    até 31/07/2020

    Depois dessa data, a formação online será encerrada e os Multiplicadores seguem fazendo atividades até o final de setembro.

  • Realização de atividades

    até 30/09/2020

    Até o último dia de setembro de 2020 receberemos as prestações de contas de todos os Multiplicadores.

  • Selecionados para seguir na rede

    até 31/10/2020

    A equipe Politize! será responsável por compilar os dados de performance de todos os Multiplicadores e notificá-los, até o final de outubro, quais terão direito ao certificado de impacto como Educador Politize! e quais serão convidados a permanecerem ativos na rede.