Governo aberto

O termo Governo Aberto foi proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em 2009, em uma diretiva divulgada no dia em que tomou posse na Casa Branca. Como coloca o governo federal brasileiro, o termo se refere a uma nova visão da administração pública que promove projetos e ações pautadas nos seguintes princípios: transparência, prestação de contas e responsabilização (accountability), participação cidadã, e tecnologia e inovação.

Ainda, como coloca a Declaração de Governo Aberto da OGP, para um governo ser considerado aberto, ele deve buscar alcançar os objetivos de: aumentar a disponibilidade de informações sobre atividades governamentais, apoiar a participação social, implementar os padrões mais altos de integridade profissional na Administração e ampliar o acesso a novas tecnologias para fins de abertura e prestação de contas. 

Quer saber mais? Acesse nosso conteúdo sobre governo aberto na Politize!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Politize! precisa de você. Sua doação será convertida em ações de impacto social positivo para fortalecer a nossa democracia. Seja parte da solução!

Pular para o conteúdo