mão segurando moedas

Lei da Reciprocidade Econômica: o que é e como funciona?

Publicado em:

Compartilhe este conteúdo!

Você já ouviu falar na Lei da Reciprocidade Econômica

Em julho de 2025, o Diário Oficial da União publicou o decreto do governo federal que regulamentou a Lei da Reciprocidade Econômica. O texto determina critérios para suspensão de concessões comerciais, de investimentos e demais obrigações, em resposta a medidas adotadas por países ou blocos econômicos que impactem negativamente a competitividade internacional brasileira

Neste texto, você vai entender tudo isso de forma clara e didática. Vem com a gente!

O que é a Lei da Reciprocidade Econômica?

A Lei da Reciprocidade Econômica, Lei 15.122/2025, foi sancionada em 2025 que autoriza o governo brasileiro a aplicar contramedidas, como tarifas, restrições e suspensões de acordo a países que prejudiquem os interesses econômicos do Brasil.

Na prática, trata-se de um mecanismo jurídico que permite ao país responder a medidas que afetem negativamente suas exportações, investimentos ou direitos de propriedade intelectual, especialmente quando não houver solução por vias diplomáticas.

A ideia por trás da lei é simples: se um país toma uma atitude que prejudica o Brasil, o governo brasileiro passa a ter instrumentos legais para reagir de forma proporcional. Por isso, o princípio da reciprocidade: se você me prejudica, responderei na mesma moeda.

Veja também: Inciso XXII – Direito de propriedade

O que motivou a criação da lei?

A sanção da lei foi motivada por uma série de medidas adotadas por outros países, principalmente pelos Estados Unidos. 

Em abril de 2025, o presidente Donald Trump anunciou tarifas de até 25% sobre produtos brasileiros como aço, alumínio e carne, além de uma tarifa geral de 10% para exportações do país. 

Em julho do mesmo ano, Trump criticou o governo brasileiro quanto ao julgamento do ex presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF e anunciou novas tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.

Saiba mais sobre o tarifaço do Trump e os impactos para o Brasil

A resposta brasileira foi a aprovação da Lei nº 15.122/2025, que busca proteger a economia nacional e dar respaldo legal ao governo para agir em casos como esse. Segundo o governo, o Brasil não pode continuar vulnerável a decisões unilaterais de outras nações que afetam sua competitividade.

O que diz a regulamentação da lei?

No dia 15 de julho de 2025, o governo publicou o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade Econômica. Esse documento detalha como a lei será aplicada na prática e quais órgãos estarão envolvidos nas decisões.

Confira os principais pontos:

  • Criação de um Comitê Interministerial, composto pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com participação da Casa Civil, da Fazenda e do Itamaraty;
  • Possibilidade do Brasil aplicar medidas como: sobretaxas, restrições a importações, suspensão de concessões comerciais ou até bloqueio de propriedade intelectual;
  • Previsão de consultas públicas com os setores afetados antes da adoção de contramedidas;
  • Exigência de que as medidas sejam proporcionais e não causem mais prejuízos à economia nacional do que os danos originais.

Segundo o governo, essas regras garantirão que as ações adotadas sejam equilibradas e embasadas em diálogo com o setor produtivo.

Resumo 

O que é?Instrumento jurídico que permite ao Brasil reagir a práticas comerciais adotadas por outros países que sejam prejudiciais ao Brasil.
O que permite?Tarifas, bloqueios, suspensão de acordos e até retaliações sobre propriedade intelectual.
Motivação?Sobretaxas aplicadas por outros países, especialmente os EUA, contra exportações brasileiras.
Quem são os responsáveis por aplicar as medidas?O comitê interministerial coordenado pela vice-presidência, com participação de ministérios e representantes dos setores impactados.

E aí, entendeu qual é o objetivo da Lei da Reciprocidade Econômica? Acha que o Brasil está certo em adotar medidas como essa? Deixe sua opinião nos comentários!

Referências

WhatsApp Icon

Deixe um comentário

Conectado como Júlia Girio. Edite seu perfil. Sair? Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este conteúdo!

ASSINE NOSSO BOLETIM SEMANAL

Seus dados estão protegidos de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

FORTALEÇA A DEMOCRACIA E FIQUE POR DENTRO DE TODOS OS ASSUNTOS SOBRE POLÍTICA!

Conteúdo escrito por:

Layane Henrique

Faço parte da equipe de conteúdo da Politize!. Cientista social pela UFRRJ, pesquisadora na área de Pensamento Social Brasileiro, carioca e apaixonada pelo carnaval.
Henrique, Layane. Lei da Reciprocidade Econômica: o que é e como funciona?. Politize!, 16 de julho, 2025
Disponível em: https://www.politize.com.br/lei-da-reciprocidade-economica/.
Acesso em: 16 de jul, 2025.

A Politize! precisa de você. Sua doação será convertida em ações de impacto social positivo para fortalecer a nossa democracia. Seja parte da solução!