Como fazer uma redação relevante para Enem e vestibulares

Algumas dicas

redação enem

A redação do Enem avalia cinco competências dos candidatos. Os conhecimentos de atualidades são um repertório muito útil na argumentação e conclusão da redação. Neste artigo, leia dicas para citar os seus conhecimentos de atualidades, autores, citações e outras referências para escrever o texto dissertativo-argumentativo nota máxima na prova do Enem e dos vestibulares.

Saiba mais sobre a redação do Enem aqui

Atenção ao gênero textual!

Primeiramente, saiba como é a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo e a diferença entre ele e uma dissertação expositiva. Na hora de escrever uma redação para o vestibular, Enem ou outro tipo de processo seletivo, preste atenção ao gênero textual. Se as instruções da prova não informarem se a dissertação deve ser expositiva, ou argumentativa, a escolha fica a critério do candidato.

Uma dissertação é um texto em que o autor escreve, em profundidade, sobre uma determinada temática. No texto dissertativo-argumentativo (por exemplo, na prova do Enem), é necessário defender um posicionamento, ou seja, convencer o interlocutor a respeito de uma ideia utilizando argumentos. Independentemente de as ideias do texto serem as mesmas do posicionamento de quem escreve, a redação precisa ser escrita de maneira impessoal, sem sujeito. Durante a argumentação, é preciso ficar atento para não se empolgar e escrever em primeira pessoa!

No texto dissertativo-expositivo, é necessário fazer expor diferentes pontos de vista e argumentos, ou seja, permitir que o leitor conheça posicionamentos diferentes, mas sem a intenção de convencê-lo. As ideias presentes neste tipo de redação devem ser coerentes e organizadas com coesão. Se alguém está escrevendo um texto dissertativo-argumentativo, não é recomendado apresentar diferentes posicionamentos o convencimento do leitor, porém, se o texto é expositivo, é importante escrever sobre diferentes posicionamentos.

Veja também: Aula grátis do Geekie Games sobre argumentação

A INTRODUÇÃO DA REDAÇÃO

A introdução deve indicar sobre o que o texto irá tratar. Seu tamanho ideal é de duas a três frases. Para que a redação seja organizada de maneira lógica, sugerimos que cada uma das frases da introdução seja retomada nos próximos parágrafos do texto. Nesta parte do texto, é importante ser fiel e direto ao tema, sem enrolação.

O DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento precisa se relacionar com a introdução, mas deve ser independente dela, ou seja, ao ler os parágrafos do desenvolvimento, eles devem fazer sentido se o leitor não conhecer a introdução; porém, com a leitura desta, percebe-se uma relação íntima.

As ideias, fatos, opiniões e citações pertinentes à argumentação devem ser encadeados de maneira coerente. Para tal, recomendamos fazer um planejamento do texto antes de começar a escrita, e avaliar se há coerência entre os argumentos do desenvolvimento, a introdução e a conclusão da dissertação.

A CONCLUSÃO

A conclusão é um encerramento da redação. No geral, o Enem e os vestibulares do Brasil disponibilizam cerca de 30 linhas para fazer uma dissertação. Com pouco espaço disponível, o planejamento e a organização são fundamentais para não fugir do gênero ou tema do texto, não tangenciá-los e inserir as ideias que são mais pertinentes para a redação no seu desenvolvimento.

Na conclusão de uma dissertação, é importante não introduzir novas ideias, argumentos, nem ressalvas ao que foi escrito. Essa parte do texto pode conter uma retomada do que foi discutido no texto, uma análise crítica, ou uma proposta para melhorar o tema discutido.

Na conclusão da redação do Enem, será avaliada a proposta de solução para o problema abordado. Para que o fechamento do texto receba a nota máxima, é preciso que essa proposta respeite os direitos humanos, seja detalhada, concisa, relacionada ao tema e à argumentação.

Para conhecer os critérios para a nota da redação do Enem e outras dicas para escrever esse texto dissertativo-argumentativo, acesse o blog do Geekie Games.

Publicado em 03 de novembro de 2016. Atualizado em 26 de outubro de 2017.
É a única plataforma adaptativa de ensino credenciada pelo MEC e que ajuda milhões de estudantes na preparação e aprovação para o Enem e os vestibulares. Comece a estudar grátis em: geekiegames.geekie.com.br

Karina Lopes

Tem o sonho de contribuir para uma educação igualitária no Brasil. É graduanda em Comunicação Social na USP e escreve no blog do Geekie Games.