Navegue por categria

,

Comunismo: 4 pontos para entender este conceito

Publicado em:
Compartilhe este conteúdo!

Este é o sétimo texto de uma trilha sobre correntes de pensamento político e trata especificamente sobre o comunismo. Veja os demais textos desta trilha: 1 – 23 – 4 5 6 8 9

Ao terminar de ler este conteúdo você terá concluído 77% desta trilha 🙂

O comunismo é uma ideologia política e socioeconômica que pretende estabelecer uma sociedade igualitária, por meio da abolição da propriedade privada, das classes sociais e do próprio Estado. Embora a ideia de igualdade baseada no fim das classes tenha sido defendida por filósofos desde a antiguidade, o comunismo está associado sobretudo à teoria dos pensadores Friedrich Engels e Karl Marx. Entenda como surgiu o comunismo e quais são as principais ideias defendidas pelos adeptos a essa ideologia.

Veja também nosso vídeo sobre a história do comunismo no Brasil!

Os ideais de igualdade na antiguidade e na era medieval

Embora Marx e Engels sejam apontados como os precursores do comunismo, os ideais de uma sociedade igualitária podem ser encontrados desde o período da antiguidade clássica. Em uma de suas obras mais importantes, intitulada A República, Platão formula um modelo de sociedade ideal, baseada na extinção da propriedade privada e da família. Segundo o filósofo, o fim da propriedade privada causaria o fim do conflito entre o Estado e o cidadão em particular, e a abolição da família teria como resultado uma maior devoção do indivíduo ao bem público.

Na sociedade idealizada por Platão, não existiriam vínculos matrimoniais e os filhos gerados pelos cidadãos, além de desconhecerem os seus pais, ficariam sob o cuidado permanente do Estado, que garantiria seu sustento e educação.

Com o passar do tempo, esses mesmos ideais foram constantemente reformulados. Entre os séculos XII e XV, grupos dissidentes da Igreja Católica pregavam o repúdio à propriedade privada e aos bens materiais em geral, a convivência humana em padrões de uma vida simples e a necessidade de uma vida comunitária, onde todos deveriam trabalhar e conviver em igualdade. Destacaram-se nessa corrente o abade Joaquim de Fiore, o franciscano frei Dolcino e o protestante Thomas Munzer.

E como será que o regime cubano?

Veja também nosso vídeo e saiba quais são os últimos países comunistas (de verdade) no mundo!

O comunismo na idade contemporânea

No século XIX, a Revolução Industrial transformou o contexto econômico e social dos países europeus. Ao mesmo tempo em que ocorria um pleno desenvolvimento do novo sistema capitalista, boa parte da população vivia em condições de miséria e exploração. Buscando uma solução para os diversos problemas que atingiam as sociedades na Europa, intelectuais da época passaram a propor sistemas políticos e econômicos que fossem uma alternativa ao sistema capitalista. Uma dessas proposições foi o comunismo, que está no cerne da teoria marxista.

Situado dentro do socialismo científico, o marxismo é uma corrente de pensamento criada por Karl Marx e Friedrich Engels. Para eles, em todas as épocas da história a sociedade foi marcada por uma luta de classes, sendo essa relação caracterizada pelo antagonismo entre uma classe opressora e uma oprimida. Na sociedade capitalista, essas classes são representadas respectivamente pela burguesia, que detém os meios de produção e por consequência boa parte da riqueza gerada, e o proletariado, que nada possui além da própria mão de obra, vendida como mercadoria ao proprietário do capital.

De acordo com a teoria marxista, os trabalhadores são tidos como uma mercadoria como qualquer outro artigo comercial, submetidos à concorrência e às oscilações do mercado. Nas fábricas, são amontoados e vigiados, tratados como servos da classe burguesa, do Estado burguês e do proprietário da fábrica, que possui como único objetivo o lucro.

O socialismo marxista propõe a abolição da propriedade privada, a socialização dos meios de produção, o fim da divisão de classes e a abolição da exploração do trabalho. Para Marx e Engels, quando a classe proletária fosse capaz de tomar consciência da sua situação e buscar uma organização de luta, assumindo o poder e administrando o sistema de forma justa e em prol de todos, as classes sociais seriam abolidas e com ela chegaria ao fim também o Estado. A partir desse momento, a sociedade estaria preparada para o sistema comunista.

Você sabe o que é o socialismo?

Qual a diferença entre socialismo e comunismo?

Embora o socialismo e o comunismo sejam frequentemente tratados como sinônimos, existem algumas diferenças entre eles. Na teoria marxista, o socialismo é uma etapa para se chegar ao comunismo.

No sistema socialista, o Estado e o governo se mantêm no controle da vida social. Contudo, diferente do capitalismo, o Estado seria conduzido pelos trabalhadores e a produção e distribuição de bens controlados nas mãos do governo, que organizaria um sistema de igualdade e cooperação.

O comunismo, por sua vez, trata-se de um estágio posterior ao socialismo, quando já havendo igualdade absoluta entre os cidadãos, o Estado poderia ser abolido, eliminando as formas de opressão social, e a sociedade encontraria formas de se auto regulamentar. Assim, os trabalhadores se tornariam proprietários do seu trabalho e dos bens de produção.

Qual a diferença entre comunismo e anarquismo?

Já entendemos que a sociedade sem classes, a abolição do Estado e o fim da propriedade privada são importantes objetivos dos adeptos ao comunismo. Mas esses princípios podem ser vistos também em uma outra corrente de pensamento: o anarquismo. Por apresentarem propostas semelhantes do que seria uma sociedade ideal, pode ser um pouco difícil distinguir as duas correntes ideológicas. Vejamos a principal diferença.

O anarquismo é uma filosofia política que busca a eliminação total de todas as formas de coerção. Seus adeptos são contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja socialmente aceita e defendem uma organização baseada na livre associação.

A principal diferença entre o comunismo e o anarquismo está no processo por onde se atingirá a sociedade ideal. No anarquismo, isso ocorreria de forma abrupta, em uma passagem direta do capitalismo para o novo sistema. Alguns autores, como o russo Mikhail Bakunin, defendem que essa mudança através de uma revolução violenta. Para Pierre-Joseph Proudhon, a passagem deveria ser pacífica, baseada na fraternidade e na cooperação entre os homens.

Já no comunismo, a sociedade ideal seria alcançada por meio de um processo de transição formado por três etapas: primeiro a superação do capitalismo através da revolução, decorrente da tomada de poder pelo proletariado; em seguida, o socialismo seria estabelecido; e por fim se chegaria ao comunismo. O comunismo só pode existir após o estabelecimento do sistema socialista.

Aqui você confere tudo sobre o Anarquismo!

A sociedade idealizada por Marx e Engels nunca chegou a ser implementada em nenhum país. Embora o sistema socialista tenha sido adotado por algumas nações, até então nenhuma delas conseguiu atingir a etapa final, que é o comunismo. Muito se discute se esse modelo seria possível ou apenas uma idealização. E você, acha que o comunismo pode ser implementado? Comente!

Referências:

MARX, K; ENGELS, F. Manifesto do partido comunista. São Paulo: Martin Claret; 2014.


Já assistiu nossos vídeos no Youtube? Inscreva-se no nosso canal!

Última atualização em 07 de abril de 2019.

GoCache ajuda a servir este conteúdo com mais velocidade e segurança

30 comentários em “Comunismo: 4 pontos para entender este conceito”

  1. Raimundo Elci Pinto

    O comunismo é apenas uma teoria que nunca será colocada em prática, porque o homem foi criado pra competição e não pra cooperação

      1. Gostei demais desse conteúdo, aprendi me entendi um pouco mais sobre esses temas que divergem muitas opiniões, mas, aqui não é lugar pra debater política é um lugar de aprendizado, fico triste com um conteúdo tão rico e pessoas expondo suas opiniões políticas que aqui é totalmente irrelevante, quero agradecer ao autor do conteúdo, minha gratidão.

    1. “Observar humanos sob o capitalismo e concluir que a ganância é da natureza humana, é o mesmo que observar humanos embaixo d’água e concluir que é da natureza humana nós nos afogarmos”

  2. Reginalvo R. dos Santos

    O regime comunista só acontece metaforicamente no imaginário dos intelectuais, pois quem defende-o não leva em conta alguns princípios básicos que são inerentes a natureza humana: a individualidade e a liberdade, que levam os indivíduos a não se contentarem com o controle por outrem do que pode conseguir, ou não, através dos seus esforços. Por isso, vemos nos lugares onde esses regimes são implantados, a disparidade de condição socioeconômica entre a população de modo geral e os líderes do regime. Invariavelmente acaba acontecendo nesses lugares, com esses regimes, o que o autor George Orwell tão bem descreve em sua obra ” A revolução dos bichos”.

  3. Carlos Claudino Lombardi

    Bom dia o artigo é bem interessante. Preciso saber entender exatamente isso o que é melhor? Se é o socialismo no momento real hoje 2022 poucos tem este conhecido significado como é o comunismo. É entender como viver estas mudanças do mundo atual chamado hoje? Mas eu gostaria de saber muito sobre esse assunto caso o Brasil tenha nova ideologia.

  4. Rodrigues Andrade

    Goste bastante sobre o conteúdo desta página e ter aprendido sobro o comunismo e queria fazer parte do vosso canal, obrigado.

  5. José Alves da Silva

    Professora Isabela, boa tarde! Já li outro texto seu anteriormente e sempre gostei. Eu sou um socialista, mas não da linha marxista e sim da chamada, por Marx, como utópica. Não defendo o fim da propriedade privada e do capitalismo e sim uma atuação mais frequente do Estado nos setores econômico e social. Defendo que o mesmo interfira na implantação de preços, conceda benefícios sociais ao povo que comprovadamente não tem condição de se prover e abomino o pensamento liberal do “Estado mínimo”. A social democracia é a corrente socialista que mais me identifiquei. Por outro lado, concordo que o socialismo marxista, em essência, nunca foi implantado no mundo e que Cuba é um país socialista e não comunista. O mesmo ocorre com a Coréia do Norte e a China. Muito obrigado pelos seus preciosos textos explicativos, professora.

  6. José Luís de Sousa

    Olá. Bom dia.
    Tirei grande proveito nessa leitura da história do Comunismo, é preciso sempre atualizar os conhecimentos.

  7. É deprimente a pessoa se eleger atraves de cidadaos do bem (que tem idéias proprias), pra depois mudar todo um sistema de administração de um país. Aí o povo tem que se adaptar com o novo sistema?? Realmente o povo é massa de manobra.. Aí entra um comunista/Anarquista/Ditador e toma conta do país (como aconteceu com países recentemente) e ficamos nas mãos deles. E vc. vê o significado de comunismo.
    Acaba com a Família, sua liberdade, literalmente ficamos nas mãos deles.
    Sociedade Igualitária???? é uma piada.. Todo país comunista, o povo passa fome e sofre. E ONDE ESTÁ A AJUDA DOS COMUNISTAS? (Só no poder)… Piada…
    É cada um pra sí e Deus pra Todos.. Não tem o Estado pra Ajudar com auxilios…
    O PT é dessa estratégia, saqueou o Brasil de Norte a Sul, desarma a população e quer deixar o povo a mingua nas maos deles, igual a venezuela.. POLÍTICA, DÁ NOJO..
    SÓ QUERIA QUE O BRASIL FOSSE UM POVO MAIS UNIDO E ENÉRGICO…

  8. NÃO EXISTE MOELO DE SOCIEDADE IDEAL, TODA TEORIA É FRÁGIL, POIS O HOMEM PRECISARIA PRIMEIRO APRENDER A TEMER AO DEUS TODO-PODEROSO PARA AÍ SIM CONSTRUIR UMA SOCIEDADE ONDE TODOS SERIAM IRMÃOS. O CAPITALISMO ESCRAVISA, O SOCIALISMO ESCRAVISA, O COMUNISMO ESCRAVISA E POR AÍ VAI…

  9. Leandro Nogueira

    Curioso como a autora do texto procura ocultar a natureza de terror, ódio, extrema violência e guerra civil (luta de classes), que constitui a base sobre a qual será instaurado o socialismo defendido pelo burguês Marx e seu amigo capitalista Engels, sistema que seria regido por uma ditadura totalitária e supostamente comandada pelo proletariado (trabalhadores), a etapa compulsória e fautora da promessa de felicidade rumo ao paraíso do comunismo sobre a Terra. Esse tipo de ocultação feito pela autora nada tem a ver com estudo ou ciência social, mas com a militância ideológica de extrema-esquerda.

  10. Matheus Fernandes

    Você outro alienado pelo neoliberalismo, não teve ocultação, a autora foi o mais imparcial possível, você comprova que não sabe o que é comunismo.

  11. Mariara Prohl Garcia

    Tu misturou comunista com anarquista e com ditador. São conceitos distintos.
    O governo do PT está fazendo política para os mais pobres também, o governo Lula já aprovou programa de moradia “Minha casa minha vida” que irá incluir os mais pobres no programa de moradia(coisa que o governo Bolsonaro havia excluído os mais pobres do programa de moradia); aprovou à construção de escolas integrais públicas em todo o Brasil, aprovou à construção de hospitais escolas em todo o Brasil, os mais pobres continuam recebendo o Bolsa Família R$600,00 agora com R$ 150,00 à mais pra quem tem filhos pequenos na escola; o preço da alimentação já baixou no governo Lula, o preço da gasolina baixou no governo Lula, o preço do gás de cozinha baixou no governo Lula, melhorou muito no governo Lula. E o governo Lula arrecem começou à trabalhar. Imagina daqui à uns 2 anos quanta coisa boa vão ter feito no governo Lula?! Paz de Cristo.

  12. O Comunismo é uma ideologia fraca e , mal pensada esse negocio de tirar a propriedade privade tanto na area rural como em areas urbanas é conceito de mau carataismo , apessoa deve trabalhar e comprar seu terreno e construir para morar essa forma de dividir espaço é muito ruim como se diz no ditado popular “É CADA UM NO SEU QUADRADO”
    Por qual razão terei que dividir o que comprei com suor do meu trabalho e dividir com outro que nunca trabalhou para ter nada existem leis que trazem injustiças como a do USUCAPIÃO é um absurdo tal pensamento e causa muita indignação esse tal de COMUNISMO.

  13. Um governo que amedronta a sua população e quem deveria nos proteger o que está fazendo? Servindo cachorro-quente para militantes do MST. Essa é a ditadura Comunista que deseja propriedade privada area rural e urbana como pode er apelido de Socialismo

  14. JOSE MARQUES DE JESUS FILHO

    Diante do atual estagio em que se encontra o modelo já implantado do capitalismo no globo, apresentando as suas facetas negativas já previstas pelos defensores do comunismo, onde essas mesmas facetas beneficiam de forma absurda as classes dominantes, é uma ilusão acreditar na possibilidade da implantação de um sistema onde tudo seja comum a todos. Uma vez que a própria classe dominada não disporá de recursos (nem intelectual, se imaginamos a implantação de forma pacifica, nem bélico, se imaginarmos a passagem com uso da força), pra lutar nesse processo.
    O comunismo é um sonho (utopia).

  15. Pablo Joel dos Santos Costa

    Provavelmente não, o comunismo parece bom demais pra ser verdade, não deve ser tão perfeito como dizem. Até porque, a classe dominante não permitiria a implementação desse sistema, e a classe baixa não teria recursos necessários para fazer a revolução, portanto, ela é inviável. Infelizmente o mundo é injusto, não importa a forma de organização política, econômica e social, o mais forte tende sempre a subjugar o mais fraco. É assim que as coisas funcionam.

  16. Como foi dito aqui o comunismo é o socialismo são correntes de pensamento diferentes ,mais parecidos. E o comunismo realmente nunca foi totalmente implantado em parte nenhuma do mundo. Criticam o comunismo e socialismo sem saber o que eles realmente são e representam, pois eles vão muito além do que foi esplanado aqui, ao mecher com os interesses dos poderosos, todo sistema vira uma espécie de maldição a ser combatida. As lutas de classes sempre existiram ,só que sempre foram abafadas violentamente por aqueles que exploram a pobreza e a miséria. As maiores conquistas sociais foram conquistas em governos que buscavam a igualdade pregada pelo comunismo. Toda ideologia tem seus pontos positivos e negativos, cabe a nós separar e aplicar os positivos.O maior de todos os comunistas que o mundo já viu foi Jesus Cristo. Basta ver o que ele defendia e com quem ele andava.sempre no meio dos pobres, dos necessitados. Pense nisso.

  17. Concordo plenamente, lula disse que está construindo 185 milhões de casas, é quase uma casa para cada brasileiro, não vejo a hora de ganhar a minha. Em lugar nenhum do mundo um governo construiu tanta casa.

    Mas construir casas , hospitais, escolas, estradas, criar mais e mais ministérios é muito bom, se depois não tiver dinheiro para pagar as contas básicas do governo não importa, isso é só um detalhe. Outro presidente assume e agente coloca a culpa nele e tá tudo certo.

  18. Sergio luis da silva carvalho

    A competição é fato típico, intrínseco a vida humana, necessitando de ordenamento advindo do contexto material jurídico para estabelecimento da ordem hierárquica e resultado não presumível validador da melhor oferta. nesse contexto é inconcebível a aplicabilidade material do regime acima debatido.

  19. A diferença entre o comunista e o capitalista é (geralmente) que o primeiro ainda acredita que o sistema comunista funcionaria, e o segundo não. Acredito que o comunismo se esbarra na vaidade. Não sendo possível abolir a vaidade, o comunista está fadado ao fracasso.

  20. A diferença entre o comunista e o capitalista é (geralmente) que o primeiro ainda acredita que o sistema comunista funcionaria, e o segundo não. Acredito que o comunismo se esbarra na vaidade humana. Não sendo possível abolir a vaidade, o comunismo está fadado ao fracasso.

  21. Gostei muito do texto e dos comentários, continue postando e debatendo temas importantes ao crescimento intelectual de pessoas e do país. Adorooo

  22. Comunismo é uma ideia fraca e sem aplicabilidade na prática, baseada na ideia do mau-caratismo, haja vista que quem controla tudo é o próprio governo, (BASTA VER NA COREIA DO NORTE). sem falar na retirada de direitos a liberdade privada, livre negociação, individualidade. IDEIA DE LOUCO.

    1. É bem isso aí!! Mas, fique tranquilo, pois Platão, Friedrich, Karl Marx, e seus asseclas, jamais vão conseguir tolir o princípio básico, dado por Deus ao ser humano, que são: o livre arbítrio, família, e liberdade!!
      Abraço!!

  23. Precisamos iniciar a revolucao rumo ao comunismo, urgente!!!!!!!!!! Temos que superar logo o capitalismo, antes que ele nos mate…….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este conteúdo!

ASSINE NOSSO BOLETIM SEMANAL

Seus dados estão protegidos de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

FORTALEÇA A DEMOCRACIA E FIQUE POR DENTRO DE TODOS OS ASSUNTOS SOBRE POLÍTICA!

Conteúdo escrito por:
Estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Comunismo: 4 pontos para entender este conceito

25 maio. 2024

A Politize! precisa de você. Sua doação será convertida em ações de impacto social positivo para fortalecer a nossa democracia. Seja parte da solução!

Pular para o conteúdo