O que é Luta de Classes? Entenda o conceito marxista

Publicado em:
Compartilhe este conteúdo!
Greve 1979 – Trabalhadores em assembleia no Estádio de Vila Euclides, em São Bernardo do Campo, em março de 1979. Imagem: Memorial da Democracia.
Greve 1979 – Trabalhadores em assembleia no Estádio de Vila Euclides, em São Bernardo do Campo, em março de 1979. Imagem: Memorial da Democracia.

O conceito da luta de classes é muito comum na sociologia, isso por que ele surge a partir de um dos seus fundadores, o sociólogo alemão Karl Marx. A luta de classes é central na forma como Marx e seus seguidores enxergam a história humana e principalmente a sociedade capitalista. Além disso, para o marxismo, esse conceito está ligado diretamente às grandes transformações sociais pelas quais a humanidade já passou.

Mas você sabe o que é luta de classes? A Politize te explica!

Leia também: Mais valia: o conceito central da teoria marxista

Quem luta na luta de classes?

Para Marx, a sociedade capitalista é dividida em duas grandes classes sociais. O que difere uma classe da outra é a posse dos meios de produção. Resumidamente, os meios de produção são as fábricas, as indústrias, as máquinas, fazendas e ferramentas presentes nelas, ou seja, tudo aquilo que serve para produzir algo.

Essas duas grandes classes são chamadas de burguesia e proletariado. A burguesia é a classe que possui os meios de produção e o proletariado é a classe que não possui, essa classe só detém sua própria força de trabalho. A burguesia pode ser entendida como os proprietários das fábricas, fazendas e indústrias, já o proletariado como os trabalhadores desses espaços.

A questão é que a existência de uma classe possuidora e uma classe despossuída dos meios de produção, gera uma relação desbalanceada: onde a classe que possui os meios de produção consegue dominar a classe que não possui.

Outro ponto importante é que a luta de classes não ocorre somente nas sociedades capitalistas, com burguesia e proletariado. Em sua famosa frase “A história da humanidade é a história da luta de classe.”, Marx mostra o caráter histórico desse fenômeno. Segundo ele, as relações entre os escravos e os proprietários de escravos, os senhores feudais e os servos, também representaram a luta de classes.

Assista também ao nosso vídeo sobre a esquerda no Brasil

Por que LUTA de classes?

A luta de classes ocorre devido ao antagonismo de classe.

De acordo com Marx, os interesses de cada classe são antagônicos entre si. Ou seja, os interesses da burguesia e do proletariado são diferentes e irreconciliáveis. Essa contradição é chamada de antagonismo de classe, motivo central da luta de classes: onde cada classe tenta impor constantemente seus interesses sobre a outra.

Contudo, a classe dominante é quem, na maioria das vezes, obtém maior êxito. Isso ocorre, pois, é ela quem tem maior força material para subjugar a outra classe e impor seus interesses. Para Marx, a única forma de alterar isso e fazer a classe dominada vencer a luta de classes, é através da revolução.

Revolução

A revolução é o ápice da luta de classes.

A Revolução Francesa (1789) representou a tomada do poder pela burguesia em contrastaste com a queda do poder da monarquia e da aristocracia francesa. A revolução socialista, para Marx, representa a ascensão do proletariado e a queda da burguesia. Isso por que, para ele, uma revolução tem o poder de alterar a forma como a sociedade se organiza, incluindo seu modo de produção.

É por esse motivo que Marx entende a luta de classe como motor da história. O confronto entre as classes tem poder de alterar as bases sociais e produzir novas formas de sociedade.

Críticas ao conceito “Luta de classes”

A crítica ao marxismo e suas formulações são diversas, historicamente os principais críticos foram os teóricos liberais, conservadores e até a Igreja Católica. Veja aqui dois dos principais argumentos contrários a formulação de “luta de classes”.

A concepção da sociedade ser dividida por classes sociais é um ponto abordado por diferentes críticos do marxismo. O argumento utilizado é que dividir a sociedade em classes sociais é um reducionismo, visto a complexidade de elementos e relações sociais que devem ser considerados.

Além disso, o historiador Karl Popper, em “Miséria do Historicismo”, afirma que a concepção da luta de classes como “motor da história”, defendida por Marx, é uma espécie de determinismo sociológico, pois apresenta uma “lei” que rege o desenvolvimento das sociedades.

Apesar das críticas, as teorias proposta por Karl Marx seguem sendo objetos de estudos até hoje, seja na área da economia, ciências sociais, filosofia ou história. É também constantemente pauta de debate em ambientes não acadêmicos.

Luta de classes hoje

Como vimos, a luta de classes é um fenômeno histórico que resulta dos interesses de classes antagônicos, gerando uma disputa constante. Mas você consegue identificar algum vestígio da luta de classes dentro da sociedade brasileira?

MST

MST. Imagem: Juliana Adriano, via Flickr do MST.
MST. Imagem: Juliana Adriano, via Flickr do MST.

Na busca pela reforma agrária o MST (Movimento dos Trabalhadores sem Terra) expressa a luta de classes. Nesse caso, os atores centrais são os trabalhadores do campo em combate com a burguesia rural brasileira, os latifundiários. Os interesses dos grandes fazendeiros (monocultura para exportação em grandes extensões de terras) são antagônicos aos dos pequenos produtores rurais (agricultura de subsistência e voltada ao mercado interno).

Veja também nosso vídeo sobre o MST e o direito a propriedade!

Greves

As greves são exemplos emblemáticos da luta de classes, pois expressam reivindicações diretas dos trabalhadores. As mobilizações grevistas de 2017 contra a Reforma Trabalhista, são um exemplo disso. Essas mobilizações ocorreram, pois, os trabalhadores sentiram que seus interesses enquanto classe trabalhadora, estavam sendo atacados.

E aí, você conseguiu compreender o que é luta de classes? Deixe sua dúvida nos comentários!

Referências:
WhatsApp Icon

5 comentários em “O que é Luta de Classes? Entenda o conceito marxista”

  1. Amei o conteúdo! Deu para entender de forma clara. Uma Linguagem simples e direta. Infelizmente muitos tem dificuldade por conta do ensino público, que é precário e de pouca qualidade muita das vezes. Inclusive eu tenho um pouco de dificuldade de interpretação pelo uso de palavras “difíceis”.
    Parabéns! Pretendo entrar na Faculdade de Ciências Sociais e isso me despertou mais interesse. Obrigado, Lucas! E o agradecimento também a faculdade (Unicamp).

  2. Identificamos na sociedade brasileira grupos que servem como massas de manobra em favor de um projeto de poder.Podemos observar que os mesmos não têm conhecimento profundo das causas por as quais estão supostamente lutando. Embora tenham força e persistência não compreendem a real necessidade de se alcançar objetivos usando a tal força motriz da qual apresenta Marx. Esta força matriz era para ser empregada de uma maneira responsável no trabalho para se gerar riqueza não para se esbanjar mas para se gerar mais indústrias e trabalho. Porém o ser humano tem dificuldade de lutar contra o seu mal maior ou seja o seu ópio que é a ganância, a inveja,o ódio,, o desejo incontrllado por riqueza. Isso é que é o ópio da humanidade e não a região como está disposto na mente de pensadores que assim compreendem em detrimento de apresentar seus modelos de sociedade que estão fadados ao fracasso. Desculpe-me mas oque vemos no Brasil são indivíduos em grande parte não todos que fazem parte de um sistema que trabalha em benefício próprio e que suga aquilo que a nação produz mirando cada vez mais a força motriz desse país através de impostos altíssimos e uma não canalização dos mesmos para atender o esforço daqueles que estão fazendo a verdadeira força motriz desse país. Sendo assim expondo a nação ao descaso gerando fome, falta de educação de qualidade, criminalidade, falta de saúde básica de qualidade, emprego,laser e vivência humana. E para isso usam alguns desavisados que quando confrontados racionalmente ficam sem palavras para argumentar o porquê não estão usando a força motriz para o bem maior da sociedade. Em quanto não se aprende isso alguns se beneficiam da situação. Precisamos de leis e de uma garantia de sejam cumpridas. A nossa nação não aguenta mais. Uma nação tão rica ede uma diversidades tremenda e incomparável em niveis globais mas tão pobre ao mesmo tempo. Pois corremos o risco de nunca usufluirmos das nossas riquezas e daquilo que elas podem nos proporcionar. As nações mais poderosas do planeta veem aqui no Brasil levam nossas riquezas na cara de pau com diz o linguajar popular. Se desenvolvem ao extremo com tecnologia e qualidade de vida para os seus pares. E nós com toda a riqueza ficamos cada vez mais pobres e nos índices que medem os desenvolvimentos em várias áreas cada vez mais retrocedem. Ao meu ver no Brasil quase tudo eata errado. Porém para os que se aproxima estamos da situação isso se tornou certo e brilhante e o povo aplaudindo até se chegar o momento de chorar e não ter mais oque fazer. Temos força e podemos usar a força para impulsionar o progresso e não para alienação. O meu desejo é de ver o Brasil cuidando em todos os aspectos do seu povo que tanto amam essa nação. Um abraço para todos e que Deus nos ajude!

  3. Ótima reflexão. Esta de parabéns pelo conteúdo. Já me escrevi e gostaria de ver mais artigos. Pois precisamos mais de entender sobre sociedade e política. Amei o conteúdo. Parabéns pela sua dedicação e em nos apresentar algo tão valioso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este conteúdo!

ASSINE NOSSO BOLETIM SEMANAL

Seus dados estão protegidos de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

FORTALEÇA A DEMOCRACIA E FIQUE POR DENTRO DE TODOS OS ASSUNTOS SOBRE POLÍTICA!

Conteúdo escrito por:
Pesquisador e estudante de ciências sociais na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, faz parte do Projeto de Extensão em Educação Política (Proeep), onde realiza pesquisa sobre a educação e a participação política dos jovens.
Souza, Lucas. O que é Luta de Classes? Entenda o conceito marxista. Politize!, 6 de agosto, 2022
Disponível em: https://www.politize.com.br/o-que-e-luta-de-classes-entenda-o-conceito-marxista/.
Acesso em: 30 de nov, 2024.

A Politize! precisa de você. Sua doação será convertida em ações de impacto social positivo para fortalecer a nossa democracia. Seja parte da solução!

Pular para o conteúdo