Vai ser sempre assim? Por quê?

Como promover mudanças através de questionamentos

promover-mudancas-wegov

“Ah não tente mudar, aqui sempre foi assim…”

Você já deve ter ouvido isso (e até dito) quando tentou promover algum tipo de mudança, fazer as coisas diferentes ou emplacar projetos novos. Agora, conheça essa história…

Quando lidamos com questões complexas, como por exemplo comportamento humano, tomada de decisões, escolha de políticas públicas e cultura organizacional, temos grande dificuldade em reconhecer e aceitar a mudança. O ambiente tem uma força que nos obriga a manter o status quo. Para romper essa barreira temos uma pergunta poderosa: Por quê?

A história dos cinco macacos

Essa história é muito utilizada para descrever uma situação que acontece em muitas instituições. Embora não tenha sido encontrado o registro oficial desse experimento.

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio, uma escada e sobre ela um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, jogavam um jato de água fria em todos os macacos que estavam no chão.

Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada os outros o pegavam e enchiam de porrada, para que ninguém tomasse o banho de água fria. Depois de um certo tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.

Então substituíram um dos macacos por outro novo.

A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada. Um segundo macaco foi substituído e a mesma coisa aconteceu, tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo na surra ao novato. Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto e afinal o último dos veteranos foi substituído.

Os cientistas então ficaram com um grupo de cinco macacos que mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas. Se pudéssemos perguntar aos macacos a razão de estarem apanhando (e batendo) a resposta seria sem dúvida: Foi sempre assim…

Procure boas perguntas

Subestimamos o poder de perguntar, evitamos parecer ignorantes e temos medo da dúvida ser somente nossa. As perguntas são tão importantes quanto as respostas. Não existem respostas que não tenham sido questionadas antes.

Vai ser sempre assim?

Se você enfrenta uma situação estagnada onde aparentemente não há mudanças, organizar uma boa conversa entre seus pares é um ótimo caminho para que surjam as perguntas certas, e claro, ótimas respostas.

#PapoDeServidor

Vamos responder juntos alguns “porquês” 😉

Nota: publicado originalmente em WeGov.

Publicado em 29 de setembro de 2016.
reflexoes-politicas-secao

WeGov-logo-politize

A WeGov é um espaço de aprendizado em governo, que dissemina a cultura de inovação no setor público. As ações da WeGov tem como premissas: empoderar os agentes públicos; iluminar ideias e ações que possam ser replicadas; aproximar os agentes públicos das três esferas e dos três poderes. Todas as quintas, novo post da WeGov no Politize!. Fique ligado!

André Tamura

André Tamura é Diretor Executivo da WeGov, empreendedor público, entusiasta da inovação em governo e das mudanças sociais. Desde que trabalhou como operário de fábrica no Japão, tem evitado as “linhas de produção”, de produtos, de serviços e de pessoas.