Propaganda nazista: como a manipulação midiática controlou uma nação

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Foi por meio de Adolf Hitler (1889-1945), que conhecemos crescimento do Nazismo e a propaganda nazista responsável por difundir os ideais nazistas que levaram à perda de milhões de vidas, principalmente em meio aos judeus.

Durante toda sua escalada ao poder na Alemanha, já era possivel observar a sua facilidade em expor e influenciar as grandes massas, essas as quais no futuro seriam testemunhas de eventos como a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto.

A propaganda nazista foi fundamental para a conquista do poder e ainda mais importante para a manutenção dele, já que os nazistas buscavam atingir os sentimentos das pessoas e fazê-las acreditar em suas ideias, por mais obscuras que fossem.

São diversas as teorias e pesquisas que buscam compreender o efeito da propaganda nazista na sociedade alemã e até mesmo fora dela. Mas vamos entender o que foi a propaganda nazista?

 

Homens vestidos formalmente reunidos em um set de filmagem e uma câmera antiga em ação.
Joseph Goebbels, o aliado mais fiel de Adolf Hitler e Vittorio Mussolini em meio ao set de filmagens em 1938. Imagem: Domínio Público.

Veja também nosso vídeo que explica o que foi o nazismo!

O uso e difusão da propaganda no nazismo

A propaganda era usada de forma massiva pelos nazistas, aplicada em conjunto de poderosas imagens visuais para divulgar não só os ideais, como também a agenda política e eventos que cercaram a figura de Adolf Hitler no poder.

De forma estrita, ele usou a mídia de massa, como jornais, revistas, cartazes e filmes para se comunicar com seus compatriotas e assim conseguir novos adeptos.

A máquina de propaganda foi tão eficaz que muitos alemães ainda acreditam que ele foi um grande líder, mesmo após anos do fim de sua queda e conclusão da Segunda Guerra Mundial.

Foram numerosas as pessoas que investiram sua devoção e emoções na causa nazista, estando dispostas a dar a vida por ela.

O apelo ao patriotismo difundindo em meio aos seus compatriotas serviu de base para criar um sentimento de unidade nacional, que tinha por objetivo, restaurar a glória da Alemanha após os eventos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a derrota alemã.

A mídia na máquina de propaganda nazista

A máquina de propaganda nazista usou muitos tipos diferentes de mídias para espalhar suas mensagens extremistas.

Durante os anos que os nazistas estiveram no controle da Alemanha, fizeram filmes, cartazes, revistas e artigos de jornal para levar suas ideias para as massas.

Para tanto, também dominaram meios antes poucos explorados, como no caso do cinema e rádio, onde criaram programações  para transmitir massivamente ao povo aquilo que se era pertinente para o crescimento da ideologia e do partido nazista.

Homens, membros do partido nazista, reunidos em evento do partido
Adolf Hitler e Joseph Goebbels juntos a outras figuras importantes da cúpula nazista, durante um evento do partido em 1933. Imagem: Domínio Público.

A influência da propaganda nazista na sociedade

Veja também nosso vídeo que explica se o nazismo é ou não é de esquerda!

A máquina de propaganda nazista desde o início buscou colocar Adolf Hitler como sua figura central,  transformando-o em um ser infalível, semelhante a um ser mitológico, que não cometia erros em suas escolhas.

A figura dele, por meio da propaganda, tornou-se messiânica, sendo considerado por muitos alemães como o único que poderia levar a Alemanha de volta a sua grandeza no continente europeu.

Já o retrato dos judeus, foi baseado em meio a depreciação, colocando-os como pessoas ruins e gananciosas, que estavam tomando conta da Alemanha aos poucos e arruinando a cultura e a economia por completo.

O resultado disto se tornou em uma alta discriminação, com violência e, eventualmente, em assassinatos em massa, criando uma sociedade não só mais violenta e movida por questões de ódio, mas criando também meios preponderantes para que o nazismo continuasse se fortalecendo e expandindo.

As instituições nazistas e a propaganda

A propaganda recebeu ajuda de diversas fontes institucionais, já que ela colaborou e se fortaleceu por este motivo, assim, vale destacar o papel da Frente Trabalhista Alemã (DAF) e as organizações que compõem as Forças Armadas, sendo elas fundamentais para manter a propaganda ativa nas fileiras militares e no ambiente proletário e civil alemão.

Dentre outros grupos que ajudaram no crescimento da propaganda nazista em meio a sociedade, pode-se destacar o Corpo Nacional de Folhetos Socialistas (NSFK), a Juventude Hitlerista (HJ) e o Gabinete de Política Militar (WPA), dentre outras organizações que agiam diretamente com a difusão de notícias e acontecimentos.

Veja também nosso vídeo sobre o conceito de necropolítica!

A eficiência da propaganda nazista

A propaganda se mostrou ineficaz somente nos momentos finais da Segunda Guerra Mundial, quando a Alemanha já estava com suas fronteiras derrubadas pelos soviéticos e americanos.

Mas, mesmo após o fim da guerra, muitos países do mundo perceberam o poder destrutivo e influenciador da propaganda nazista e trabalharam duro para impedir que ela se espalhasse ainda mais, sendo algo ainda existente na atualidade.

As leis contra a difusão do nazismo desde o fim do regime serviram para punir e afastar diversos nazistas e neonazistas que carregavam consigo seus discursos de ódio e atitudes de violência ideológica pela sociedade.

A propaganda sempre foi uma ferramenta poderosa, assim, por conta disto, deve ser usada de forma correta, seguindo propósitos e concepções éticas para que não prejudique grupos ou indivíduos por meio de concepções violentas.

Já que, por meio do nazismo, aprendemos que quando usada de forma perniciosa, como ocorreu na Alemanha, vemos seu resultado influenciador em assassinatos em massa, na guerra e no ódio contra minorias.

Você conhecia essas características da Propaganda Nazista e seu impacto na história? O que achou? Deixe seu comentário!

Referências:
  • SZKLARZ, E. Nazismo. Abril: São Paulo, 2014.
  • CLUTTERBUCK, R. Os Meios de Comunicação e a Violência Política. Bpm: Nova Iorque, 1994.

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Conteúdo escrito por:
Possuo graduação em História pelo Centro Universitário São José de Itaperuna – UNIFSJ (2020) e pós-graduação em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (2021). Atualmente realizo a pós-graduação em Metodologia de Ensino de História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Atuo como historiador com cadastro profissional no Ministério da Economia, sob o número de registro 0000460/RJ. Membro colaborador do Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos – USHMM. Tenho conhecimento na área de História, com ênfase em História Contemporânea, contribuindo nas seguintes linhas de pesquisa: Regimes Totalitários (1919-1953), Regimes Autoritários (1937-1945), abrangendo principalmente os aspectos que remetem a Guerras e Conflitos Armados (1932-1945).

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22 abr. 2024

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