O que faz um reitor?

Olá, estudante universitário! Vamos falar de política? Neste momento, estão para acontecer as eleições para Reitor e Vice-Reitor em várias universidades no país. Enquanto as comunidades acadêmicas se preparam para escolher seus próximos dirigentes, queremos saber: você já se perguntou o que faz um reitor?

A Reitoria é o órgão máximo da administração de qualquer instituição de ensino superior. As suas principais competências são planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar todas as atividades da Universidade. Ela é dirigida pelo Reitor e, nas faltas e impedimentos deste, pelo Vice-Reitor, que são pessoas indicadas pela comunidade universitária para essa finalidade.

Veja também: como melhorar a segurança nas universidades?

O Reitor tem também as seguintes funções:

  1. representar a universidade,
  2. convocar e presidir o Conselho Universitário, que é a instância máxima de decisão dentro da universidade;
  3. planejar as atividades da universidade;
  4. elaborar a proposta orçamentária;
  5. indicar e coordenar o trabalho dos pró-reitores, bem como de secretarias e outros órgãos auxiliares à Administração da Universidade;
  6. no caso das Instituições Federais de Ensino Superior – conhecidas pela sigla IFES –, que são as Universidades e Institutos Federais, o Reitor tem também o importante papel de representar a universidade perante o Ministério da Educação – MEC, que é o órgão governamental que elabora as políticas de educação do país, e garantir que este dê à Universidade as condições adequadas para seu funcionamento.

A Reitoria é composta pelas Pró-Reitorias, que são órgãos administrativos encarregados de temas específicos, dirigidos pelos Pró-Reitores. Cabe ao reitor criar ou extinguir as Pró-Reitorias. Vamos tomar como exemplo a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que possui as seguinte pró-reitorias:

  1. Graduação;
  2. Pós-Graduação;
  3. Pesquisa;
  4. Extensão;
  5. Assuntos Estudantis;
  6. Planejamento e Orçamento;
  7. Administração.
o-livro-urgente-da-politica-banner

Politize! e Calipro se unem para falar sobre política universitária

E então, curtiu este texto? A partir de agora o Politize!, em parceria com o Centro Acadêmico Livre de Engenharia de Produção (Calipro), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fará uma série de conteúdos sobre a política universitária, para que você, estudante, não fique de fora dessa esfera essencial da vida acadêmica.

Os conteúdos serão elaborados sempre da forma mais geral possível, para que se apliquem à realidade de qualquer universidade ao redor do Brasil. Porém, quando for pertinente, usaremos como exemplo a UFSC, que é a Universidade onde o Calipro foi criado. Fique ligado para aprender ainda mais!

O CALIPRO, Centro Acadêmico Livre de Engenharia de Produção é uma associação formada por alunos de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina. Os pilares de atuação da atual gestão 2015-2016 (Chapa Estruturação) são o Político, o Acadêmico e o Integrativo, realizando atividades que garantam a representatividade dos estudantes na graduação, proporcionem experiência extracurriculares aos estudantes e promovam o nome do curso dentro e fora da universidade.

Este texto foi produzido por Marcus Paulo Pessôa, membro do Centro Acadêmico Livre de Engenharia de Produção da UFSC. Publicado em 13 de outubro de 2015.