5 séries sobre política: confira nossas indicações!

Na imagem, uma mão segurando um controle remoto apontando para a TV. Conteúdo sobre "5 séries sobre política"

Foto: Pixabay.

A política, além de render muita discussão, está muito presente no nosso dia a dia e, por isso , acabou se tornando um dos temas mais queridos pela indústria cinematográfica. Diversas obras são lançadas e renovadas diariamente e olha que assunto não falta. Ficções, conspirações – baseadas e inspiradas em fatos reais – são inúmeras formas que o cinema trata desse tema tão relevante atualmente.

Por isso o Politize! preparou para você um catálogo de sugestões séries sobre política para assistir na quarentena. Para que você aproveite seu tempo livre de forma prazerosa, mas também educativa, dando uma conferida nessas séries que vão te ajudar a entender um pouco mais de como funciona a política.

1) The Crown

Na imagem, personagem da série The Crown. Conteúdo "5 séries sobre política"

A premiada série The Crown foi a produção mais cara da Netflix e a primeira a ser realizada no Reino Unido. A série conta a vida e história da Rainha Elizabeth II do Reino Unido que ascende ao trono após a morte de seu pai, o Rei George VI. O drama embora não seja de todo verídico é inspirado em fatos reais e é munido de fotografias autênticas e tem precisa ordem cronológica, motivo pela qual é aclamado pela crítica.

No decorrer das duas primeiras temporadas podemos observar o amadurecimento da nova rainha, interpretada por Claire Foy, que tem de lidar com diversos impasses que lhe são impostos pela Coroa e pelo governo. A dinâmica do Parlamento Inglês e as crises institucionais são objetos explorados pela série que retrata a atuação da Monarca para a preservação da Coroa Britânica.

Na terceira temporada, já mais madura, a Rainha é interpretada por Olivia Colman e se encontra mais preparada para lidar com a dinâmica passiva da monarquia. Outra grande protagonista da série é a Princesa Margarida, interpretada por  Helena Bonham Carter que se envolve em diversos escândalos ao longo da vida, prejudicando assim o reinado da irmã.

Tem papel destacado também John Lithgow que interpreta Winston Churchil, o mais famigerado Primeiro Ministro Inglês que tem de lidar com a nova Chefe de Estado.

Se você procura aprender um pouco mais sobre como funciona a Monarquia Parlamentarista essa série certamente vai te elucidar sobre o sistema político britânico.

 2) Marseille

Na imagem, passagem da série Marseille. Conteúdo "5 séries sobre política"

Marseille é uma série de televisão francesa produzida para a Netflix e é uma das mais emblemáticas séries políticas da atualidade. Lançada em 2016, o drama retrata a história de Robert Taro – prefeito há 25 anos da cidade de Marselha – que descobre uma traição do parceiro político que iria assumir a prefeitura, trazendo a tona uma guerra pelo poder e controle da cidade.

Marseille não agradou muito a crítica, mas é um grande sucesso do serviço de streaming, principalmente na França, que acolheu a série como o “House Of Cards francês”. A Ganância e a cobiça fazem o seriado acontecer, e a busca pela manutenção do poder move o cenário político que envolve não somente o Prefeito, mas sua família e a própria máfia.

“Sou fanático pelas séries dos anos 1960 e 1970 que colocavam muita ênfase no desenvolvimento de muitos personagens e não apenas em dois ou três deles, que é o caso dos filmes de hoje. O que eu amo em ‘Marseille’ é que foi possível se aprofundar em muitos personagens e criar arcos narrativos convincentes para cada um deles” – Florent Emilio-Siri, diretor da série.

3) O Mecanismo

Na imagem, passagem da série O Mecanismo. Conteúdo "5 séries sobre política"

O Mecanismo é uma série brasileira, exibida em 2018, inspirada na Operação Lava Jato e lançada pela Netflix. A série conta com duas temporadas  e envolve as maiores investigações de desvio e lavagem de dinheiro da história do Brasil.

O drama criado por José Padilha e Elena Soarez tem como grande protagonista Selton Mello que interpreta o papel de um agente da Polícia Federal obcecado pelo caso que está investigando. Na série – que é baseada em fatos reais – os nomes das personagens, empresas e partidos são alterados.

A política brasileira e os impactos da Operação Lava Jato são tratados durante os episódios que mostram a visão dos criadores a respeito dos fatos. A série recebeu críticas de alas da esquerda e direita, mas teve boa recepção e foi muito comentada.

4) ScandalNa imagem, passagem da série Scandal. Conteúdo "5 séries sobre política"

Scandal é uma série de suspense americana da ABC que retrata a vida de uma ex-funcionária (Olivia Pope) da Casa Branca interpretada por Kerry Washington. Ao abrir uma empresa especializada em gestão de crise, Olivia trabalha chefiando uma poderosa equipe de advogados que tentam proteger a reputação de grandes personalidades, evitando que surjam crises e fazendo com que o alto escalão político permaneça intacto.

Com o passar do tempo, Olivia se aprofunda em sórdidos detalhes da vida da elite americana e não consegue se desvincular do seu passado na Casa Branca. A série acontece em Washington e a protagonista é parcialmente inspirada na ex-assessora de George H.W Bush, Judy Smith, que também atua como co-produtora executiva da série.

5) The Good Wife

Na imagem, passagem da série The Good Wife. Conteúdo "5 séries sobre política"

The Good Wife é uma premiada série de televisão americana exibida pela CBS. A série em questão trata da vida de Alicia Florrick (Julianna Margulies): uma advogada que após ver seu marido Peter Florrick – um procurador – ser envolvido em escândalos políticos e sexuais decide voltar a trabalhar na firma de seu antigo colega de faculdade Will Gardner.

O drama da série se desenrola a partir da volta de Alicia para a vida profissional onde encontra diversos desafios. Sendo frequentemente questionada por ter se afastado da carreira, Alicia sofre com diversos percalços e é diversas vezes subestimada.

A protagonista, entretanto, usa de sua inteligência e competência para crescer na firma e chega a lugares invejados por seus colegas.

Embora muito ambientada no Judiciário a série trata muito da política americana, pois, nos Estados Unidos os cargos estaduais como Promotor e Juiz são eleitorais e dependem de mandato. A série contextualiza o ambiente de campanha política e as consequências da busca do poder.

Chegamos ao fim da nossa lista, mas se você conhece outras séries e gostaria de compartilhar, deixe nos comentários! E não deixe de dar uma olhada nas produções que listamos, vale a pena conferir, e caso já tenha assistido alguma, deixe sua opinião nos comentários!

Publicado em 4 de maio de 2020.

redator voluntário

Leonardo Theodoro

Graduando em Direito pelo Centro Universitário Toledo (UniToledo) e voluntário na Associação Internacional de Lions Clube. Acredito que o remédio para todas as enfermidades de uma sociedade se encontra no conhecimento, difundido e compartilhado.

 

 

REFERÊNCIAS

La Parola

Netflix

Adoro Cinema

1 responder

Deixe uma resposta

Quer entrar no debate?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *