Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Print Friendly, PDF & Email

Gastos públicos? Fiscalize Agora!

Diariamente a administração pública, em todas as esferas e poderes, realiza uma quantidade enorme de gastos, em um volume que não pode ser completamente verificado pelos órgãos de controle. Calcula-se que um município de 10 a 20 mil habitantes realize mais de 5 mil empenhos por ano. É gasto que não acaba mais!

Algumas iniciativas do governo, como a Lei de Acesso à Informação e o Portal da Transparência, têm ajudado a melhorar esse quadro, facilitando o acesso da população às informações sobre gastos públicos. Ainda assim, não é tarefa fácil para os cidadãos encontrar todas as informações necessárias para fiscalizar o governo de uma forma realmente eficiente.

É para superar esse problema que surgiu o Fiscalize Agora, um portal que torna bastante democrático o trabalho de fiscalização dos gastos públicos. Ali, qualquer cidadão pode participar do acompanhamento e avaliação dos gastos públicos- inclusive você.

Dados

Os dados disponibilizados no portal foram todos coletados de sites criados por Tribunais de Contas Estaduais (TCE’s), como o Portal da Transparência do Espírito Santo, o Fiscalizando com o TCE, de Minas Gerais, e o Portal do Cidadão, do TCE de São Paulo. Esses são os primeiros estados contemplados pelo Fiscalize, mas a ideia é expandir para que os gastos de todos os municípios brasileiros possam ser fiscalizados no site.

o-livro-urgente-da-politica-banner

Como usar

No portal do Fiscalize Agora, você pode filtrar para encontrar gastos de seu município além de poder filtrar de acordo com o ano e o assunto relacionado aos gastos. Depois de definir esses filtros, vários gastos aparecem e você tem a opção de concordar ou discordar do gasto, dizer que não entendeu o motivo de tal gasto, registrar comentários e até compartilhar nas redes sociais.

O Fiscalize surgiu baseado na crença de que os cidadãos sabem melhor do que ninguém a realidade de seus municípios e, por isso, têm todas as condições de ajudar na difícil tarefa de tornar os gastos públicos mais transparentes.

Crowdfunding do Fiscalize

Você lembra que o Politize! surgiu a partir do apoio de centenas de pessoas? Se não, relembre a nossa campanha: https://www.catarse.me/politize.

Pois agora é a hora de dar uma força para o Fiscalize Agora, para que o projeto possa continuar crescendo e aumentando a fiscalização do poder público. Contribua para o crowdfunding do Fiscalize neste link! E não se esqueça de fiscalizar muito!

Publicado em 02 de outubro de 2015.

Bruno André Blume

Bacharel em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e editor de conteúdo do portal Politize!.