Estado, país ou nação? Entenda as diferenças - Politize!

Fonte: Pixabay.

Estado, país ou nação? Estes termos muitas vezes são usados de maneira intercambiável, mas não são sinônimos. É verdade que muitas vezes eles coincidem na vida real, mas nem sempre é o caso. Vamos entender as diferenças entre Estado, país ou nação?

ESTADO, PAÍS OU NAÇÃO? CONCEITOS

Estado, país e nação são conceitos que abrangem aspectos diferentes e que nem sempre coincidem na realidade.

Um Estado é o conjunto de instituições que controlam e administram uma nação ou país e o seu ordenamento jurídico, ou seja, é uma definição de ordem jurídica. No caso do Brasil, isso seria um Estado que possui Constituição Federal, leis ordinárias, medidas provisórias, decretos, resoluções, portarias e toda uma hierarquia jurídica.

Uma nação é definida pelo conjunto de características culturais, tradições, língua, costumes, entre outros fatores, que formam uma identidade pela qual os indivíduos se identificam e se sentem partes de um grupo. As nações antecedem o Estado e tem um caráter mais subjetivo e humano. Um Estado pode ser formado por diversas nações, assim como uma nação pode estar dividida em diversos Estados.

Já um país é uma designação geográfica que normalmente coincide com um Estado, mas existem estados e nações sem países, como os Cavaleiros de Malta (Estado sem país) e os ciganos (nação sem país), respectivamente.

Estado, país ou nação? Entenda as diferenças - Politize!

Entenda: Estado de bem estar social e Estado liberal, qual a diferença?

O BRASIL É ESTADO, PAÍS OU NAÇÃO?

Estado, país ou nação? Entenda as diferenças - Politize!

Imagem da América do Sul, onde está o Brasil. Fonte: Pixabay.

O Brasil é um Estado que está localizado em um país na América do Sul e é formado por uma Federação de entidades subnacionais, que são os estados-membros, cada um com a sua própria cultura. Assim, caracterizam-se como “mini nações” que, juntas, formam o que chamamos de nação brasileira.

Há também as nações indígenas, com uma cultura muito diferente do que chamamos de “cultura brasileira”, mas que estão inseridos dentro do Estado brasileiro e localizados no país. Um caso interessante são as dezenas de tribos não contatadas no Brasil, que nunca tiveram interação com a civilização do “homem branco”: elas estão no país Brasil, mas fora do Estado brasileiro, pois nossas leis e instituições não chegam até eles.

Qual a diferença entre Estado e governo?

O Estado é o conjunto de instituições que controlam e administram uma nação e o seu ordenamento jurídico, como já explicamos. Por outro lado, o governo é a liderança que controla estas instituições, especialmente o Poder Executivo. Um Estado é permanente, no sentido de que não é esperado que seja alterado (mas pode ser), enquanto que governos vêm e vão de acordo com as eleições ou outras situações políticas.

Qual a diferença entre Estado e estado-membro?

Ao usar o termo “Estado” é importante não confundi-lo com os estados-membros da Federação Brasileira como São Paulo, Minas Gerais, Amazonas ou Pernambuco. Os estados-membros não deixam de ser “mini Estados”, mas uma parte de sua autonomia é delegada ao governo central, chamado de União, que é o Estado-soberano. No geral, o estado-membro será referido somente como estado (com inicial minúscula), enquanto que a instituição jurídica que caracteriza o Estado-soberano é chamado de Estado (com inicial maiúscula).

Aprenda sobre os três níveis de governo: o que faz o federal, o estadual e o municipal?

RESUMINDO

Conseguiu compreender o uso dos termos? E as principais diferenças entre Estado, país ou nação? Para descomplicar mais, confira alguns exemplos pelo mundo:

  • O Canadá é um Estado que abriga duas nações: uma de origem francesa e outra de origem inglesa, sem contar os americanos nativos;
  • A Bélgica abriga pessoas com identidades nacionais holandesa, francesa e alemã;
  • A Escócia e o País de Gales, ambos os países com suas respectivas nações, estão inseridos dentro do Estado do Reino Unido, exemplificando assim o caso de países que não coincidem com Estados.

Você tinha ideia de que havia diferenças entre Estado, país ou nação? Compartilhe o aprendizado!

Nota: este conteúdo foi extraído e adaptado do Livro Urgente da Política BrasileiraBaixe o eBook gratuito agora mesmo para ficar por dentro dos principais conceitos da política! 

Última atualização em 14 de setembro de 2017.

3 comentários

  1. […] ou a outras iniciativas privadas por meio de ações na bolsa de valores. Dessa forma, o Estado garante certo poder sobre as decisões da empresa em questão. Um exemplo de sociedade de […]

  2. […] de mais mulheres na política. Para isso, é necessário que os políticos, os partidos e o Estado se comprometam com uma agenda mais igualitária e que a sociedade civil consiga estimular e exigir […]

  3. CONTEÚDOS: Diferenças entre Estado, Nação e País em 4 de outubro de 2019 às 1:51 am

    […] 15 de setembro de 2019 14:020 comentários Um Estado é o conjunto de instituições que controlam e administram uma nação ou país e o seu ordenamento jurídico, ou seja, é uma definição de ordem jurídica. No caso do Brasil, isso seria um Estado que possui Constituição Federal, leis ordinárias, medidas provisórias, decretos, resoluções, portarias e toda uma hierarquia jurídica. Uma nação é definida pelo conjunto de características culturais, tradições, língua, costumes, entre outros fatores, que formam uma identidade pela qual os indivíduos se identificam e se sentem partes de um grupo. As nações antecedem o Estado e tem um caráter mais subjetivo e humano. Um Estado pode ser formado por diversas nações, assim como uma nação pode estar dividida em diversos Estados. Já um país é uma designação geográfica que normalmente coincide com um Estado, mas existem estados e nações sem países, como os Cavaleiros de Malta (Estado sem país) e os ciganos (nação sem país), respectivamente. FONTE: https://www.politize.com.br/estado-pais-nacao-diferencas/ […]

Deixe um Comentário