Navegue por categria

O que é a Febraban?

Publicado em:
Compartilhe este conteúdo!
Saiba o que é a Febraban. Imagem: Freepik.
Saiba o que é a Febraban. Imagem: Freepik.

Você conhece a FEBRABAN? Já ouviu falar? Sabe o que ela faz?

Quando pensamos em economia muitos conceitos e assuntos vem a nossa cabeça. O sistema financeiro envolve milhares de pessoas, seja trabalhando no setor ou apenas como usuário, o que abrange a maioria da população brasileira, que tem conta em banco e acesso a rendimentos.

Em um mercado tão grande e tão movimentado, é de se esperar que existam órgãos que regulem, representem e desenvolvam o setor. Se você tem o costume de ler ou ver notícias sobre economia, certamente já se deparou com o nome FEBRABAN em alguma, ou várias, delas.

Nesse texto a Politize! te explica o que é a FEBRARAN e qual a sua importância no mercado financeiro.

Leia também: BNDES: qual a função desse Banco?

O que é a FEBRABAN?

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) é a principal entidade que representa o setor bancário brasileiro. Foi fundada em 1967 no estado de São Paulo, é uma associação sem fins lucrativos, que visa fortalecer o sistema financeiro e suas relações com a sociedade.

O objetivo da Federação é representar seus associados em todas as esferas do governo e entidades representativas da sociedade, trabalhando para o aperfeiçoamento do sistema normativo bancário, trabalhar pela melhoria contínua do sistema, zelar pela sua eficiência, diminuir os níveis de riscos e contribuir para seu desenvolvimento e um crescente acesso da população a produtos e serviços financeiros.

Atualmente a entidade conta com mais de 110 instituições financeiras associadas, o que compreende cerca de 90% das instituições financeiras do Brasil. A lista completa de associados pode ser conferida no site da Febraban.

Como surgiu a Febraban?

A federação foi fundada em 1967, e como nos traz Allan Vidgal (2017, p.45) “nasceu da necessidade de uma entidade que, por um lado, representasse os interesses coletivos dos bancos de forma organizada e coordenada e, por outro, fosse livre e independente dos interesses particulares de cada membro e de seu relacionamento individual com o governo” (Febraban – 50 anos, p. 43).

Os dirigentes do setor bancário constituíram a associação durante o VI Congresso Nacional de Bancos e uma de suas primeiras ações após ser criada foi desenvolver e implementar um modelo único de cheques para todas as instituições, já que até então cada instituição poderia definir como seria seu cheque, dessa forma ele variava de tamanho, conteúdo e apresentação.

Após essa, a Febraban realizou várias alterações no sistema bancário, visando melhorar cada vez mais o serviço, automatizando e facilitando a vida de trabalhadores e clientes.

Mas, e hoje em dia, o que exatamente a Febraban faz?

A Federação possui uma vasta linha de atuação. Todas elas voltadas para o aprimoramento do sistema financeiro, seu crescente desenvolvimento e também a melhoria continua do serviço para a população.

No site da instituição é possível acessar o documento que detalha suas linhas de atuação, conforme abaixo.

Linhas de Atuação

  • Propor e defender mudanças ou edição de normas que aumentem a eficiência do sistema financeiro e o aprimoramento dos seus instrumentos.
  • Desenvolver e manter canais de comunicação com o Executivo, Legislativo, Judiciário, Associações de Classe, Órgãos de Defesa dos Consumidores, Sindicatos e demais entidades e organismos nacionais e internacionais.
  • Coordenar, quando necessária, a contratação de profissionais para a defesa de legítimos interesses dos associados.
  • Realizar e divulgar estudos e pesquisas visando o aperfeiçoamento do sistema financeiro.
  • Comunicar o papel e atuação do sistema financeiro, de forma pró-ativa.
  • Manifestar-se, quando for o caso, sobre temas de interesse da opinião pública.
  • Desenvolver programas de formação e qualificação para os funcionários dos associados.
  • Implementar programas de autorregulação.
  • Divulgar aos associados informações relevantes sobre assuntos objeto de sua atuação.
  • Incentivar e apoiar projetos voltados à preservação da biodiversidade e do uso racional dos recursos naturais.
  • Incentivar e promover o financiamento de iniciativas que estejam em harmonia com o desenvolvimento sustentável.

É importante frisar que a FEBRABAN não realiza operações financeiras de qualquer natureza, ficando a cargo apenas das instituições financeiras realizarem empréstimos, transferências, investimentos e qualquer outro tipo de operação financeira.

Veja também nosso vídeo sobre ecocapitalismo!

Como se obtém uma certificação da FEBRABAN?

Entre as atuações da FEBRABAN vistas no item acima está a de desenvolver programas de formação e qualificação, como a certificação que veremos agora.

O Banco Central do Brasil, através da resolução nº 3.954/2011, estabeleceu a exigência de capacitação e certificação dos correspondentes que atendem o público nas instituições financeiras. Com o objetivo de cumprir essa determinação, a certificação profissional FEBRABAN atesta o nível de conhecimento técnico e especializado dos profissionais que atuam como correspondentes bancários nas mais diversas Instituições Financeiras associadas.

Atualmente o site da FEBRABAN oferece 4 certificações, para diferentes perfis de profissionais:

Correspondentes + LGPD: criada para atestar o nível de conhecimento técnico e a especialização dos profissionais que atuam como Correspondentes (consignado, CDC – Crédito Direto ao Consumidor, Financiamento de Veículos) e agora conta também com conteúdo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados.

Adequação de Ofertas de Produtos e Serviços ao Cliente (SUITABILITY): a Certificação de Suitability – Aspectos Regulatórios, busca a qualificação, aperfeiçoamento contínuo e adequação às praticas do mercado para os profissionais que atuam na comercialização de produtos financeiros. A FBB 310 visa atestar o conhecimento técnico dos profissionais sobre os aspectos regulatórios e a capacidade de identificar as necessidades e interesses dos clientes, para a oferta adequada dos produtos.

Ouvidoria: destina-se a profissionais que atuam, ou venham a atuar, junto às Ouvidorias de Instituições Financeiras, em condição de liderá-las e de responder pelas atividades dessa área.

Agronegócio: destina-se aos profissionais que desempenham atividades relacionadas aos processos de Crédito Rural e Proagro ou que atuam na área.

Para conseguir a certificação, basta entrar no site de certificações da FEBRABAN, realizar a inscrição e fazer o pagamento. A prova fica disponível em cerca de 3 dias. O candidato deverá acessar o ambiente de prova, ler os termos e realizar o aceite, então fazer a prova conforme as instruções dadas. Ao final o sistema faz o calculo das respostas certas e o resultado sai na hora.

E aí, conseguiu compreender o que é a FEBRABAN e qual a sua função? Conta nos comentários!

Referências:

GoCache ajuda a servir este conteúdo com mais velocidade e segurança

1 comentário em “O que é a Febraban?”

  1. Aparecido de Oliveira Pereira

    A FEBRABAN é um dos atores da luta de classe que lutou encarniçadamente ao lado da CONSIF, para impetrar Ação Direta de Inconstitucionalidade, com pedido de liminar (ADI 2.591, conhecida como ADI dos bancos), contra a referida Lei 8.078/90, com o objetivo de excluir, da incidência do CDC, a totalidade das operações bancárias, especialmente quanto à possibilidade de revisão contratual. Também atuou junto ao congresso para eliminar o artigo 192 da CF e por fim, não conseguindo, alterou-o a seu favor, mantendo-o até hoje sem regulamentação. Também nunca se manifestou acerca da famigerada Súmula 596 do STF (contra o povo), que se constitui numa aberração jurídica imposta pela ditadura civil militar a pedido dos banqueiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este conteúdo!

ASSINE NOSSO BOLETIM SEMANAL

Seus dados estão protegidos de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

FORTALEÇA A DEMOCRACIA E FIQUE POR DENTRO DE TODOS OS ASSUNTOS SOBRE POLÍTICA!

Conteúdo escrito por:
Brasiliense que ama viajar e conhecer novos lugares. Me formei em Tecnologia da Informação e tenho paixão especial por livros, músicas e escrita. Adoro conhecer um pouco sobre tudo e estou sempre pesquisando e querendo aprender cada vez mais. Jogo e mestro RPG, escrevo fanfics e um dia pretendo escrever um livro.

O que é a Febraban?

11 jun. 2024

A Politize! precisa de você. Sua doação será convertida em ações de impacto social positivo para fortalecer a nossa democracia. Seja parte da solução!

Pular para o conteúdo