Embaixadora Sílvia Ferrari Abud

 

Desde cedo, interessada por temas da esfera pública, como fortalecimento da cidadania e da  participação da sociedade civil no desenvolvimento social, Silvia percebia que poderia ir além das temáticas apresentadas no curso de Direito para tratar dessas questões. Ela sentia dificuldade para encontrar um espaço que trouxesse diversidade e a ajudasse a dar coesão às suas ideias. Foi com a esperança de encontrá-lo que ela se inscreveu no programa de Embaixadores Politize! de 2018.

Em março de 2018, a primeira turma do Politize! chegou à São Paulo, cidade em que reside. Após participar de um final de semana de imersão na formação de embaixadores, Silvia pensou “é isso que tem a ver comigo!”. A partir desse momento, a educação política passou a ser um de seus principais instrumentos na busca de transformação social, fortalecimento da cidadania e defesa da democracia.

“O Politize! abriu as portas para que eu atuasse nesta grande bandeira”

Silvia apresenta grande motivação e propósito em sua atuação como Embaixadora. Ela entende a atuação dos Embaixadores como uma forma de “aproximar a população da política,  em busca de uma sociedade protagonista e consciente de sua natureza inerentemente política. A política não deveria ser vista como algo negativo”. Ao mesmo tempo em que “atua em busca de uma mudança estrutural na sociedade”, Silvia tem se conectando cada vez mais com a rede de Embaixadores Politize!, uma rede de “pessoas incríveis”.

A Embaixadora também destacou muito a experiência de dar aulas e facilitar dinâmicas que fomentam o exercício de cidadania.

“Não se trata apenas de um momento de transmissão de conteúdos, mas também de estar em contato com outras realidades, com outras visões de mundo, ser mais empática e solidária e, nesse sentido, também de aprender muito e “sair da bolha”. Tive a experiência de dar aulas em comunidades em situação social bastante precária, fiquei muito sensibilizada e consciente da necessidade de potencializarmos ainda mais este trabalho”.

Silvia com turma de alunos do CIEE, onde realizou uma atividade como Embaixadora do Politize!

Silvia com turma de alunos do CIEE, onde realizou uma atividade como Embaixadora do Politize!

Para ela, o Politize! proporcionou experiências que potencializam várias formas de atuação, como quando compôs uma mesa de palestrantes sobre renovação política com o pessoal do RenovaBR (organização que visa formar candidatos para trazer renovação na política) e da Câmara de Vereadores de São Paulo no evento One Young World (um fórum global para jovens lideranças), participando de um painel na Virada Política de 2018.

Também teve a oportunidade de compor a mesa de um debate sobre tecnologia, política e participação de mulheres na política, e apresentar como o  Politize! atuou para engajar as pessoas a votar no evento “Um voto importa”, do Pacto pela Democracia (iniciativa da sociedade civil voltada à defesa da democracia no Brasil).

Outra grande oportunidade que vivenciou foi participar de um evento internacional do Facebook, sobre como melhorar as políticas sociais dentro da sua plataforma e maneiras de implementá-las no Brasil. Nesta ocasião, Silvia falou sobre a atuação do Politize! com educação política e o trabalho dos Embaixadores de conscientização sobre as Fake News. Além destes, muitos outros eventos tanto permitiram a embaixadora conhecer pessoas engajadas, ativistas e membros da sociedade civil organizada, que trouxeram a ela o contato com formas diferentes e inovadoras de atuação no fortalecimento da democracia.

Silvia palestrando no FestiVote, evento do Pacto pela Democracia

Silvia palestrando no FestiVote, evento do Pacto pela Democracia

Entrar para esse ecossistema de transformação social, por meio do programa de Embaixadores, a fez conhecer novas pessoas, movimentos e oportunidades valiosas não só dentro, mas também fora do Politize!, que marcaram sua vida. Constantemente conectada, cada experiência foi expandindo seus horizontes, abrindo novas portas e aumentando sua participação como voluntária em outros movimentos sociais.

Por meio do Politize!, conheceu o pessoal e acabou  entrando para a equipe que organiza a Virada Política (evento anual que ocorre em São Paulo para promover a inovação e participação popular na política); também apoiou a organização do festival “Não Vale a Pena Ver de Novo”, que promoveu uma seleção de eventos culturais que propõem debates sobre os impactos dos regimes autoritários no Brasil e no mundo.

Completamente imersa na rede de Embaixadores e no ecossistema de transformação social, cada dia mais, Silvia veste a camisa do Politize! e defende a educação política como meio de fortalecer a democracia. “Respiro essa causa, e tudo isso começou no Politize!”.

Essa história é baseada nos relatos de Silvia Ferrari Abud, Embaixadora desde 2018 pelo Politize! Junto de Silvia, há uma rede de voluntários comprometidos a fortalecer nossa democracia, levando educação política de qualidade para qualquer pessoa, em todos os cantos do Brasil!

Quer ser parte dessa rede que está transformando o Brasil?

Acesse https://www.politize.com.br/embaixadores-politize/

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar no debate?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *