HubGov: inovação e o governo do futuro

hubgov-wegov

É comum desejarmos novos hábitos e resultados nas nossas vidas. Projetamos a nossa própria imagem, no futuro, realizando por exemplo, atividade física regular, rotina de estudos organizada e controle financeiro. Essas mudanças geralmente se tornam difíceis pela necessidade de mudarmos comportamentos. O êxito no alcance desses objetivos geralmente está acompanhado de técnicas, muitas vezes simples, que ajudam a criar disciplina e apoiar as mudanças.

Se mudar comportamentos no âmbito individual parece difícil, em uma instituição que representa toda a população, essa complexidade é incrivelmente maior. No setor público, cada indivíduo parece projetar o que seria o seu Governo do Futuro. Paradoxalmente, pouco se discutem as técnicas que apoiam a inovação. Não obstante, as instituições públicas de diferentes esferas e poderes não possuem um canal efetivo de co-criação de soluções entre si ou envolvendo a sociedade.

A sociedade, por sua vez, está em transformação em um ritmo cada vez mais acelerado e todas as instituições (não só as públicas) deveriam internalizar uma cultura de inovação para acompanhar novas demandas. Porém, parecemos ocupados demais tentando aplicar conceitos conhecidos em um contexto social completamente inédito.

Governo do Futuro

No setor público, o tema inovação ainda é pouco discutido, apesar da latente necessidade das instituições se reinventarem. Neste contexto, surge a WeGov, uma empresa sediada em Florianópolis – Santa Catarina, com o desafio de disseminar a cultura de inovação no setor público. Há dois anos a WeGov trabalha com organização de rede, curadoria de conteúdo, oficinas e eventos, compartilhando informações e projetos inovadores que possam ser replicados por agentes públicos.

Em 2017, a WeGov lançou o Programa HubGov 2017, com o tema Governo do Futuro. O HubGov é um programa interinstitucional de inovação em governo. Nesse programa, a WeGov auxiliará participantes de 14 instituições públicas a propor soluções inovadoras para um desafio institucional, por meio de trilhas de aprendizado e mentorias. Tudo isso em um ambiente colaborativo para inspirar as equipes na criação de protótipos e soluções inovadoras (coworking). A primeira edição do programa acontecerá de março a setembro de 2017, e será o primeiro Coworking do Setor Público no mundo.

As instituições participantes do programa são: Correios, Secretaria de Segurança Pública de SC, Secretaria da Fazenda de SC, Secretaria de Comunicação de SC, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de SC, Secretaria da Saúde de SC, Prefeitura de Palhoça, Justiça Federal de Santa Catarina, Assembleia Legislativa de SC, CREA-SC e Polícia Militar de SC.

Cada instituição escolheu quatro servidores públicos para passarem por uma jornada de aprendizado e trocas de experiências, constituindo um ambiente de prototipação de soluções.

Leia também: o que são laboratórios de inovação

Legado do programa

O HubGov objetiva, acima de tudo, formar pessoas capazes de pensar nos desafios de forma criativa, cooperativa, com a visão do usuário final do serviço público – o cidadão. Desta forma, os participantes serão estimulados a refletir sobre significado, valor, funcionalidade e forma dos serviços desenvolvidos pelas instituições, sugerindo processos iterativos e incrementais de prototipação para co-criarem soluções relevantes no dia a dia.

A WeGov inaugura o primeiro coworking de servidores públicos do mundo com o objetivo de aproximar os agentes de mudanças positivas nas instituições públicas. Desta forma, confronta-se o excesso de departamentalização e relações hierarquizadas do setor público ao propor um ambiente de co-criação, onde os órgãos públicos podem ir além das fronteiras institucionais para uma atuação de um “governo único” para o “cidadão único”.

Confira também: o que faz um facilitador?

Publicado em 7 de abril de 2017.

We Gov

A WeGov é um espaço de aprendizado em governo, que dissemina a cultura de inovação no setor público. As ações da WeGov tem como premissas: empoderar os agentes públicos; iluminar ideias e ações que possam ser replicadas; aproximar os agentes públicos das três esferas e dos três poderes. Todas as quintas, novo post da WeGov no Politize!. Fique ligado!

 

 

Lincon Shigaki

Lincon Shigaki trabalha na WeGov e cursa Administração na UFSC. Trabalhou com consultoria em gestão no Movimento Empresa Júnior, onde foi Presidente da Ação Júnior e da Fejesc. Possui uma fé inabalável que podemos viver em um país melhor e não consegue se ver fora do processo de transformação dessa realidade.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar no debate?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *