Mão segurando o símbolo do outubro rosa, um laço dobrado ao meio

Outubro Rosa: prevenção é o melhor caminho

Publicado em:
Compartilhe este conteúdo!

O Outubro Rosa é um momento do ano dedicado à luta contra o câncer de mama, uma das principais causas de morte entre as mulheres. Mas por trás dessa data está uma história de conscientização e mobilização global. Antes de mergulhar no significado do Outubro Rosa, vamos entender como as cores temáticas impactam a saúde pública.

Você sabia que todos os meses do ano têm cores temáticas para conscientizar sobre temas relacionados à saúde? Ao longo do ano, campanhas incentivam a prevenção de doenças como o câncer, doenças mentais, doação de sangue e órgãos.

Todo mês de outubro, a cor rosa invade o nosso cotidiano. Televisão, outdoors, redes sociais, laços e broches: tudo fica cor-de-rosa. Mas você sabe por que outubro é sempre tão rosa e o que isso significa? Para entender melhor a campanha do Outubro Rosa, continue lendo este texto na Politize!

O que é Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é uma campanha internacional direcionada à conscientização da população sobre o câncer de mama e do colo do útero e a promover a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. Além de proporcionar maior acesso aos serviços de tratamento, auxiliando para a diminuição da taxa de mortalidade.

Uma das atividades mais utilizadas é a ação de iluminar com a cor rosa monumentos famosos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. pois é uma expressão visual facilmente entendida por todos.

No Brasil, a primeira iniciativa do Outubro Rosa foi a iluminação do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como Obelisco do Ibirapuera, feita por um grupo de mulheres simpatizantes da causa no dia 2 de outubro de 2002, em São Paulo.

O movimento ganhou visibilidade no país quando diversas entidades ligadas ao câncer de mama realizaram o mesmo movimento de iluminar prédios ou monumentos em suas cidades em outubro de 2008.

Como surgiu o Outubro Rosa?

No final da década de 1970, uma mulher chamada Susan Goodman Komen descobriu que estava com câncer na mama. Naquela época não existiam tratamentos para a cura da doença, nem métodos de prevenção.

Seu diagnóstico serviu de inspiração para que sua irmã e melhor amiga, Nancy Goodman Brinker, prometesse que faria o possível para conscientizar as pessoas sobre o câncer de mama.

Em 1980, após dois anos do falecimento da sua irmã, Nancy Brinker, criou a Fundação Susan. G. Komen for The Cure. Com o passar dos anos, a fundação realizou ações para popularizar e tornar mais conhecido este tipo de câncer.

Uma dessas campanhas aconteceu em 1983, a primeira Race for the Cure” ou “Corrida pela Cura” na cidade de Dallas, no Texas, com 800 participantes. No ano de 1986, ocorre o primeiro Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama que é realizado em outubro.

A Fundação Susan. G. Komen for The Cure designou a fita cor de rosa como um símbolo nacional para a causa, distribuindo uma para cada participante na “Corrida da Cura” em Nova York. Ainda nos anos 1990, algumas cidades norte-americanas iniciaram de forma permanente a promover ações de prevenção ao câncer de mama.

Texto: Outubro Rosa: prevenção é o melhor caminho
Mãos diversas segurando um laço rosa. Imagem: Freepik

O que é o câncer de mama e o câncer no colo do útero?

O câncer de mama é um grupo diverso de doenças, com comportamentos diferentes. O indício mais frequente de câncer de mama é o aparecimento de nódulos, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos.

Em 2022, foram diagnosticados 2,3 milhões de novos casos de câncer de mama em mulheres em todo o mundo. Esse tipo de câncer é o mais frequente entre o público feminino e representa a principal causa de morte por câncer nessa população.

Em solo brasileiro, o câncer de mama é também o tipo de câncer mais incidente em mulheres de todas as cinco regiões do país, depois do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é que ocorrerão 73.610 casos novos da doença entre os anos de 2023 até 2025.

Já o câncer do colo do útero (CCU), também conhecido como câncer cervical, é um tipo de câncer que se desenvolve nas células da região mais baixa do útero. Isso acontece quando as células começam a se reproduzir de forma desordenada.

A maioria dos casos de câncer de útero estão relacionados à infecção genital pelo Papilomavírus humano (HPV). Esse vírus é sexualmente transmissível, muito frequente na população e a contaminação é evitável com o uso de preservativos.

Segundo o INCA, entre os anos de 2023 e 2025, é esperado que surjam mais de 17 mil novos casos da doença. Isso representa aproximadamente 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.

Imagem de uma representação de plástico do útero e ovários humanos. Texto: Outubro Rosa: prevenção é o melhor caminho
Útero e ovários humanos. Imagem: Freepik

Exemplos de campanhas de Outubro Rosa

Todos os anos, governos, instituições e empresas criam e divulgam diferentes campanhas no Outubro Rosa em conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer no colo do útero no Brasil e no mundo.

No Brasil, a data se tornou oficial quando a Lei nº 13.733/18 foi criada em 2018. Ela prevê a realização anual de atividades para a conscientização desses cânceres. Entre elas:

I – iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa;

II – promoção de palestras, eventos e atividades educativas;

III – veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações em banners, em folders e em outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, que contemplem a generalidade do tema;

IV – realização de atos lícitos e úteis para a consecução dos objetivos da campanha.

Em 2024, o Ministério da Saúde lançou a campanha do Outubro Rosa com o tema “Mulher: seu corpo, sua vida”. A campanha foi protagonizada por mulheres de diferentes etnias e idades dando um auto abraço, uma forma de reafirmar o protagonismo feminino e valorizar o autocuidado.

Em 2022, a Adidas, marca esportiva, lançou uma linha especial de camisetas cor-de-rosa customizadas em parceria com times brasileiros. Elas seguiram as identidades visuais do Atlético Mineiro, Cruzeiro, Flamengo, Internacional e São Paulo. As camisas tinham a finalidade de reforçar a importância do diagnóstico precoce, o autoexame e outras medidas preventivas.

Já a companhia de aviação Azul, criou a campanha ‘Quem se cuida voa mais longe” no Outubro Rosa. Uma das ações é um site que aborda o tema com informações sobre a doença, mitos e verdades e depoimentos de tripulantes da empresa que passaram pelo tratamento do câncer de mama e receberam alta.

Resultados obtidos

De acordo com uma pesquisa intitulada “Does Pink October really impact breast cancer screening?” publicada na revista internacional Public Health in Practice, em 2022, a campanha do Outubro Rosa aumentou o número de mamografias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em até 39%.

O estudo usou os dados do Ministério da Saúde sobre rastreamento mamográfico correspondente ao período de janeiro de 2017 a dezembro de 2021 para fazer a análise. Com base nisso, percebe-se que o aumento no número de mamografias realizadas pelo SUS no mês de outubro é de 33%, no mês de novembro é de 39% e no mês de dezembro é de 22%.

Durante a pandemia causada pelo Covid-19, entre os anos de 2020 e 2021, foi visto um aumento no número de mamografias nos meses afetados pela campanha. A pesquisa também revelou que, ao longo do período que foi estudado, aconteceu um aumento de 14,6% no número de mamografias feitas.

E aí, entendeu o que pretende o Outubro Rosa? Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários!

Referências:

WhatsApp Icon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este conteúdo!

ASSINE NOSSO BOLETIM SEMANAL

Seus dados estão protegidos de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

FORTALEÇA A DEMOCRACIA E FIQUE POR DENTRO DE TODOS OS ASSUNTOS SOBRE POLÍTICA!

Conteúdo escrito por:
Maranhense, graduanda em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. Apaixonada pela cultura e história do povo preto. Leitora de romances clichês.
Santos, Layane. Outubro Rosa: prevenção é o melhor caminho. Politize!, 25 de novembro, 2024
Disponível em: https://www.politize.com.br/outubro-rosa/.
Acesso em: 9 de dez, 2024.

A Politize! precisa de você. Sua doação será convertida em ações de impacto social positivo para fortalecer a nossa democracia. Seja parte da solução!

Pular para o conteúdo