Navegue por categoria

Afinal, como se cria um partido político no Brasil?

Publicado em:
Compartilhe este conteúdo!

Ao longo dos textos anteriores, discutimos sobre a importância dos partidos políticos para o desenvolvimento da democracia, bem como as razões pelas quais o povo brasileiro tem se sentido cada vez menos representado pelas legendas. Neste terceiro texto, trataremos dos instrumentos legais existentes para a criação de partidos políticos.

Há vinte anos entrava em vigor a Lei 9.096/95, popularmente conhecida como a lei dos partidos políticos. Tal norma foi criada para regulamentar os artigos 14, §3º, V, e 17 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, que tratam da elegibilidade e filiação partidária e da liberdade de criação de partidos políticos, respectivamente. Combinado com o texto constitucional, em 2010 o Tribunal Superior Eleitoral publicou a Resolução TSE nº 23.282/10, que disciplina a criação, organização, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos.

Somente em setembro de 2015, três novos partidos foram oficialmente criados: O Partido Novo (15.09.2015), a Rede Sustentabilidade (22.09.2015) e o Partido da Mulher Brasileira (29.09.2015). Como explanado em textos passados, os partidos políticos têm como prerrogativa canalizar as demandas sociais para fins de representação da coletividade. Então vamos entender como se cria um partido político no Brasil, passo a passo?


Que tal baixar esse infográfico em alta resolução?

Como você pode ver, não é uma tarefa simples criar e registrar um partido político no Brasil. Isso se deve, em boa medida, à necessidade de se comprovar o grau de representatividade que o partido terá, bem como se o mesmo possuirá programa de governo que possa canalizar as demandas sociais para bem representar ao povo.

E para ser um candidato? Será que é difícil? Descubra aqui!

GoCache ajuda a servir este conteúdo com mais velocidade e segurança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este conteúdo!

ASSINE NOSSO BOLETIM SEMANAL

Seus dados estão protegidos de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

FORTALEÇA A DEMOCRACIA E FIQUE POR DENTRO DE TODOS OS ASSUNTOS SOBRE POLÍTICA!

Afinal, como se cria um partido político no Brasil?

13 jul. 2024

A Politize! precisa de você. Sua doação será convertida em ações de impacto social positivo para fortalecer a nossa democracia. Seja parte da solução!

Pular para o conteúdo