Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Print Friendly, PDF & Email

Politize! no Social Good Brasil Lab 2015

Você já ouviu falar do Social Good Brasil ou SGB? Trata-se de uma organização social inovadora, que tem por missão inspirar, conectar e apoiar, indivíduos e organizações para o uso das tecnologias, novas mídias e comportamento inovador para contribuir com a solução de problemas da sociedade.

Entre as diversas iniciativas dessa organização está o SGB Lab, que é um laboratório que ajuda a viabilizar projetos que usam as tecnologias e novas mídias para melhorar o mundo. No dia 29/05/2015 o Politize! foi selecionado, entre mais de 400 inscritos, de todo o Brasil, para compor um time de 50 empreendedores na edição 2015. Quer saber como foi todo o processo pela ótica de um labber? Então fica com a gente até o final e prepare sua inscrição para 2016!

A seleção

O Lab é baseado em desafios, o objetivo é estimular o desenvolvimento das ideias e normalmente não conseguimos isso sentados, tem que agir bastante. O primeiro contato que tivemos com a dinâmica do Lab foi a realização de um desafio, sem nem mesmo ter sido selecionados. Entre os mais de 400 inscritos, metade foi convocada para uma primeira tarefa, o que culminou na seleção final das 50 iniciativas participantes. Tendo êxito nela, estávamos de fato dentro do SGB Lab 2015.

Uma vez selecionado você deve confirmar seu interesse em participar pagando uma taxa de R$ 700,00 que são totalmente revertidos para as ideias “vencedoras” (calma que chegaremos lá!). Então, com 50 empreendedores x 700 reais o Lab cria um fundo de R$ 35.000,00 que serve como investimento semente para os empreendedores finalistas. Feito isso, é só se preparar para o primeiro encontro presencial!

Os encontros

Foram quatro encontros presenciais, todos realizados em Florianópolis:

#sejoga: puro Design Thinking. Foram três dias de imersão com o pessoal da IntoActions discutindo e aplicando os ensinamentos do DT;

#vaiprarua: conceitos de Lean Startup. Também foram três dias de imersão mas agora com Marcio Jappe da Semente Negócios, onde nos aventuramos nos conceitos de MVP e teste de hipóteses;

#hackaton: diversos voluntários da área de TI e marketing digital ajudaram todos os labbers a criarem seus protótipos e plataformas;

#mostrapromundo: um dia com o pessoal da SOAP aprimorando nosso pitch final. No dia seguinte tivemos o Demo Day, onde, dos 50 empreendedores iniciais, 35 apresentaram suas iniciativas. No último dia houve um fechamento do Lab com reflexões e aprendizados e o anúncio das 6 iniciativas finalistas que vão participar do Seminário Social Good Brasil 2015.

O Seminário, promovido pelo Social Good Brasil todos os anos desde 2012, é o palco para os empreendedores finalistas apresentarem seus projetos a uma banca. É nesse momento que o investimento semente, citado anteriormente, é anunciado para uma ou mais iniciativas. O Seminário deste ano está marcado para 12 e 13 de Novembro. Quer participar? É gratuito! Mais informações aqui.

Os desafios, webinars, mentoria

Como dito anteriormente, o objetivo do Lab é estimular o desenvolvimento das ideias, seja conhecendo bem o seu problema e público alvo, seja focando em seu modelo de negócio ideal. Ao final de cada encontro um desafio novo era lançado, ou seja, não faltava trabalho até o próximo encontro. Sem contar as vezes em que recebíamos mais desafios por email. Algo bem importante são os feedbacks dados pela equipe do SGB Lab após a resolução de cada desafio, afinal sempre queremos saber da nossa progressão e pontos a melhorar. Os desafios serviram como pré requisitos para continuar no processo, por isso apenas 35 empreendedores, dos 50 iniciais, chegaram até o Demo Day. Quer mais detalhes sobre todas as iniciativas que se apresentaram? Clique aqui.

Já os webinars serviram como uma espécie de complemento ao processo de incubação vivenciado no Lab, além de ser um momento de conexão com o grupo, já que os encontros presenciais aconteciam de tempo em tempo. Participamos de webinars sobre Teoria de Mudança, Tecnologias Exponenciais e Visões de Futuro, por exemplo. Todos com convidados especiais que entendem bem do tema. Tivemos também um processo de mentoria individual onde cada labber teve a oportunidade de conversar 1 hora por semana com um mentor. Além disso o SGB proporcionou acesso a outros mentores experts em áreas como educação, saúde e mobilidade, com disponibilidade para conversas coletivas com labbers.

crowdfunding

O futuro

Com toda certeza o processo do Lab dará um futuro para todas as iniciativas e seus empreendedores. Todas? Sim. Algumas vão escolher outro caminho, outras vão se juntar, outras vão perceber que precisam adaptar muitas coisas e, é claro, muitas vão guinar e promover um verdadeiro impacto social. Ou seja, todos saem ganhando. Da nossa parte, ter participado com o Politize! foi uma grande experiência e uma ótima jornada, desejamos muito sucesso a todos os labbers e suas iniciativas.

Encerramos essa história com a foto do dia do Demo Day, nossa formatura labber, e nosso agradecimento ao Social Good Brasil e a todos esses empreendedores que acreditam em um mundo melhor. Já que a vida é sobre pessoas, aqui estão elas 🙂

Para saber ainda mais sobre o Social Good Brasil e seus projetos, acesse: www.sgb.org.br

Se esse é seu primeiro contato com o Politize! não deixe de assistir ao nosso vídeo para entender ao que viemos. Depois, é só se aventurar na plataforma pois temas e trilhas sobre política e cidadania não faltam!

Publicado em 19 de outubro de 2015.

Gabriel Marmentini

Administrador público, mestrando em Administração e gestor no Politize!