Concurso Causas Comuns do Instituto Cidade Democrática

Semana passada, falamos sobre as 17 metas globais da Agenda 2030 (também conhecidos como Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), as quais líderes de todos os países se comprometerão a alcanar, em encontro na sede da ONU, em Nova York, no dia 25/09. Já falamos como o Politize! está alinhado com essas metas e quer sua ajuda.

Pois bem, agora vamos falar sobre uma iniciativa muito bacana, relacionada à Agenda 2030 e que vem de uma instituição parceira do Politize!. É o “Concurso Causas Comuns”, realizado pelo Instituto Cidade Democrática. Para quem não conhece, o Cidade Democrática é uma organização do tipo Think and Do Tank e atua focado no fomento à participação social no Brasil. O instituto atua através da realização de pesquisas para levantar dados que ajudem a alavancar o poder da sociedade civil no nosso país. Essas pesquisas já deram origem a estudos muito interessantes, como o Mapeamento do Ecossistema de Participação Social no Brasil.

Além disso, partindo para o lado mais prático, o Cidade Democrática organiza regularmente vários concursos de ideias, em que cidadãos, organizações da sociedade civil e governantes são incentivados a trazer ideias de melhorias de serviços públicos e novas ferramentas para o aumento do engajamento da sociedade civil, tudo através de plataformas online. Alguns concursos realizados pela instituição foram o Sorocaba Colaborativa, em que a sociedade civil da cidade de Sorocaba-SP foi convidada a trazer ideias para tornar a cidade um lugar melhor para se viver, e o Cidadonos, concurso realizado na cidade de Jundiaí-SP e que já teve três edições.

crowdfunding

Sobre o Concurso Causas Comuns

O Concurso Causas Comuns, lançado no dia 24 de setembro e alinhado ao objetivo 16 (paz e justiça) dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, tem como objetivo promover ideias inovadoras para as áreas de transparência, acesso à justiça, segurança e paz na cidade de São Paulo.

O concurso ficará aberto por um período de 80 dias e terá duas fases. Na primeira fase (chamada de Propostas), os participantes trazem suas ideias, além de poder seguir e comentar propostas de outros participantes, de forma que as propostas apresentadas sejam discutidas e aprimoradas ao máximo.

A segunda fase é chamada de Aplauso, em que os próprios participantes determinarão quais propostas eles apoiam. As 12 propostas que angariarem mais apoiadores serão premiadas pelo Cidade Democrática, ganhando visibilidade nas redes sociais e sendo apresentadas diretamente aos governos municipal, estadual e federal entre janeiro e fevereiro de 2016.

Como você pode ver, essa é uma grande oportunidade para você compartilhar as suas ideias sobre as nossas políticas públicas e, quem sabe, vê-las se tornando realidade. Faça parte dessa iniciativa, visite o site do concurso neste link!

Publicado em 28 de setembro de 2015.

Bruno André Blume

Bacharel em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e editor de conteúdo do portal Politize!.