Politize! e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Publicado em:
Compartilhe este conteúdo!

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.Em 25 de setembro de 2015, 193 líderes mundiais se reuniram na Organização das Nações Unidas para se comprometer com um novo conjunto de 17 metas globais para os próximos 15 anos. São elas: erradicação da pobreza; erradicação da fome; saúde de qualidade; educação de qualidade; igualdade de gênero; água limpa e saneamento; energias renováveis; empregos dignos e crescimento econômico; inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo responsável; combate às mudanças climáticas; vida debaixo da água; vida sobre a terra; paz e justiça; parceria pelas metas.

Com essas metas, eles pretendem alcançar 3 objetivos extraordinários:

1) Erradicar a pobreza extrema.

2) Combater a desigualdade e a injustiça.

3) Conter as mudanças climáticas. 

Confira um pouco mais no vídeo abaixo:

São objetivos ousados e que envolvem muita ação e mudança, não acha? Pois bem, onde o Politize! entra nessa história toda? Bom, nós não apenas apoiamos que governantes do mundo todo se comprometam em alcançar tais objetivos, como também estamos comprometidos em fazermos a nossa parte para que elas sejam alcançadas.

Afinal, não adianta esperar que as mudanças que queremos ver no mundo comecem unicamente pela iniciativa de políticos: nós também temos que colocar a mão na massa e fazer parte dessa mudança! Por isso, separamos algumas das 17 metas em que o trabalho do Politize! tem um impacto mais visível:

Educação de qualidade

O Politize! nasceu justamente para suprir uma importante lacuna da educação brasileira: o grande déficit de conhecimento da população sobre o nosso sistema político-partidário. Temos como pretensão fazer com que mais e mais pessoas conheçam a política do nosso país e, a partir disso, passem a ser cidadãos mais engajados, que tomem iniciativas relacionadas a esse sistema político. Entendemos que isso é essencial para combater problemas como a corrupção, o patrimonialismo e para que cada vez mais surjam iniciativas de melhoria na gestão pública.

A população possui instrumentos à sua disposição para se envolver diretamente com a política brasileira, instrumentos como a iniciativa popular, a Lei de Acesso à Informação e o Portal da Transparência. Mas é preciso que esses instrumentos sejam conhecidos e que novos canais de comunicação e ação sejam abertos. Não teremos uma gestão pública voltada para o cidadão enquanto o cidadão não se manifestar e se envolver diretamente com a política de seu país.

Além disso, o Politize! tem como meta implementar um programa próprio nas escolas brasileiras, de modo a trazer diretamente aos estudantes de ensino fundamental e médio informações sobre a política de seu país, e principalmente trazer incentivos e ferramentas para que eles mesmos identifiquem problemas em sua comunidade e procurem resolvê-los através da ação coletiva.

Inovação e infraestrutura

O Politize! também busca fazer a diferença através da inovação. Se de uma forma geral o ensino básico brasileiro não fornece aos alunos as informações básicas para que ele entenda a política de seu próprio país, então por que não fazer diferente, fornecendo essas informações com o melhor que a tecnologia pode oferecer? Procuramos atingir o nosso objetivo por meio de conteúdos interativos, como infográficos e vídeos. Além disso, a plataforma deve, em um futuro próximo, disponibilizar games com os conteúdos, de modo que o usuário poderá aprender tudo sobre política enquanto relaxa e se diverte!

Cidades e comunidades sustentáveis

Entendemos que o nosso trabalho também incentiva a promoção da sustentabilidade, um conceito cada vez mais importante para a sociedade contemporânea. Com a maior politização da população, surge a preocupação com o ambiente em que se vive, com a qualidade de vida nas zonas urbanas e com o consumo consciente.

Você também pode ajudar!

É isso mesmo, você também pode ajudar a promover as metas globais! Mas como você pode fazer isso de maneira simples e direta? É simples: procure divulgar essa iniciativa o máximo possível. Faça como o Politize! e conte para todos os seus conhecidos sobre as novas metas globais! Você também pode tirar uma selfie das metas globais, ou apoiar o Politize! em nossa missão. São atitudes pequenas e que ajudam a espalhar ainda mais a mensagem.

GoCache ajuda a servir este conteúdo com mais velocidade e segurança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este conteúdo!

ASSINE NOSSO BOLETIM SEMANAL

Seus dados estão protegidos de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

FORTALEÇA A DEMOCRACIA E FIQUE POR DENTRO DE TODOS OS ASSUNTOS SOBRE POLÍTICA!

Conteúdo escrito por:
Bacharel em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Politize! e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

26 mar. 2024

A Politize! precisa de você. Sua doação será convertida em ações de impacto social positivo para fortalecer a nossa democracia. Seja parte da solução!

Pular para o conteúdo