Distribuição gratuita de água em eventos? Saiba mais!

Publicado em:
Compartilhe este conteúdo!

Em novembro de 2023, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) publicou uma portaria que obriga a distribuição gratuita de água em eventos feitos em dias de calor, com altas temperaturas. Mas o que exatamente isso significa na prática? A Politize! preparou um material especial para explicar o que muda.

Leia também: Aquecimento global: o que está em discussão?

Como surgiu a ideia de distribuição de água em eventos?

Os shows que aconteceram em São Paulo e no Rio de Janeiro, em novembro de 2023, foram marcados por dias de calor intenso, com sensação térmica que chegou a 60ºC. Em uma das ocasiões, a apresentação realizada pela cantora estadunidense Taylor Swift, no Estádio Nilton Santos, em 17/11/2023, mais de mil pessoas desmaiaram e uma fã faleceu por conta de exaustão térmica.

Por conta dos eventos, o Governo anunciou uma portaria que garante a distribuição gratuita de água em eventos. O documento foi anunciado pelo Ministro da Justiça, Flávio Dino, e conta com a validade de 120 dias, terminando em março de 2024.

Pessoas na frente de estádio sendo molhadas por uma mangueira, ao fundo o sol apresentando uma situação de calor.
Fãs sendo refrescados na fila. Foto: Tercio Teixeira/AFP.

O que diz o documento?

Segundo a portaria Nº 35, de 18 de novembro de 2023, o objetivo do documento é estabelecer estratégias para a proteção da saúde de consumidores em shows e festivais, por meio da distribuição de água. Além disso, incluí também qualquer evento de grandes proporções.

No segundo parágrafo da portaria, os deveres das produtoras de eventos ficam definidos:

  • As empresas devem garantir o acesso gratuito de garrafas de uso pessoal, contendo água para consumo no evento. Também devem disponibilizar bebedouros ou realizar distribuição de embalagens com água adequada para consumo;
  • Devem também garantir a localização estratégica de pontos de vendas de comidas e bebidas e de pontos de distribuição gratuita de água;
  • Para finalizar, as produtoras de eventos devem assegurar espaço e estrutura para garantir resgates rápidos em caso de intercorrências de saúde e situações de perigo.

Para finalizar, a Senacon define que a fiscalização dessas normas devem ser feitas por órgãos estaduais e municipais.

Outras iniciativas: quem mais defende a distribuição de água?

Foto de Ana Clara, com blusa escrito Eu amo Taylor Swift na rente do estádio do show
Ana Clara Benevides em show. Foto: Arquivo pessoal/Daniele Menin.

Além do projeto da Senacon, o Projeto de Lei Nº 5.539/2023 foi apresentado pela coautoria dos deputados Ana Pimentel – PT/MG, Rubens Pereira Júnior – PT/MA, Rubens Otoni – PT/GO e outros 46 deputados de todo o Brasil. A legislatura ainda está em tramitação.

Também conhecido como Lei Ana Benevides, o projeto cria normas sobre o fornecimento obrigatório e gratuito de água em eventos artísticos, shows e festivais de música. Na justificativa da legislatura, o texto destaca o impacto das mudanças climáticas na saúde pública. Além de ressaltar o seguinte:

“é imprescindível que o Parlamento brasileiro apresente diretrizes e orientações de modo a incentivar comportamentos mais saudáveis e adequados ao enfrentamento das emergências climáticas.”

Entenda: Quem pode criar leis? Aprenda tudo sobre o processo legislativo!

Por que tanto calor?

A alta nas temperaturas que atingiram o Brasil no final de 2023 foi influenciada por três razões: alta pressão atmosférica, o fenômeno El Niño e mudanças climáticas. Ou seja, é preciso entender como cada uma dessas razões funciona.

Alta pressão atmosférica: o que é?

Foto que mostra que com a alta pressão o calor desce e com a baixa pressão a tendência é o aumento das chuvas
Atuação da pressão atmosférica. Foto: Reprodução.

A pressão atmosférica está relacionada ao peso, a massa do ar. Além disso, é um dos fatores determinantes para as condições climáticas. Essas condições ocorrem de jeitos diferentes em partes diferentes do mundo.

Essa pressão também é responsável pela ocorrência de ventos, já que o ar tende a se deslocar para áreas de menor pressão. Ou seja:

  • Baixa pressão: o ar tende a se acumular no seu centro, causando acúmulo de nuvens e umidade;
  • Alta pressão: o ar tende se afastar do seu centro, tornando o tempo mais seco e com calor mais presente.

Aprenda mais com nosso conteúdo: Mudanças climáticas no verão: a hora de agir é agora

O que é o fenômeno El Niño?

Foto do planeta através das ondas de calor mostrando o El niño
El Niño. Foto: National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA).

O El Niño é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico. É um fenômeno natural, com ocorrência em intervalos irregulares, cujo os efeitos podem durar até um ano e meio. No Brasil, ele causa secas na região Nordeste e chuvas intensas na região Sul. Atua de forma conjunta com os efeitos da pressão atmosférica, intensificando seus resultados.

Mudança climática: o verdadeiro vilão

Imagem de mar com poucas geleiras derretidas.
Geleiras derretidas. Foto: William Bossen/Unsplash.

A principal mudança climática que vem sido sentida pelos seres humanos nos últimos anos é o aquecimento global. Ele se refere ao aumento da temperaturamédia do planeta, que acontece quando a emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEE) aumentam de forma desrregulada.

Leia mais: Efeito estufa, aquecimento global e crise climática: qual a relação?

Esse aumento foi notado pela primeira vez após a Revolução Industrial. Desde então, a situação só tem piorado. Além das consequências já conhecidas, como o derretimento de geleiras e aumento do nível do mar, o aumento da temperatura afeta no plantio de alimentos e na distribuição de água potável.

Além disso, o assunto afeta diretamente a vida da população, principalmente das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade econômica.

Água gratuita: eventos já se adequam

Mulher distribuindo água para sambistas
Carnaval do Rio de Janeiro contou com água gratuita. Foto: Águas do Rio.

Desde que a portaria da gratuidade de água em eventos passou a valer, eventos e cidades começaram a se adequar para seguir as normas. No Rio de Janeiro, por exemplo, a empresa Águas do Rio, que realiza a distribuição e o tratamento de água e esgoto, divulgou que entregou mais de 140 mil ecocopos de água durante o Carnaval.

Além disso, em Curitiba, o festival de Música “Coolritiba” já anunciou que a edição de 2024 contará com a distribuição de água.

Enquanto a Lei Ana Benivides não entra em votação na Câmara dos Deputados, o assunto da distribuição gratuita de água em eventos será debate constante. E você? Qual sua opinião sobre o tema? Deixe nos comentários!

Referências:

GoCache ajuda a servir este conteúdo com mais velocidade e segurança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este conteúdo!

ASSINE NOSSO BOLETIM SEMANAL

Seus dados estão protegidos de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

FORTALEÇA A DEMOCRACIA E FIQUE POR DENTRO DE TODOS OS ASSUNTOS SOBRE POLÍTICA!

Conteúdo escrito por:
Por ser apaixonada por leitura desde pequena, escrever se tornou minha profissão e parte da minha identidade. Sou caiçara, jornalista e curiosa sobre como as relações sociais e políticas funcionam.

Distribuição gratuita de água em eventos? Saiba mais!

23 abr. 2024

A Politize! precisa de você. Sua doação será convertida em ações de impacto social positivo para fortalecer a nossa democracia. Seja parte da solução!

Pular para o conteúdo