Os 5 órgãos mais importantes no combate à corrupção no Brasil

Publicado em:

Compartilhe este conteúdo!

Você sabia que a maior parte dos brasileiros não conhece os principais órgãos de combate à corrupção? Essa foi a conclusão de uma pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), que revelou que 55,1% dos entrevistados nunca ouviram falar no TCU, enquanto 68% desconhecem a CGU.

Neste texto, vamos esclarecer quais são os órgãos que atuam no combate à corrupção no Brasil, seja por meio da investigação, fiscalização, supervisão ou pela responsabilização e julgamento de diversos casos.

Veja também: o que são e o que fazem as CPIs

1) Controladoria-Geral da União (CGU)

A Controladoria-Geral da União é um órgão do Governo Federal responsável por prestar assistência ao Poder Executivo em todos os assuntos relacionados à defesa do patrimônio público e à promoção da transparência da gestão pública. 

As principais atividades da CGU são: 

  • Controle interno (financeiro);
  • Auditoria pública;
  • Ouvidoria;
  • Correição (punição de infrações disciplinares dentro da Administração Pública);
  • Prevenção e; 
  • Combate à corrupção.

A Controladoria-Geral da União funciona como um centro de ações voltadas ao combate da corrupção, realizando fiscalização, recebendo denúncias e reclamações, realizando punições a funcionários públicos e promovendo a transparência na administração pública.

A CGU iniciou suas atividades em 2003, depois de ter sido criada por meio de medida provisória pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Uuma das maiores ações promovidas pela Controladoria-Geral da União foi o lançamento do Portal da Transparência, no ano de 2004, iniciativa que foi internacionalmente premiada.

A Ouvidoria da CGU mantém o Fala.BR, um portal de denúncias e manifestações diversas como sugestões, reclamações e elogios, para que o cidadão possa registrar fatos importantes relacionados ao trabalho dos agentes, órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. Se você tiver algo para falar a respeito do trabalho do Governo Federal, esse é um canal que pode ser útil.

Imagem do prédio da CGU

2) Departamento de Polícia Federal (DPF)

A Polícia Federal é a principal instituição policial do Brasil. Ela está subordinada ao Ministério da Justiça. Esse órgão faz o trabalho de apuração de infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses. 

Ela também previne e reprime o tráfico de drogas, o contrabando, exerce funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras. 

Outras atribuições são: 

  • Combate à pedofilia;
  • Combate ao terrorismo;
  • Combate aos crimes cibernéticos;
  • Combate aos crimes contra povos indígenas;
  • Repressão ao desvio de recursos públicos;
  • Repressão aos crimes ambientais;
  • Combate aos crimes políticos.

Por fim, a Polícia Federal exerce com exclusividade a função de polícia judiciária da União, o que significa que ela apura crimes cometidos no âmbito da União (Governo Federal). 

É por isso que a maioria dos grandes escândalos de corrupção deflagrados nos últimos anos foram descobertos por meio de operações especiais da Polícia Federal, como a recente Operação Lava-Jato.

3) Tribunal de Contas da União (TCU)

Enquanto a Controladoria-Geral da União realiza o controle interno das contas do Governo Federal, o TCU cumpre o papel de realizar o controle externo dessas contas, junto com o Congresso Nacional. 

O TCU tem suas competências previstas nos artigos 71 a 74 da Constituição de 1988. Entre essas competências estão: 

  • Apreciar todos os anos as contas do Presidente da República; 
  • Julgar as contas dos administradores públicos; 
  • Realizar inspeções e auditorias por iniciativa própria ou a pedido do Congresso;
  • Fiscalizar a aplicação de recursos da União repassados a estados e municípios.

O TCU ficou em evidência na mídia em 2015 por conta do parecer negativo em relação às contas do governo Dilma. Uma das principais razões para a rara rejeição das contas foram as pedaladas fiscais, manobras fiscais que serviram de base para abrir o processo de impeachment contra a então presidente Dilma Rousseff.

4) Ministério Público (MP)

O Ministério Público é uma instituição independente e autônoma, essencial para a função jurisdicional do Estado brasileiro, isto é, para a função de julgar

O MP age na defesa da ordem jurídica, do regime democrático de direito e na defesa de direitos sociais. Isso significa que o seu trabalho é garantir que os direitos constitucionais sejam cumpridos. 

Além do Ministério Público Federal, que tem representações em todos os estados, cada estado tem seu próprio Ministério Público.

A grande missão do MP é defender a sociedade de maneira coletiva. Assim, se algum cidadão estiver sofrendo alguma violação que não atinja somente a ele, mas a toda a sociedade, ele pode acionar o Ministério Público. 

Para isso, ele tem à sua disposição um importante instrumento jurídico: a ação civil pública. Ele também pode agir sem precisar ser acionado, desde que sua ação seja direcionada a fatos que atingem os interesses coletivos.

Assista este vídeo da Politize! que explica mais sobre o tema!

Alguns exemplos de casos em que o Ministério Público atua: 

  • Ações que envolvam o Presidente da República, senadores, deputados e outros agentes políticos com foro privilegiado
  • Infrações que podem causar prejuízo ao erário, como desvio de dinheiro público; e
  • Crimes políticos praticados contra a União ou empresas públicas e autarquias.

Leia este post para entender tudo sobre o Ministério Público!

5) Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF)

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras foi criado em 1998 e é vinculado ao Ministério da Fazenda. A principal missão do COAF é coibir o crime de lavagem de dinheiro, disciplinando, aplicando penas administrativas. Também serve para receber, examinar e identificar ocorrências suspeitas de atividades ilícitas relacionadas à lavagem de dinheiro. 

Para isso, o conselho fiscaliza de perto vários setores da economia, como o sistema financeiro, o mercado imobiliário, o mercado de seguros, as juntas comerciais e o transporte e guarda de valores. Além disso, investiga casos de financiamento do terrorismo.

Entre 2015 e 2024, o número de comunicações de operações financeiras suspeitas ao Coaf cresceu 766,6%, saltando de 296.183 para mais de 2,5 milhões de alertas. 

O volume expressivo revela o avanço na identificação de atividades financeiras atípicas, mas também evidencia a crescente sofisticação dos mecanismos de lavagem de dinheiro no país.

E então, entendeu tudo sobre os órgãos de maior importância quando o assunto é corrupção no Brasil? Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários!

A trilha sobre corrupção chegou ao fim! Volte ao início: corrupção ativa e passiva

Publicado em 16 de setembro de 2015. Atualizado em 26 de agosto de 2025.

Referências

WhatsApp Icon

Deixe um comentário

Conectado como Marcus. Edite seu perfil. Sair? Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este conteúdo!

ASSINE NOSSO BOLETIM SEMANAL

Seus dados estão protegidos de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

FORTALEÇA A DEMOCRACIA E FIQUE POR DENTRO DE TODOS OS ASSUNTOS SOBRE POLÍTICA!

Conteúdo escrito por:

Bruno André Blume

Bacharel em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Blume, Bruno. Os 5 órgãos mais importantes no combate à corrupção no Brasil. Politize!, 26 de agosto, 2025
Disponível em: https://www.politize.com.br/combate-a-corrupcao/.
Acesso em: 26 de ago, 2025.

A Politize! precisa de você. Sua doação será convertida em ações de impacto social positivo para fortalecer a nossa democracia. Seja parte da solução!

Secret Link