Políticas públicas: como você pode participar

Este é o quarto texto de uma trilha de conteúdos sobre políticas públicas. Confira os outros artigos: #1#2#3#4

Ao terminar de ler este conteúdo você terá concluído 100% desta trilha. Parabéns! 

No texto anterior desta trilha, vimos como funciona o ciclo das política públicas, desde seu surgimento até sua implementação e avaliação. Agora você deve estar se perguntando: e como posso participar da formulação das políticas públicas? Vamos explicar!

Somos cidadãos do século XXI e tomamos decisões coletivas, votando a cada dois anos. Você acredita que sua participação está sendo suficiente? Ou você acredita que podemos contribuir mais enquanto sociedade e assim, exercer a democracia plenamente?

Pois bem, quando o assunto é participação social, ainda existe um longo caminho a ser percorrido em relação à participação na formulação das políticas públicas, mas alguns canais de participação e debate estão surgindo para transformar esse quadro. Vivemos na era da tecnologia da informação e devemos utilizar o quanto antes todos os recursos disponíveis para a participação social.

Dois exemplos de iniciativas para a implementação de políticas públicas com a participação popular são:

Dialoga Brasil

O Dialoga Brasil é um espaço de participação digital. Suas ideias podem virar propostas e você ajuda a melhorar as ações do governo. Você pode fazer sugestões para melhorar os programas, curtir propostas de outros participantes e conhecer as principais ações do governo federal. A plataforma apresentou em sua primeira fase 14 temas e 80 programas prioritários do governo federal para que a população propusesse melhorias nas políticas públicas e na vida dos brasileiros. Em novembro, o governo federal começou a responder as três propostas mais apoiadas de cada programa. Acesse dialoga.gov.br e conheça quais são essas propostas.

Mudamos.org

A Mudamos (antiga Plataforma Brasil) é uma plataforma online para você opinar com liberdade e segurança sobre temas importantes de interesse público, ajudando na construção democrática de soluções. O objetivo é criar um debate informado com a participação de pessoas de vários setores da sociedade. Saiba mais em mudamos.org.

Aliado à participação social também está presente o desafio de ampliar as políticas públicas. Como? Através do vínculo entre União, Estados e Municípios. Não somente em quantidade, mas também com qualidade. Deve-se aumentar a quantidade e melhorar a qualidade.

Publicado em 29 de fevereiro de 2016.

Danilo Andrade

Engenheiro, quer contribuir para o desenvolvimento do país trabalhando no setor público e exercendo seu papel como cidadão.