Você sabia que pode ter dinheiro esquecido em bancos e outras instituições financeiras? O Banco Central criou o Sistema de Valores a Receber (SVR), que permite que pessoas e empresas consultem e recuperem esses valores de forma fácil e rápida.
Quer saber mais? Vamos te explicar o que é o SVR, como consultar se você tem valores a receber e como garantir que você não caia em golpes ao tentar recuperar seu dinheiro. Acompanhe a leitura!
O que é o Sistema de Valores a Receber?
O Valores a Receber é um sistema do Banco Central onde é possível consultar dinheiro esquecido em bancos, consórcios ou outra instituição financeira. Caso haja algum valor esquecido, inclusive no nome de pessoas falecidas, o sistema auxilia no resgate do montante.
O serviço pode ser utilizado por qualquer pessoa física ou jurídica, e os únicos requisitos necessários são:
- CPF ou CNPJ;
- Data de nascimento ou data de abertura da empresa, no caso de pessoas jurídicas;
- Chave pix de instituição que seja reconhecida pelo Banco Central, por onde será feita a restituição do dinheiro.
Aqui vai o passo a passo:
- Entre no site do Sistema de Valores a Receber;
- Clique em “Consulte valores a receber”;
- Forneça CPF e data de nascimento/CNPJ e data de abertura da empresa;
- Clique em “consultar”.
Fique atento aos golpes!
O único site oficial para consultar e solicitar a devolução de valores de empresas, pessoas falecidas ou de sua titularidade é o Valores a Receber do Banco Central. Todos os serviços do Sistema de Valores a Receber são totalmente gratuitos, e você nunca deve realizar qualquer pagamento para acessar esses valores!
Além disso, o Banco Central não envia links, nem entra em contato diretamente para tratar sobre valores a receber ou confirmar seus dados pessoais. Apenas a instituição indicada no sistema pode entrar em contato com você, e ela jamais solicitará sua senha. Por fim, evite clicar em links suspeitos recebidos por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
Por que o governo federal liberou o saque do dinheiro esquecido?
Para compensar a perda de arrecadação de impostos, foi aprovado projeto que permite que os valores esquecidos em contas bancárias, que estão no SVR e não foram reclamados pelos titulares, possam ser usados para cobrir parte dessas perdas. Vamos explicar melhor esta relação.
A desoneração da folha de pagamentos é uma medida do governo para reduzir os impostos que as empresas pagam sobre os salários dos funcionários. Normalmente, as empresas precisam pagar uma taxa de 20% para a Previdência Social, além dos salários.
Com a desoneração, essa taxa é substituída por um imposto menor, calculado sobre o faturamento da empresa, ou seja, o quanto ela ganha. O objetivo é diminuir os custos das empresas ao contratar funcionários e, assim, incentivar que elas criem mais empregos.
Veja também: O que é o Tributo?
A Lei 14.973/2024 prorrogou a desoneração da folha de pagamentos para alguns setores da economia até o final de 2027. Setores que empregam muitas pessoas, como construção civil, tecnologia da informação, transporte e outros, são os principais beneficiados.
Com essa lei, essas empresas podem continuar pagando menos impostos sobre os salários dos funcionários, o que ajuda a manter e até criar novos empregos.
Esses recursos servem como uma forma de equilibrar as contas públicas, sem prejudicar as prefeituras e o governo com a redução de impostos que a desoneração causa.
A data para retirar o dinheiro esquecido vai até o dia 16 de outubro de 2024, no entanto, a lei sancionada pelo presidente Lula dá ao cidadão seis meses para contestar e pedir na justiça o direito de receber os depósitos esquecidos.
Ainda tem dúvidas sobre o que é “dinheiro esquecido”? Deixe nos comentários!
Referências:
- Metrópoles – Câmara aprova urgência para compensação da desoneração da folha
- E|Investidor – O que é a desoneração da folha de pagamentos?
- Metrópoles – Dinheiro esquecido: R$ 8,6 bi podem ser sacados. Veja quem tem direito
- Metrópoles – Lula sanciona com vetos projeto de desoneração da folha de pagamento
- Gov.br – Consultar e solicitar a devolução de Valores a Receber
- Nsc total – Prazo para saque de “dinheiro esquecido” em bancos termina na quarta; saiba como acessar
- Terra – Prazo para solicitar dinheiro esquecido no Sistema Valores a Receber termina nesta quarta
- Agência Brasil – Câmara conclui votação da desoneração da folha de pagamento
- G1 – ‘Dinheiro esquecido’: veja como consultar e sacar os valores; governo poderá usar R$ 8,5 bilhões não resgatados