ESCOLA DA CIDADANIA ATIVA!

O Programa Escola da Cidadania Ativa é uma iniciativa do Politize! que busca formar uma geração de cidadãos(ãs) conscientes e comprometidos com a democracia por meio do desenvolvimento de currículo, material pedagógico e do desenvolvimento de formações para professores(as) e estudantes do Ensino Médio. O objetivo do programa é potencializar a educação cidadã democrática e a liderança ativa nas escolas de todo o Brasil.

Na proposta do Novo Ensino Médio, foi definido que os Itinerários Formativos, que compõem a parte diversificada do aprendizado, podem ser construídos pelas Secretarias de Educação, Escolas ou outras instituições. Enquanto organização da sociedade civil sem fins lucrativos (OSC) com a missão de formar uma geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia com seis anos de atuação, o Politize! decidiu atuar nessa oportunidade para levar experiências de aprendizado sobre cidadania e democracia para o Ensino Médio público de todo o Brasil.

mandala

TRILHA DE APROFUNDAMENTO

As Trilhas de Aprofundamento são um conjunto de disciplinas eletivas que buscam transversalizar, diversificar ou aprofundar os conhecimentos propostos pelas disciplinas obrigatórias e comuns.

Para atender aos desejos dos jovens estudantes que querem aprender mais sobre cidadania, ofertamos a Trilha de Aprofundamento “Liderança e Cidadania”, que oferece um caminho para que os estudantes possam ampliar seus conhecimentos sobre liderança consciente e desenvolver ações cotidianas que contribuam para o exercício da cidadania.

O estudante que optar por essa Trilha de Aprofundamento terá a oportunidade de mergulhar em conhecimentos essenciais para a formação de uma geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia.

Atualmente, os estudantes do Ensino Médio da rede estadual de São Paulo podem optar pela Trilha de Aprofundamento “Liderança e Cidadania”.

ELETIVAS

Eletivas são unidades curriculares de livre escolha dos estudantes, que lhes possibilitam experimentar diferentes temas, vivências e aprendizagens, de maneira a diversificar e enriquecer sua trajetória escolar.

O Programa Escola da Cidadania Ativa oferece disciplinas eletivas com planos de aulas para que qualquer professor(a) interessado(a) possa fomentar o exercício da cidadania em suas turmas e mobilizá-las em prol da democracia.

Clique na eletiva do seu interesse e baixe gratuitamente!

Quem pode aplicar as eletivas do Escola da Cidadania em sala de aula?

Essas eletivas podem ser aplicadas por professores(as) do Brasil todo, mas o programa Escola da Cidadania Ativa possui acordos de cooperação com os estados de São Paulo, Bahia, Sergipe, Amazonas e Roraima para ofertá-los às redes públicas de ensino médio. De qualquer forma, mesmo que o seu estado não esteja na lista, também é possível ofertar a eletiva. Para mais informações, entre em contato conosco pelo email: escolas@politize.com.br.

Também oferecemos uma formação síncrona de professores(as), que possui uma carga horária de 8h e tem como objetivo compreender as possibilidades do material das cinco eletivas oferecidas pelo programa.

Atualmente, a formação é ofertadas para os professores que fazem parte das Secretarias Estaduais de Educação dos estados do Mato Grosso, Sergipe e São Paulo.

lahis (3)

LIDERANÇA ATIVA!

Os líderes de classe têm muito a contribuir para uma educação transformadora, já que são responsáveis pelo diálogo entre a turma e a gestão escolar.

Por isso, o programa Escola da Cidadania Ativa oferece uma formação para líderes de classe com o objetivo de desenvolver as habilidades necessárias para uma liderança democrática na escola.

A formação está estruturada em 4 eixos com uma carga horária total de 30h e pode ser feita de forma online, na plataforma EAD do Politize!. Durante a trajetória, os estudantes passam por temas como: conhecendo o sistema educacional; diálogo plural na escola e diversidade; liderança servidora e estudantil; identificando o meu espaço e minhas ações.

Atualmente, o Liderança Ativa é ofertado em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação da Bahia e de Sergipe.

escolas 2

FORMAÇÃO PARA EDUCADORES EM LIDERANÇA E CIDADANIA (EAD)

Com o aumento da carga horária do Novo Ensino Médio e a possibilidade dos estudantes escolherem eletivas e trilhas de aprofundamento, sabemos que os professores estão precisando de apoio. Por isso, oferecemos a Formação para Educadores (as) em Liderança e Cidadania.

A Formação para Educadores em Liderança e Cidadania (ELC), tem como objetivo oferecer aos profissionais da educação a compreensão sobre o Novo Ensino Médio, o Aprofundamento Liderança e Cidadania e a Educação Política em sala de aula.

Todos os educadores são incentivados a participar da formação, estejam eles aplicando ou não a Trilha de Aprofundamento do Politize!.

A formação é assíncrona e será realizada na plataforma EAD do Politize!, com carga horária total de 40 horas.

PLANOS DE AULA

Planos de aula totalmente gratuitos e alinhados à BNCC!

As temáticas dos planos objetivam transversalizar, diversificar ou aprofundar os conhecimentos trabalhados nas disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), utilizando as habilidades dos eixos estruturantes da parte diversificada do currículo.

Clique no plano de aula do seu interesse e baixe gratuitamente!

Escolas em que nossos materiais estão sendo aplicados:

escolas-sfdfsd

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

[egoi-simple-form id="63893"]

É importante dizer que esta coleta segue as normativas da Lei Global de Proteção de Dados (LGPD), Lei Nº 13.709 de 14 de agosto de 2018. Portanto, ao enviar o formulário, seus dados e informações serão visualizadas e armazenadas pelo POLITIZE! para posterior consulta, criação de estratégias, análise e divulgação dos resultados relativos à aplicação do material pedagógico e contato sobre assuntos relacionados ao POLITIZE!

Para mais informações sobre seus dados, consulte nossa política de privacidade ou mande um e-mail para dpo@politize.com.br

Parceiros e apoiadores

Os financiadores e apoiadores não exercem qualquer tipo de interferência ou influência nas atividades, projetos, programas e produtos do Politize!. Os apoios financeiros são realizados por meio de doações, editais ou prestação de serviços e todas as etapas das estratégias e execução são de responsabilidade do Politize!. Para mais informações, clique abaixo e veja nosso manifesto.

Secretarias de Educação Parceiras

As cooperações entre o Politize! e as Secretarias estaduais de Educação não envolvem transferências de recursos entre os partícipes. Por meio dos Acordos de Cooperação e Planos de Trabalho, estabelecemos a execução do programa, conforme as necessidades e singularidades de cada estado. Atualmente, temos acordos de cooperação com cinco estados brasileiros: Amazonas, Bahia, São Paulo, Sergipe e Roraima. Para ter acesso ao diário oficial com as informações sobre os acordos, clique nos logos das secretarias.

Entre em contato

Quer levar nossos conteúdos e metodologias para a sua rede?
Nos envie uma mensagem pelo formulário abaixo ou envie um
e-mail para escolas@politize.com.br

Por favor, insira seu nome.
Escreva o assunto.
Por favor, escreva sua mensagem.

Ao enviar este formulário, estou ciente que minhas informações serão armazenadas pelo Politize! para consulta de dados, criação de estratégias e contato (newsletter) sobre assuntos relacionados ao Politize!

Você deve aceitar os termos e condições.

É importante dizer que esta coleta segue as normativas da Lei Global de Proteção de Dados (LGPD), Lei Nº 13.709 de 14 de agosto de 2018. Portanto, ao enviar o formulário, seus dados e informações serão visualizadas e armazenadas pelo POLITIZE! para posterior consulta, criação de estratégias, análise e divulgação dos resultados relativos à aplicação do material pedagógico e contato sobre assuntos relacionados ao POLITIZE!

Para mais informações sobre seus dados, consulte nossa política de privacidade ou mande um e-mail para dpo@politize.com.br