Navegue por categoria

,

Entenda a importância da FIFA para o futebol mundial

Publicado em:
Compartilhe este conteúdo!
Troféu FIFA. Imagem: Getty Images.

Em 2022 acontece a vigésima segunda edição do torneio internacional de futebol masculino organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA): a Copa do Mundo FIFA de 2022 ou Campeonato Mundial de Futebol FIFA de 2022, realizada no Catar, no Oriente Médio.

Afinal, você conhece a história e função desempenhada pela entidade máxima do futebol? Nesse texto, a Politize! te conta como a FIFA evoluiu ao longo do tempo.

Veja também nosso vídeo com 5 curiosidades sobre o Catar!

O que é a FIFA?

A Fédération Internationale de Football Association (Federação Internacional de Futebol), mais conhecida pela sua sigla, FIFA, é uma instituição internacional responsável por dirigir associações de futsal, futebol de praia e futebol associado. 

A FIFA foi fundada em 21 de maio de 1904, em Paris, pelas federações da Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Suécia e Suíça. Atualmente, sua sede fica em Zurique, na Suíça. 

Filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), a FIFA possui 211 organizações esportivas associadas representando o esporte em países ou territórios. O primeiro lugar é da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), que possui 212 membros.

Uma curiosidade é que a FIFA possui a segunda maior quantidade de associados não apenas no mundo do futebol, a instituição supera até mesmo o número de associados da Organização das Nações Unidas (193 membros) e do Comitê Olímpico Internacional (205 membros). 

Antecedentes: jogos internacionais antes da FIFA

No início do século XX, a partir da realização dos primeiros jogos de futebol internacionais, surgiu a ideia de criar uma federação internacional. Em 1º de maio de 1904, aconteceu a primeira partida oficial de futebol a nível internacional: Bélgica e França disputavam. 

Como a Inglaterra já possuía uma associação de futebol própria desde 1863, o país não aceitou participar da fundação de uma federação internacional. Posteriormente, em 1905, os ingleses aderiram a federação. 

História da FIFA: linha do tempo 

  • 1904: a FIFA é fundada em Paris por representantes de Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Suécia e Suíça;
  • 1909: ocorre a primeira filiação de um país fora da Europa, a África do Sul;
  • 1930: a FIFA organiza a primeira edição da Copa do Mundo de Futebol, realizada no Uruguai;
  • 1974: o brasileiro João Havelange é eleito presidente da FIFA, cargo que ocupou até 2008. O presidente foi responsável pela organização de nada mais nada menos que seis Copas do Mundo;
  • 1998: foi eleito para presidente da FIFA o ex-secretário geral da era de Havelange, Joseph Blatter;
  • 2007: foi inaugurada a nova sede da FIFA em Zurique, na Suíça. 

Qual a função da FIFA?

Para além de promover competições entre os países, a FIFA tem diversas atribuições relacionadas ao futebol a nível internacional. A entidade é responsável por supervisionar as diversas associações, federações e confederações de futebol ao redor do mundo. 

Além disso, também é função da instituição – em conjunto com suas confederações – estabelecer as regras do futebol, futsal, futebol de areia e das arbitragens dos jogos. 

A Federação Internacional de Futebol atualmente é responsável por organizar diversas competições, são elas: a Copa do Mundo de Futebol, a Copa das Confederações, os Mundiais Sub-17 e Sub-20, o Mundial Interclubes, a Copa do Mundo de Futebol Feminino, a Copa do Mundo de Futebol de Areia e o Campeonato Mundial de Futsal. 

Quais confederações fazem parte da FIFA?

A FIFA é composta por seis confederações continentais atualmente responsáveis por organizar as competições e gerir o futebol em suas áreas, seguindo as regras da FIFA. São elas:

  • CONMEBOL (América do Sul) – 10 seleções
  • CONCACAF (América do Norte, América Central e Caribe) – 41 seleções
  • UEFA (Europa) – 55 seleções
  • AFC (Ásia) – 47 seleções
  • CAF (África) – 56 seleções
  • OFC (Oceania) – 13 seleções

É importante observar que, apesar de estarem na América do Sul, a Guiana e o Suriname fazem parte da CONCACAF. Outra curiosidade é que a Austrália compõe o AFC desde 2006. 

Além das 211 federações masculinas, a FIFA também reconhece 129 federações femininas. Para saber mais sobre o debate de gênero em torno da Copa do Mundo Feminina de Futebol, acesse nosso conteúdo: O que a Copa do Mundo Feminina revelou sobre a desigualdade de gênero?

Copa do mundo e política

Como mencionado anteriormente, a FIFA tem mais membros que a própria Organização das Nações Unidas (ONU), mas você sabia que entre as federações filiadas 23 são de territórios não reconhecidos pelas Nações Unidas? 

Entre essas federações está a Associação de Futebol da Palestina. Apesar do governo palestino ter legitimidade reconhecida pela ONU, a Palestina não é reconhecida como Estado soberano por parte dos países da organização intergovernamental. 

Ou seja, futebol e política não apenas se discute, como também se cruzam em diversas questões geopolíticas e momentos históricos. Para saber mais, confira também nosso conteúdo sobre 5 vezes em que futebol e política se cruzaram!

Quais as competições que a FIFA promove?

Apesar da Copa do Mundo de Futebol ser a competição futebolística mais conhecida mundialmente, a FIFA promover diversas competições entre países, segue abaixo a lista por categorias:

Futebol masculino:

  • Copa do Mundo FIFA
  • Copa do Mundo de Clubes da FIFA
  • Copa do Mundo FIFA Sub-20
  • Copa do Mundo FIFA Sub-17
  • Blue Stars/FIFA Youth Cup

Futebol feminino:

  • Copa do Mundo de Futebol Feminino
  • Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub-20
  • Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub-17
  • Blue Stars/FIFA Youth Cup (Feminino)

Futsal:

  • Copa do Mundo de Futsal da FIFA
  • Copa Intercontinental de Futsal

Futebol de areia:

  • Copa do Mundo de Futebol de Areia
  • Copa Intercontinental de Futebol de Areia
  • Mundialito de Clubes de Futebol de Areia

Quais clubes brasileiros têm o mundial FIFA?

O Mundial de Clubes trata-se de uma competição de futebol organizada pela FIFA e disputada entre clubes campeões das seis confederações continentais, além do representante do país-sede.

No Brasil, seis clubes são reconhecidos pela FIFA como campeões do mundo, contando com 10 títulos no Mundial de Clubes. Os campeões são:

1. Corinthians (2000 e 2012): o primeiro título mundial do clube é questionado por rivais, pois o time participou como convidado sem ter conquistado a Libertadores. Já o título de 2012 não é questionado.

2. Internacional (2006): o título do clube é considerado um marco, pois o clube foi campeão sob o Barcelona, que contava com Ronaldinho Gaúcho no auge de sua carreira.

3. São Paulo (1992, 1993 e 2005): o único clube brasileiro tricampeão mundial. 

4. Grêmio (1983): o clube teve como grande nome do título Renato Gaúcho, jogador que marcou dois gols na partida da vitória.

5. Flamengo (1981): após 18 anos sem o Brasil ser campeão no Mundial de Clubes, o Flamengo trouxe a conquista para o país.

6. Santos (1962  e 1963): nos anos 60, o clube tinha uma equipe repleta de lendas do futebol brasileiro e mundial, entre eles: Coutinho e Pelé. O jogador Edson Arantes do Nascimento, também conhecido como “Rei Pelé”, marcou gols decisivos para a vitória do Santos.

Quando se trata de futebol, o Brasil possui um longo histórico de ídolos, entenda a importância das Políticas Públicas para o Esporte!

Polêmicas envolvendo a FIFA

Nos últimos anos, a FIFA tem sofrido diversas acusações de corrupção e duras críticas de violação aos direitos humanos, especialmente durante o processo de escolha da sede da Copa do Mundo de 2022, o Catar.

Veja também nosso vídeo sobre direitos humanos!

Em 2015, na Suíça, foram presos sete dirigentes da FIFA após serem acusados por suspeitas de corrupção que envolviam um montante de até US$ 150 milhões. Na época, as autoridades anunciaram que fariam uma investigação própria sobre a escolha de países-sede das Copas.

Como a Copa do Mundo gera bilhões de dólares em receita, as prisões e a investigação geram dúvidas sobre a transparência do processo de escolha nos últimos torneios. Além de corrupção, a FIFA é denunciada por violação aos direitos humanos devido às más condições de trabalho e morte de trabalhadores durante a preparação do evento mundial. 

Ademais, a instituição também é acusada de compactuar com a violação de direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIA+ no Catar, uma vez que as restrições não impediram o país de sediar o torneio.

Veja também: Sportswashing e sua relação com a Copa do Catar!

Inclusive, algumas figuras importantes se recusaram a participar do evento devido às questões de direitos humanos, entre elas estão: Rod Stewart, Dua Lipa e Shakira, uma presença habitual na abertura de campeonatos.

E aí, você conseguiu compreender o que é a FIFA e a importância que possui para o futebol a nível internacional? Deixe suas dúvidas nos comentários!

Referências:

GoCache ajuda a servir este conteúdo com mais velocidade e segurança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este conteúdo!

ASSINE NOSSO BOLETIM SEMANAL

Seus dados estão protegidos de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

FORTALEÇA A DEMOCRACIA E FIQUE POR DENTRO DE TODOS OS ASSUNTOS SOBRE POLÍTICA!

Conteúdo escrito por:
Graduanda em Relações Internacionais na Universidade de Brasília (UnB). Entre os interesses de pesquisa estão: movimentos negros, direitos humanos, migração e estudos de gênero, raça e classe. Acredita na educação popular como um meio de emancipação coletiva.

Entenda a importância da FIFA para o futebol mundial

13 jul. 2024

A Politize! precisa de você. Sua doação será convertida em ações de impacto social positivo para fortalecer a nossa democracia. Seja parte da solução!

Pular para o conteúdo