Retrospectiva Politize!: agosto de 2016

olimpiadas-rio-2016

Agosto de 2016 foi um mês bastante movimentado na política brasileira. Vamos relembrar alguns dos principais momentos desses dias históricos para o país?

Olimpíadas Rio 2016

olimpiadas-rio-2016

Os Jogos do Rio ocorreram entre os dias 5 e 21 de agosto. Mesmo sendo um evento esportivo, os Jogos Olímpicos possuem desdobramentos políticos importantes. Relembramos cinco momentos em que os Jogos viraram palco de manifestações políticas relevantes.

Também analisamos algumas das maiores polêmicas envolvendo a preparação dos Jogos no Rio, esclarecendo pontos importantes sobre o evento, como o custo das obras para o erário e as remoções de comunidades carentes.

Durante as Olimpíadas, surgiu outra polêmica importante: manifestantes contrários ao governo do presidente interino Michel Temer eram reprimidos pela segurança dos Jogos, que alegava que manifestações políticas eram proibidas nos ambientes olímpicos. Explicamos melhor essa questão em outro post.

Impeachment: fim do processo

Ao longo do mês de agosto, aconteceram as últimas etapas do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. A comissão especial do Senado encerrou seus trabalhos, aprovando o parecer do relator Antônio Anastasia, a favor da condenação de Dilma. Depois, aconteceu a segunda votação no plenário da Casa, que também aprovou o parecer de Anastasia.

Com essa decisão, Dilma tornou-se ré no processo. A sessão de julgamento, presidida pelo presidente do STF, Ricardo Lewandowski, começou no dia 26 e se encerrou no dia 31. Testemunhas deram seus depoimentos e a própria presidente compareceu para ser questionada pelos senadores. No dia 31 de agosto, na votação finalDilma perdeu seu mandato, por 61 votos a 20. Por outro lado, em decisão controversa, os senadores não a inabilitaram para funções públicas nos próximos oito anos. Apenas 42 senadores votaram por essa opção, enquanto eram necessários pelo menos 54.

O Politize! preparou uma retrospectiva completa do impeachment de Dilma, processo que começou ainda em 2015.

Eleições: início das campanhas

Talvez você nem tenha notado ainda, mas as campanhas eleitorais já começaram oficialmente, no dia 16 de agosto. Na primeira quinzena do mês, houve a realização das convenções partidárias e o registro das candidaturas.

Mais curtas do que o normal (apenas 45 dias de duração), as campanhas deste ano são mais enxutas nos gastos e mais rigorosas em relação à propaganda eleitoral.

O Politize está de olho nas campanhas, trazendo para você tudo que você precisa saber: as regras de propaganda, os limites de gastos, como conhecer os candidatos e as funções de prefeitos e vereadores. Veja alguns conteúdos que podem interessar você:

Como você pode ver, o mês de agosto girou em torno de três assuntos muito importantes para a vida política do país. Você consegue lembrar de outros eventos que marcaram os últimos 30 dias? Compartilhe com a gente nos comentários! 

Publicado em 2 de setembro de 2016.

Bruno André Blume

Bacharel em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e editor de conteúdo do portal Politize!.