Praticamente todas as leis trabalhistas, sanรงรตes do Cรณdigo Penal e do Processo Penal que norteiam a sociedade brasileira ainda hoje, foram criados entre os anos 1930 e 1945, perรญodo ditatorial em que o presidente Getรบlio Vargas governou o Brasil. A Consolidaรงรฃo das Leis Trabalhistas (CLT) diz respeito ร um conjunto de leis que regulamenta as relaรงรตes trabalhistas e protege o trabalhador contra exploraรงรตes. O Cรณdigo Penal reรบne as condutas consideradas crimes no paรญs e suas as respectivas penas. E o Cรณdigo do Processo Penal, por sua vez, รฉ todo caminho que a justiรงa deve percorrer para aplicar as leis.ย Pensando nessas leis antigas, o Politize! preparou esse texto para falar um pouquinho sobre algumas leis que jรก nรฃo se enquadram na nossa realidade, mas que ainda estรฃo vigentes em nosso ordenamento jurรญdico!
Leia tambรฉm: Instรขncias da justiรงa: conheรงa os tรฃo famosos graus de jurisdiรงรฃo!
![](https://www.politize.com.br/wp-content/uploads/2018/09/paper-1157913_960_720.jpg)
OK, MAS QUAL ร O PROBLEMA DAS LEIS ANTIGAS?
ร verdade que durante o governo de Getรบlio Vargas muitas conquistas para o trabalhador foram estabelecidas. No entanto, mesmo a melhor das leis pode ficar desatualizada ou limitada com o tempo, afinal, o mundo nรฃo รฉ estรกtico. Mudanรงas acontecem o tempo todo e o sistema legislativo de cada paรญs tem que estar atento ร essas mudanรงas para conseguir se renovar junto ao povo.
A sociedade brasileira da Era Vargas (para qual foram pensados o Cรณdigo Penal, do Processo Penal e as leis trabalhistas, por exemplo) nรฃo รฉ a mesma sociedade de 2018. Para se ter uma ideia, em 1940 o Brasil tinha acabado de se tornar um paรญs industrial. O primeiro computador eletrรดnico, ENIAC, ainda nรฃo tinha sido lanรงado. Internet entรฃo? Nem a televisรฃo tinha chegado na casa das pessoas. A ONU nรฃo havia sido fundada. Michel Temer, atual presidente do paรญs, tinha acabado de nascer.
Muita coisa mudou de lรก para cรก, nรฃo รฉ mesmo? Porรฉm algumas leis desse perรญodo continuam vigentes e contribuem para a grande confusรฃo que รฉ o sistema legislativo brasileiro. Alรฉm disso, essa situaรงรฃo pode promover inseguranรงa jurรญdica (brechas) e lentidรฃo nos processos, jรก que ninguรฉm sabe ao certo o que estรก valendo ou nรฃo. Estima-se que o paรญs tenha pelo menos 5 milhรตes de leis, muitas delas conflitantes, desatualizadas ou completamente obsoletas.
Abaixo, veremos 5 destas leis antigas, criadas na Era Vargas e que continuam em vigor:
Decreto-lei nยบ 639, artigo 17, de 1938: Os estrangeiros e a agricultura
” Art. 17. O agricultor ou tรฉcnico de indรบstria rural, quando houver ingressado no paรญs prevalecendo-se da preferรชncia da quota (art. 16), nรฃo poderรก abandonar a profissรฃo durante o perรญodo de quatro (4) anos consecutivos, contados da data do seu desembarque, salvo autorizaรงรฃo do Conselho.”
Essa lei fala sobre o trabalho dos estrangeiros no campo. Segundo ela, o estrangeiro agricultor, vindo ao Brasil, teria que, obrigatoriamente, continuar na profissรฃo por no mรญnimo 4 anos. Algo impensรกvel hoje, jรก que desrespeita as liberdades individuais.
Essa lei foi feita para uma sociedade bem diferente da que vivemos atualmente. Uma sociedade de 80 anos atrรกs que tinha interesse em manter a forรงa de trabalho estrangeira no campo. Uma lei que jรก nรฃo tem aplicabilidade, que estรก obsoleta, mas em vigor.
Decreto-Lei nยบ 3.688, artigo 59, de 1941: A lei da vadiagem
O decreto de Lei nยฐ 3688 trata das contravenรงรตes penais. A mais curiosa delas e ainda vigente รฉ a conhecida antigamente como โlei da vadiagemโ, que considera a ociosidade um crime passรญvel de puniรงรฃo: 15 dias a 3 meses. Essa lei foi muito utilizada durante a Era Vargas atรฉ meados de 1990 para prender pessoas, principalmente pobres e negros, que por qualquer motivo nรฃo tinham um emprego registrado em carteira ou apenas nรฃo portavam o documento no momento da abordagem policial. Veja aqui o relato de um caso de aplicaรงรฃo desta lei.
Cerca de 75% das pessoas presas por vadiagem eram absolvidas, pois nรฃo haviam provas. Ser โvadioโ era considerado crime contra os costumes, reflexos de como funcionava o pensamento da sociedade na รฉpoca. Nรฃo ter registro em carteira de trabalho era sinรดnimo de ser bandido.
โEntregar-se alguรฉm habitualmente ร ociosidade, sendo vรกlido para o trabalho, sem ter renda que lhe assegure meios bastantes de subsistรชncia, ou prover ร prรณpria subsistรชncia mediante ocupaรงรฃo ilรญcita:โ
Hoje, em um Brasil de cerca de 12,7 milhรตes de desempregados e vรกrias outras categorias de trabalho fora da CLT (Consolidaรงรฃo das Leis do Trabalho), essa lei, que jรก era inaplicรกvel hรก 77 anos atrรกs, quando foi criada, tornou-se ainda mais obsoleta.
Decreto Lei n.ยบ 5.452, artigo 137, DE 1943: a anotaรงรฃo das fรฉrias
โA concessรฃo das fรฉrias serรก participada, por escrito, com a antecedรชncia, no mรญnimo, de oito dias. Dessa participaรงรฃo o interessado darรก recibo.โ
Outra regra em desuso dentro da CLT รฉ a da necessidade de anotaรงรฃo das fรฉrias por escrito na carteira de trabalho. Apesar de uma pequena mudanรงa no nรบmero de dias de antecedรชncia, a Reforma Trabalhista aprovada em 2017 nรฃo mudou a regra de anotaรงรฃo por escrito, que continua valendo ainda hoje, nos tempos da tecnologia, em que muito tem se tornado digital digital.
Para saber mais: reforma trabalhista: conheรงa os principais pontos!
O cรณdigo do processo penal e as multas em rรฉis
โArt. 264. ย Salvo motivo relevante, os advogados e solicitadores serรฃo obrigados, sob pena de multa de cem a quinhentos mil-rรฉis, a prestar seu patrocรญnio aos acusados, quando nomeados pelo Juiz.โ
โArt. 277. ย O perito nomeado pela autoridade serรก obrigado a aceitar o encargo, sob pena de multa de cem a quinhentos mil-rรฉis, salvo escusa atendรญvel.โ
โArt. 101. ย Julgada procedente a suspeiรงรฃo, ficarรฃo nulos os atos do processo principal, pagando o juiz as custas, no caso de erro inescusรกvel; rejeitada, evidenciando-se a malรญcia do excipiente, a este serรก imposta a multa de duzentos mil-rรฉis a dois contos de rรฉis.โ
Vรกrias multas expressas no Cรณdigo do Processo Penal, criado em 1941, ainda sรฃo cobradas em rรฉis. A existรชncia dessas multas mostra que hรก pouco interesse na correรงรฃo das regras que, mesmo sem utilidade, ainda fazem parte do texto jurรญdico.
![](https://www.politize.com.br/wp-content/uploads/2018/09/Deodoro_da_Fonseca_na_nota_de_20_mil_rรฉis_de_1925.jpg)
Lei nยบ48, artigo 3, de 1935: analfabetos e o voto
โArt. 3ยบ Nรฃo se podem alistar eleitores:
- a) os que nรฃo saibam ler e escrever;
- b) as praรงas de pret, exceptuados os alumnos das escolas militares de ensino superior, os aspirantes a officiaes, e os sargentos do Exรฉrcito, da Armada e das forรงas auxiliares do Exรฉrcito
- c) os mendigos;
- d) os que estiverem, temporรกria ou definitivamente, privados dos direitos polรญticos.โ
Apesar da Constituiรงรฃo Federal de 1988 permitir o voto dos analfabetos, a lei nยบ 48 de 1935, ainda nรฃo revogada, discrimina essa populaรงรฃo. ร um exemplo de lei ย conflitante e em desuso, mas que segue vรกlida hรก 83 anos.
UM GRANDE NOVELO DE LEIS
As leis apresentadas neste texto sรฃo apenas um exemplo do confuso novelo em que o Brasil se encontra. Todos os dias sรฃo criadas cerca de 18 novas leis e a maioria cai em desuso em pouquรญssimo tempo, seja por serem inconstitucionais, seja por serem completamente desconhecidas pelos juรญzes ou simplesmente โinรบteisโ. Nesse ritmo, daqui 80 anos, imagine como estarรก a mรกquina legislativa, a quantidade de โbrechasโ nas leisโฆ vocรช se sentiria seguro diante desse cenรกrio? Segundo o autor Noel Baratieri:
โO crescimento vegetativo de leis transforma em lenda a presunรงรฃo de que โNinguรฉm se escusa de cumprir a lei, alegando que nรฃo a conheceโ (art. 3ยบ, do Decreto-Lei n. 4657, de 4 de setembro de 1942). ร impossรญvel o destinatรกrio das normas jurรญdicas conhecรช-las na sua integralidade, pois a quantidade de normas jurรญdicas existentes inviabiliza seu conhecimento.โ ย (BARATIERI, 2016)
Propostas para a simplificaรงรฃo desse sistema chegam atravรฉs da Consolidaรงรฃo de Leis – ย que significa agrupar leis que tratam do mesmo assunto – organizando-as e cortando do texto o que for conflitante ou ultrapassado. Organizar as normas legais รฉ um dever dos legisladores. Por isso, fique de olho, criar novas leis nรฃo significa necessariamente melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro, muito menos dar mais seguranรงa. Pode, por vezes, significar justamente o contrรกrio disso. ร a velha mรกxima da qualidade, em vez da quantidade.
O que achou desse conteรบdo? Deixe seu comentรกrio.
Aviso: mande um e-mail para contato@politize.com.br se os anรบncios do portal estรฃo te atrapalhando na experiรชncia de educaรงรฃo polรญtica. ๐
Referรชncias do texto: confira aqui onde encontramos dados e informaรงรตes!
Fecontesc – Brasil vive emaranhado legal e nem sabe quantas leis estรฃo valendo
Lei nยบ48, de 4 de maio de 1935
Decreto-Lei nยบ 406 de 4 de maio de 1938
Decreto-Lei nยบ 3.688 de 3 de outubro de 1941
Decreto-Lei nยบ 1.535 de 15 de abril de 1977
Jus Brasil – A inutilidade das leis em demasia
GNN – Problema estรก na lei desatualizada
Infoescola – Cรณdigo Penal brasileiro
O Globo – O cรณdigo penal de 1940 nรฃo parece que foi ontem
O Globo – Brasil faz 18 leis por dia, a maioria vai para o lixo
Conjur – Brasil editou 54 milhรตes de normas
Jus – A consolidaรงรฃo como tรฉcnica de simplificaรงรฃo e organizaรงรฃo da legislaรงรฃo municipal