Reforma Política: o que sobra

Este é o último texto de uma trilha de conteúdos sobre reforma política. Confira os demais posts: #1#2 #3#4#5 – #6 – #7#8#9#10#11 – #12

Ao terminar de ler este conteúdo, você terá concluído 100% desta trilha. Parabéns! 🙂

E chegamos ao último texto sobre a reforma política em discussão na Câmara dos Deputados. Aqui no Politize!, já tivemos oportunidade de falar sobre o sistema de votação, financiamento das campanhas e a reeleição.

Mas a reforma política é complexa e envolve muitos outros temas que vão além desses citados. São vários os pontos em discussão. Algumas mudanças podem parecer pequenas, mas todas elas são muito importantes para o sistema político e eleitoral como um todo e é importante entender o impacto que elas podem ter na política brasileira.

Tramitação das propostas

Entenda todos os pontos da reforma política através de nosso infográfico.

Até agora, passamos apenas pela primeira rodada de votações na Câmara dos Deputados. Por estarem em uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), para que essas propostas passem a valer definitivamente, elas ainda precisam ser aprovadas, por maioria qualificada (3/5 dos votos) em uma segunda votação na Câmara. Depois, ainda precisam ser aprovadas em dois turnos no Senadoisso para garantir que de fato existe unanimidade perante a proposta no congresso nacional ou para ter certeza de que todas as alterações de texto/emendas serão feitas.

Veja abaixo uma lista com o resumo dos principais temas discutidos e como a Câmara se posicionou em relação a eles.

Que tal baixar esse infográfico em alta resolução?

reforma-politica-infografico

Parabéns, você chegou ao fim dessa trilha! Para voltar ao começo, clique no post abaixo:

Post 1: Construindo a política que queremos

Publicado em 27 de junho de 2015.
crowdfunding

Bruno André Blume

Bacharel em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e editor de conteúdo do portal Politize!.