Construindo a política que queremos

Muito se fala sobre construir uma política que queremos… Este é o primeiro texto de uma trilha de conteúdos sobre reforma política. Confira os demais posts: #1 – #2 #3#4 – #5 – #6 – #7 – #8 – #9 – #10 – #11 – #12

Ao terminar de ler este conteúdo, você terá concluído 8% desta trilha 🙂

Corrupção, deputados que você não conhece ou que costumavam ser celebridades, e a política cada vez mais longe do nosso dia-a-dia… Tudo isso são problemas que têm a ver com o sistema político brasileiro atual e que incomodam quase todo mundo. É por isso que hoje em dia se fala tanto sobre reforma política.

As manifestações de junho de 2013 expuseram a insatisfação popular de brasileiros e brasileiras comuns. Foi a primeira demonstração forte em muito tempo de que não estamos felizes com a maneira como se faz política no nosso país. Cidadãos de diferentes lugares do Brasil foram às ruas pedindo uma mudança, pedindo por uma reforma ou por pelo menos, políticos que se aproximem de uma “política que queremos”.

Mas o que é essa reforma exatamente?

São vários temas abordados…

Pense que você tem uma casa. Essa casa é grande e bonita, mas está caindo aos pedaços, implorando por uma reforma. As paredes estão com a cor desbotada, o piso está todo quebrado, os móveis estão cheios de cupim. Mas você quer e precisa viver ali. Seria interessante deixar que outras pessoas decidissem por você como seria feita a reforma de sua própria casa?

o-livro-urgente-da-politica-banner

… Mas então como ela vai acontecer?

Ninguém sabe muito bem como vai ser a reforma política. Isso porque ela é um conjunto de mudanças para vários assuntos dentro da política brasileira – e claro, para cada assunto, existem algumas propostas diferentes. Por isso, hoje existem nada mais nada menos que 107 Propostas de Emenda Constitucional (PEC), além de vários projetos de lei relacionados à reforma política! Aí você já pensa: “ah, então é muita coisa, deve ser muito complicado de entender”. Fique tranquilo que vamos te mostrar que não é tão difícil quanto parece. Veja o infográfico abaixo para você ficar por dentro do que já foi aprovado e do que foi negado no projeto. Se não há nenhuma marcação, é porque a pauta continua em debate e não foi votada.

Que tal baixar esse infográfico em alta resolução?

REFORMA-POLITICA-TABELA-POLITICA-QUE-QUEREMOS

E então, ficou curioso para descobrir exatamente o que são esses temas e por que existem sugestões de mudanças para eles? Então siga com a gente nesta trilha!

Post 2: Como são eleitos os vereadores atualmente

Publicado em 28 de junho de 2015. Última atualização em 10 de agosto de 2017.

Bruno André Blume

Bacharel em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e editor de conteúdo do portal Politize!.