Navegue por categria

Seção Eleitoral e Zona Eleitoral: o que são e qual a diferença?

Publicado em:
Compartilhe este conteúdo!
Zona eleitoral e seção eleitoral. Imagem: TRE-SP.
Zona eleitoral e seção eleitoral no Título de Eleitor. Imagem: TRE-SP.

Agora que estamos nos aproximando cada vez mais das eleições de 2022, chega o momento de tirarmos todas aquelas dúvidas sobre termos difíceis, procedimentos burocráticos e afins. Saber como regularizar o título de eleitor, realizar sua transferência, ou até compreender a importância do nosso voto de maneira geral, são passos fundamentais para exercer nosso dever como cidadão e escolher da melhor forma quem nos representa. Pensando em ajudar você, eleitor, nessa parte prática das eleições, neste breve texto vamos apresentar o que é seção eleitoral. Boa leitura!

Se você deseja ficar por dentro de tudo para as eleições que estão por vir, não deixe de acessar a página recheada de conteúdos que a Politize! preparou exclusivamente sobre esse assunto.

O que é uma seção eleitoral?

Na verdade, a explicação aqui é bem direta: caso você já tenha votado alguma vez na vida, provavelmente teve de ir a uma escola, faculdade ou posto de saúde, certo? Pois bem, a seção eleitoral é nada mais que a sala em que você entrou para realizar a votação na urna eletrônica.

Veja também: A nova urna eletrônica explicada em 5 minutos.

Embora possa haver mais de uma seção eleitoral na mesma sala, normalmente é assim mesmo que funciona: cada sala do prédio representa uma seção eleitoral. Vamos entender melhor com a explicação do próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE):

“Seção eleitoral é o local onde são recepcionadas as pessoas que vão exercer o direito de voto no dia da eleição. Nela, funciona a mesa receptora de votos, composta de até seis mesários nomeados pelo juiz eleitoral. Nesse espaço, fica instalada a urna eletrônica, equipamento no qual é registrada a votação”

Entendeu? Basicamente, então, a seção eleitoral é o lugar para o qual você deve se dirigir quando chegar ao seu local de votação. É onde você deverá apresentar o seu documento com foto (não se esqueça de levá-lo!) ao mesário, e de fato exercer o seu direito ao voto.

Veja também nosso vídeo sobre como tirar o título de eleitor em 2024!

Como sei qual a minha seção eleitoral?

É bem simples! O número da sua seção eleitoral estará no canto direito do seu título de eleitor, como mostra a imagem abaixo:

Título Eleitoral.

Já no caso do e-título, o número da seção consta logo na parte de cima da tela inicial, também ao lado direito do número da zona eleitoral. Veja o exemplo:

E-título.

Normalmente, os locais de votação (posto de saúde, escola, faculdade, etc.) são bem sinalizados para guiar o eleitor; tendo o número da seção em mãos, basta procurá-lo nos locais indicados e se dirigir à sala correspondente.

Veja também nosso vídeo sobre como tirar o título de eleitor online!

Qual a diferença entre seção e zona eleitoral?

Já vimos que a seção é a sala na qual se encontra uma (ou mais) mesa receptora de voto, certo? Já a zona eleitoral é uma região geográfica específica de votação dentro de um município. Enquanto as cidades pequenas geralmente possuem apenas uma zona, nos grandes municípios como São Paulo ou Rio de Janeiro, nós podemos ter zonas eleitorais diferentes a depender da região.

Por fim, há os locais de votação, que nada mais são que os edifícios (posto de saúde, escola, faculdade, etc.) onde as salas de votação estão localizadas. Cada cartório eleitoral fica responsável pela regularização dos eleitores de determinada zona, e assim fica mais fácil votar em locais próximos da vizinhança.

Quer saber um pouco mais sobre zonas eleitorais, para que servem e como descobrir a sua? Leia nosso texto completo sobre o assunto.

“E se eu não estiver no meu domicílio eleitoral?”

Bom, nesse caso você tem duas opções: justificar o voto ou solicitar a votação em trânsito. Para justificar, basta que você compareça no cartório eleitoral mais próximo em até 60 dias após o dia da votação e realize o procedimento conforme as instruções do TSE.

No caso da votação em trânsito, se você estiver numa cidade do mesmo estado do seu domicílio eleitoral, poderá votar para os cargos de presidente da República, senador, governador, deputado federal e estadual. Já se você estiver em outro estado, só será possível votar para presidente da República.

Para realizar o pedido, você precisa ir até o cartório eleitoral mais próximo dentro do prazo indicado, no caso das eleições 2022 – 18 de julho a 18 de agosto . Depois de passar por esse procedimento, você vai receber uma nova zona e seção eleitorais, dessa vez referentes ao seu novo local de votação.

Bônus: o que levar no dia da votação?

Aproveitando o tema, nunca é demais recordar as etapas essenciais do dia das eleições, não é? Então, o mais importante de tudo é você não se esquecer de apresentar o documento com foto.

Afinal, ele serve para identificar o eleitor, e garantir que ninguém votará em seu lugar.

Pode ser a carteira de identidade, passaporte, identidade social, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação (CNH). O importante é que seja um documento com foto e valor legal.

Embora não seja necessário apresentar o título de eleitor ao mesário, recomendamos que você esteja com ele na hora de votar.

Assim você vai conseguir verificar a sua seção eleitoral e se encaminhar ao local correto.

Caso prefira, você pode substituir todas as alternativas citadas criando o seu título de eleitor digital sem sair de casa!

Com o aplicativo e-título, desenvolvido pelo TSE, agora é possível comprovar a identidade no dia das eleições e conferir as informações que já estavam presentes no seu título impresso (nº do título, zona, seção, municipalidade/UF, etc.)

Se quiser saber tudo sobre a versão digital do título de eleitor e como utilizá-la de forma simples, confira nosso conteúdo completo sobre o assunto.

E aí, o que achou do texto? Agora sabe a diferença entre zona e seção eleitoral? Esperamos ter te ajudado com a explicação de mais um desses termos que precisamos conhecer para votar consciente. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, não hesite em nos enviar pelos comentários. Até a próxima!

Referências:


GoCache ajuda a servir este conteúdo com mais velocidade e segurança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este conteúdo!

ASSINE NOSSO BOLETIM SEMANAL

Seus dados estão protegidos de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

FORTALEÇA A DEMOCRACIA E FIQUE POR DENTRO DE TODOS OS ASSUNTOS SOBRE POLÍTICA!

Conteúdo escrito por:
Bem-vindo à Politize! Me chamo Bruno, tenho 20 anos e sou graduando em Relações Internacionais pela UFSC, apaixonado por temas da política internacional, ciências sociais e economia. Mais do que isso, acredito fortemente na linguagem como instrumento de mudança social, e vou sempre buscar a educação política por meio de uma comunicação fluida, objetiva e sem enfeites acadêmicos ou formalismos desnecessários. Estou aqui para ajudar você, camarada cidadão, a se informar sobre os acontecimentos de nosso Brasil e mundo e, ao mesmo tempo, aprender muito também : )

Seção Eleitoral e Zona Eleitoral: o que são e qual a diferença?

17 jun. 2024

A Politize! precisa de você. Sua doação será convertida em ações de impacto social positivo para fortalecer a nossa democracia. Seja parte da solução!

Pular para o conteúdo