Você lembra o que rolou em março de 2019?

O mês de março de 2019 foi marcado por reviravoltas em nosso país, o que, para os acostumados com esse BBB da política brasileira, não chocou absolutamente nada.  Não iremos te contar tudo o que aconteceu aqui na introdução, até porque queremos que você leia até o final (nada de compartilhar texto só lendo a manchete, hein). Continua a leitura, porque temos muitas fofocas para contar.

Se você preferir, também pode conferir este conteúdo em formato de vídeo, com a apresentação das Politizers Inara e Luiza:

1 – Sex Education 2.0

Sim, eu sei que você lembrou da série Sex Education, da Netflix. Porém, infelizmente, esse não é o tema central daqui. Acontece que a pauta de se discutir nas escolas questões relacionadas a sexualidade está quente, meus amigos. Vale lembrar que educação sexual é diferente de orientação sexual, e se você quiser saber como essa questão é tratada no Brasil e no mundo, nosso texto sobre educação sexual está te esperando cheiroso e com proteção para fake news.

2 – Fundo lava jato

Você já ouviu falar da Operação Lava Jato, certo? Esse tal de fundo Lava Jato seria uma boa bufunfa (aproximadamente R$ 1,3 bilhão) vinda da Petrobras, com o objetivo de combater casos de corrupção e financiar projetos sociais. No final das contas a galerinha desistiu de criar esse fundo, mas que ele foi polêmico ele foi…

A única coisa mais babadeira que esse fundo bilionário é só a própria Operação Lava Jato! Por isso, temos uma trilha completa te esperando. Bora lá?

3 – Educação domiciliar

Não tem segredo não, politizer. O título já trata muito bem sobre o que vamos comentar aqui. A medida de educar seus filhos em casa ao invés de frequentarem à escola não é algo novo no Brasil. A treta é que nosso país não possui uma regulamentação sobre educação domiciliar ou seja, o responsável que decidir educar seu filho em casa tem que obter autorização pela justiça. O governo do novo presida, Jair Bolsonaro, elencou essa “modalidade” de ensino como uma de suas prioridades, e é sobre isso que nosso texto redigido presencialmente no Politize! fala sobre.

4 – Massacre em Suzano

Deixando o humor de lado por um instante, uma das notícias que mais repercutiu no mês de março de 2019 foi o massacre em Suzano. A Escola Estadual Professor Raul Brasil, na cidade de Suzano, interior de São Paulo, foi alvo de um massacre, em que uma dupla de atiradores matou cinco estudantes e duas funcionárias, além de um tio de um dos atiradores.

Nós, do time Politize!, sentimos muito pela tragédia e enviamos nossas condolências para os familiares e conhecidos das vítimas.

5 – Ciclone em Moçambique

Ainda na onda de assuntos que não gostamos de noticiar, mas que devem ser comentados, entra o ciclone que assolou o sudeste da África em março de 2019. Chamado de “Idai”, ele atingiu a cidade de Beira, no Moçambique, além de países como Madagascar, África do Sul, Zimbábue e Malaui. Segundo a ONU, cerca de 1,8 milhão de pessoas já foram afetadas pela tempestade e mais de 700 mortes já confirmadas. Contudo, esse número ainda pode aumentar. Nesse link você encontra maneiras de ajudar por meio de doações.

6 – Previdência dos militares

Saindo um pouco das tragédias desse mês e voltando para a narrativa usual de nossa retrospectiva, vamos a um dos assuntos mais discutidos nos últimos tempos: a reforma da Previdência. A bomba da vez foi o texto da Previdência dos militares, entregue ao Congresso Nacional em março de 2019. Essa categoria irá passar por várias mudanças, incluindo um aumento de tempo de serviço de 30 para 35 anos. Bem, a PEC da Previdência vai ficar rodando igual beyblade no Congresso, por isso, fica antenado aqui para saber qual será o veredito dessa história.

Não importa se você é de humanas ou exatas, aqui você consegue aprender a como calcular a aposentadoria!

7- Nada a

A notícia da prisão do ex-presidente se espalhou mais rápido do que fofoca em cidade pequena. Não deu outra em todos os portais de informação, incluindo o Politize!. Fazendo um resumão para você: a prisão preventiva de foi realizada pela Operação Lava Jato, em uma investigação que começou após  delações premiadas. Depois de quatro dias vendo o sol através das grades, ele foi solto, por meio de um habeas corpus.

Sim, sabemos que a prisão do nosso ex ainda terá muitas idas e vindas. Mas o que a gente quer saber é: você vai acompanhar o Politize! para continuar se atualizando da treta? A gente espera que sim.

O que achou dessa retrospectiva sobre março de 2019? Acha que faltou mencionarmos algum acontecimento? Conta para gente nos comentários!

Aviso: mande um e-mail para contato@politize.com.br se os anúncios do portal estão te atrapalhando na experiência de educação política. 🙂

crowdfunding
Publicado em 01 de abril de 2019.

Inara Chagas

Assessora de conteúdo no Politize! e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Acredita que o conhecimento é a chave para mudar o mundo. Como o Politize! é uma ferramenta para difundir conhecimento e mudar a realidade em que vivemos, tem prazer em poder contribuir e realizar este propósito.