Navegue por categoria

Você conhece o Simulador de Votação do TSE?

Publicado em:
Compartilhe este conteúdo!
Urna eletrônica para treinamento disponível no TRE-SP. Foto: Edu Garcia / R7 / CP.

Você já ouviu falar sobre o Simulador de Votação do TSE? Sabe o que é ou para que ele serve? O período de eleição é geralmente marcado por muitas dúvidas, principalmente sobre quem votar para cada um dos cargos.

Também é comum que os eleitores esqueçam como usar a urna, afinal existe um período considerável entre as eleições (4 anos para o Distrito Federal e 2 anos para o restante do país). Por isso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza a ferramenta online do Simulador de Votação para ajudar os eleitores.

Veja também: 8 passos para escolher seu candidato nas eleições!

Por que o Simulador foi criado e como ele funciona?

O simulador foi criado para que o eleitor e eleitora possa treinar o seu voto e ao chegar na urna real possa votar com mais rapidez e segurança, diminuindo o tempo de votação de cada eleitor e diminuindo assim as filas nas seções eleitorais.

O simulador ensina de forma fácil e didática a ordem de votação e como votar para cada cargo. Assim que a simulação é iniciada o simulador exibe um menu suspenso com opção de 5 partidos (partidos dos esportes, instrumentos musicais, profissões, festas populares e folclore). Para visualizar os candidatos de cada partido fictício, basta clicar no partido e a lista de candidatos para o cargo na tela será exibida.

Veja também nosso vídeo sobre urna eletrônica e voto impresso!

O primeiro cargo que a urna digital apresenta é o de deputado federal. O eleitor pode escolher um partido, ver as opções de candidatos e digitar no teclado numérico da urna virtual os 4 (quatro) dígitos do candidato. As informações do candidato escolhido serão exibidas na tela exatamente como acontece com a urna real. Caso o eleitor perceba que não era aquele candidato que ele queria, basta apertar a tecla “Corrige” na cor laranja e digitar o novo número. Para realizar a votação basta apertar a tecla “Confirma” na cor verde.

Logo após, ele indica que o eleitor deve escolher o deputado estadual ou distrital – apenas para os eleitores do Distrito Federal – (o eleitor deverá digitar cinco dígitos para esse cargo). Da mesma forma o eleitor pode escolher o partido entre as opções, ver o número dos candidatos e então digitar os números. Como no cargo anterior o eleitor poderá corrigir seu voto e com tudo certo, confirmar a votação naquele candidato.

O terceiro cargo apresentado é o de senador (com três dígitos). Nessa opção, ao digitar o número do candidato escolhido será exibido na tela o nome dos dois suplentes do candidato ao Senado.

O próximo cargo a ser exibido é o de governador (com apenas dois dígitos). Semelhante ao que acontece na votação para senador, ao digitar os números do candidato aparecerão duas pessoas na tela, sendo a primeira o candidato (sua voto estará em destaque) e a segunda o seu vice.

Por fim será a votação para presidente da República (também com apenas dois dígitos). Da mesma forma será exibido na tela as imagens do candidato e do seu vice.

É importante ressaltar que em todos os cargos serão exibidos na tela informações como nome do candidato, número, partido político (o fictício) e a foto (que nesse caso é uma caricatura). O eleitor poderá assim verificar as informações do candidato – da mesma forma que acontece na urna real – e corrigir seu voto caso necessário, apertando o botão “Corrige” na cor laranja.

No simulador de votação do TSE também é possível votar em branco, apertando a tecla correspondente ou votar nulo, digitando um número de candidato inexistente.

Veja também: Como se escolhe um candidato a vice?

Mas o que exatamente é o Simulador de Votação do TSE?

O Simulador de Votação do TSE é uma ferramenta online que existe desde 2014, sendo atualizado sempre em ano de eleição e está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral, clicando no menu “Eleitor e eleições”, depois no menu a direita referente às eleições escolha “Urna Eletrônica” e por fim role a página até o final e clique em “Simulador de Votação”.

Print do Simulador de Votação do TSE. Imagem: Site do TSE.

O simulador não exibe partidos e candidatos reais. Ele conta de forma bem humorada com um conjunto de partidos e candidatos fictícios (representados por esportes, ritmos musicais, profissões, festas populares e folclore). Estão disponíveis simulações para as eleições gerais (com duas áreas separadas, uma para as eleições do Distrito Federal e uma para o restante do país), eleições para eleitores residentes no exterior e ainda uma área para as eleições municipais. Todas as opções contam com a simulação para o 1º e o 2º turno eleitoral.

Veja também: A Nova Urna Eletrônica explicada em 5 minutos!

Quem pode usar o simulador de votação do TSE?

Todo eleitor e eleitora, brasileiro, com acesso a internet pode fazer uso do simulador de votação quantas vezes quiser, até que sinta-se seguro para exercer seu direito de voto no dia da votação real. E se o eleitor vota no exterior, o simulador também conta com essa opção, onde o eleitor irá votar apenas para presidente do Brasil.

O simulador funciona melhor ao ser acessado por um computador de mesa (desktop) ou laptop, mas também funciona pelo smartphone, ficando mais fácil a visualização ao rotacionar o aparelho e deixa-lo na horizontal.

Cumprindo o direito a todos pela informação e igualdade material a urna simulada traz opções de acessibilidade, onde eleitores com deficiência auditiva contam com intérprete de libras e eleitores com deficiência visual contam com a opção de áudios para auxiliar no momento do voto.

Confira também o vídeo que a Justiça Eleitoral preparou sobre como usar o simulador!

Você sabia?

Apesar do simulador do TSE ser válido apenas para as eleições brasileiras o Brasil não é o único país a adotar a urna eletrônica em suas votações. Além dele, ao menos 20 países adotam ou já adotaram o voto eletrônico, em diferentes escalas.

Cada um desses países usa um sistema diferente, a urna brasileira, por exemplo, foi totalmente desenvolvida no país e é produzida em duas fábricas, uma em Ilhéus, na Bahia e outra em Manaus, no Amazonas. Apenas os chips são importados, mas passam por testes e são programados e montados no Brasil, sob a supervisão do TSE.

Mas por que o voto é tão importante?

Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. – Artigo 1, parágrafo único.

A Constituição de 1988 instituiu o sufrágio universal, que significa que, todo o cidadão dentro das normas legais tem direito ao voto. Isso foi uma vitória, pois ampliou os critérios da democracia representativa no país, já que todos os cidadãos com mais de 16 anos, homens ou mulheres, alfabetizados ou analfabetos, têm direito a escolher seu representante através do voto. Mas nem sempre nosso sistema político foi assim, a história do voto no Brasil já mudou muito.

Veja também nosso vídeo sobre democracia!

É através do voto que exercemos um dos objetivos da democracia, que é a participação do povo na escolha de seus representantes, garantindo assim sua participação nas decisões do país. O voto popular não existe apenas no sistema democrático, mas é na democracia que ele ganha mais espaço e mais peso, por isso se torna um importante mecanismo para a manutenção do regime democrático.

E aí, você conhecia o Simulador de Votação do TSE? Deixe sua dúvida ou opinião nos comentários!

Referências:

GoCache ajuda a servir este conteúdo com mais velocidade e segurança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este conteúdo!

ASSINE NOSSO BOLETIM SEMANAL

Seus dados estão protegidos de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

FORTALEÇA A DEMOCRACIA E FIQUE POR DENTRO DE TODOS OS ASSUNTOS SOBRE POLÍTICA!

Conteúdo escrito por:
Brasiliense que ama viajar e conhecer novos lugares. Me formei em Tecnologia da Informação e tenho paixão especial por livros, músicas e escrita. Adoro conhecer um pouco sobre tudo e estou sempre pesquisando e querendo aprender cada vez mais. Jogo e mestro RPG, escrevo fanfics e um dia pretendo escrever um livro.

Você conhece o Simulador de Votação do TSE?

13 jul. 2024

A Politize! precisa de você. Sua doação será convertida em ações de impacto social positivo para fortalecer a nossa democracia. Seja parte da solução!

Pular para o conteúdo