DICIONÁRIO POLITIZE!

Clique nas letras abaixo e boa jornada!

Letra B

As bancadas parlamentares da Câmara dos Deputados é uma das formas dos deputados se organizarem em agrupamentos, que podem ser blocos partidários ou bancadas parlamentares.

A bancada parlamentar ou frente parlamentar, pode existir de duas formas: 

  • Agrupamento de representações de um único partido político; 
  • Assumir seu significado informal e consistir na reunião de diversos parlamentares com objetivos em comum, independentemente de seus partidos. Exemplo: parlamentares com origem comum (bancada mineira, bancada nordestina), interesses similares (bancada ruralista, bancada evangélica).

Leia mais sobre bancadas parlamentares neste post da Politize!.

O Banco Central é uma autarquia do Estado brasileiro, cuja principal função é gerir a política econômica do país. O Banco Central de cada nação é considerado “o banco dos bancos”. Em sua administração, ele deve garantir a estabilidade do sistema financeiro e o poder de compra da moeda em vigor no país, o Real.

O Banco Central tem uma sede em Brasília, situada num prédio próprio da instituição, e também sedes em capitais de outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará. A entidade faz parte do Sistema Financeiro Nacional, que é composto por todas as instituições encarregadas de gerir a política monetária de alguma forma.

Leia mais sobre o Banco Central neste conteúdo da Politize!.

Banco de Tempo consiste, resumidamente, em um sistema de organização de trocas solidárias, promovendo o encontro entre a oferta e a procura de serviços disponibilizados pelos seus membros. A “unidade de pagamento”, em vez de ser dinheiro, é o tempo. No Banco de Tempo não há serviços mais “caros” que os outros, os serviços prestados são aqueles que os membros têm prazer em fazê-los e não há obrigatoriedade de certificados de habilidades.

Exemplo do funcionamento de um banco de tempo: quando um membro precisa de um serviço, se conecta a sua agência local, que vai procurar o membro que pode oferecer o serviço necessitado. Depois de prestado o serviço, quem o solicitou emite um “cheque de tempo”, que é “debitado” na conta de quem prestou o serviço, e este poderá solicitar outro serviço disponibilizado por outros membros.

Saiba como o Banco de Tempo surgiu e onde ele existe no Brasil: Economia Colaborativa.

O Banco do Brasil é uma das instituições mais antigas do Brasil. Foi criado com a chegada da família real ao país, em 1808. É a primeira instituição financeira brasileira. Por isso, já teve inúmeras atribuições, inclusive a de imprimir o papel-moeda. Antes da criação do Banco Central, o Banco do Brasil era o banco do governo. Até a criação da SUMOC, o Banco do Brasil atuava como a autoridade monetária do país.

Saiba mais sobre o Banco Central neste conteúdo da Politize!.

Os partidos políticos poderão formar blocos parlamentares, como está previsto no Regimento Interno do Senado Federal. É necessário que o bloco represente ao menos um décimo do Senado, ou seja, tenha pelo menos oito senadores na sua composição. Os líderes devem ser, preferencialmente, os líderes dos partidos que formam aquele bloco específico. Assim, formam-se as maiorias e as minorias dentro do Senado:

  • Maioria: a maioria é integrada por bloco parlamentar ou representação partidária que represente a maioria absoluta da Casa;
  • Minoria: formada a maioria, a minoria será aquela integrada pelo maior bloco parlamentar ou representação partidária que for oposição à maioria.

Leia mais sobre o Senado Federal neste post da Politize!.

As bancadas parlamentares da Câmara dos Deputados é uma das formas dos deputados se organizarem em agrupamentos, que podem ser blocos partidários ou bancadas parlamentares.

O bloco partidário ou parlamentar é um conjunto de dois ou mais partidos políticos dentro da Câmara, que se unem para alcançar um objetivo comum. Ao serem agrupados, esses partidos passam a ser vistos simbolicamente como um partido grande, unidos sob uma única liderança, exercida pelo líder partidário que deve representar os interesses de todos os partidos incluídos no bloco.

Para ser criado, o bloco partidário deve possuir pelo menos 16 deputados em sua formação. Sempre que o desligamento de um partido representar a perda deste quorum, o bloco é automaticamente extinto.

Entenda melhor o papel do líder partidário neste post da Politize!.

O termo tem origem na Revolução Russa em referência a ala do Partido Operário Social Democrata Russo adepta do marxismo revolucionário defendido por Lênin. Atualmente, o termo refere-se aqueles que identificam-se com a doutrina marxista revolucionária, ou seja, acreditam que a superação da exploração da classe trabalhadora pela classe burguesa só é possível por meio da revolução proletária. 

Saiba mais sobre a Revolução Russa neste post da Politize!.

BRICS é um acrônimo formado pelas letras iniciais de Brasil (B), Rússia (R), Índia (I), China (C) e África do Sul (S, do seu nome em inglês, South Africa). Este é um agrupamento de países de mercado emergente e também é um mecanismo oficial de cooperação entre os países integrantes. Apesar disso, ele não é considerado um bloco econômico.

Para saber mais, acesse: BRICS: o que você precisa saber sobre esse mecanismo de cooperação.

Bullying é um termo de origem inglesa, popularizado pelo professor de psicologia Dan Olweus. Em países como o Reino Unido e os Estados Unidos, alunos que intimidam outros alunos verbal e fisicamente são chamados de bullies (valentões). 

Nesse sentido, o termo bullying se refere a gestos que intimidam e agridem pessoas tanto verbal quanto fisicamente. A prática é deliberada e recorrente, ou seja, o agressor tem prazer em humilhar a vítima e volta a praticar inúmeras vezes. Existem também meios mais sutis de bullying, como isolar a vítima socialmente ou espalhar boatos sobre ela. 

Para ler mais sobre o tema, acesse: Bullying: o que é?.

A sigla refere-se ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Trata-se de uma empresa pública federal, que empresta dinheiro, financia projetos e fornece linhas de crédito a empresas ou empreendedores individuais. A instituição presta esse serviço apenas a projetos que trarão bons resultados socioeconômicos ao país. Além disso, o banco busca atuar em todos os setores da economia brasileira, criando linhas de ampliação da iniciativa privada e incentivando a modernização de tecnologias. O BNDES é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo.

Para saber mais, confira nosso post sobre o tema!

A Politize! precisa de você. Sua doação será convertida em ações de impacto social positivo para fortalecer a nossa democracia. Seja parte da solução!

Pular para o conteúdo