DICIONÁRIO POLITIZE!

Clique nas letras abaixo e boa jornada!

Letra M

A origem do nome “fazenda” vem do latim “coisas que devem ser feitas”. Em português, virou sinônimo de “tesouro público”. O Ministro da Fazenda cuida da formulação e da execução da política econômica do país, além de administrar o tesouro público da União e a estrutura fiscal federal, por meio da Secretaria da Receita Federal. 

Leia mais sobre os ministérios do Governo Federal neste conteúdo da Politize!.

Gerencia a ordem jurídica do país. Também tem como área de atuação a defesa dos direitos políticos e das garantias constitucionais, além da política judiciária e a segurança pública.

Leia mais sobre os ministérios da Justiça neste conteúdo da Politize!.

A pasta da saúde tem como função promover, proteger e recuperar a saúde da população, além de controlar, reduzir as doenças endêmicas e parasitárias (como a dengue, zika etc.) e melhorar a qualidade de vida do brasileiro. É o órgão responsável pelas campanhas de vacinação, pelas campanhas contra o vírus da HIV entre outros.

Leia mais sobre os ministérios da Saúde neste conteúdo da Politize!.

O Ministério do Planejamento tem como função planejar a administração governamental, formular o planejamento estratégico nacional e elaborar estudos especiais para a reformulação de políticas. Também é responsável pelo planejamento de custos e analisar a viabilidade de projetos elaborados pelo governo.

Leia mais sobre os ministérios do Governo Federal neste conteúdo da Politize!.

O Ministério Público Eleitoral é vinculado ao Ministério Público Federal e tem o Procurador-Geral da República atuando como procurador-geral eleitoral. O MP tem legitimidade para intervir em todas as fases do processo eleitoral, desde a inscrição de eleitores até a diplomação dos eleitos.

Saiba mais sobre o Ministério Público Federal neste post da Politize!.

Uma moção de confiança é uma proposta parlamentar apresentada pelo governo com o objetivo de verificar se o mesmo possui a confiança do parlamento. Essa prática é, comumente, adotada em países que adotam o sistema parlamentarista.

Saiba mais sobre o parlamentarismo neste post da Politize!.

Essa forma de governo é bastante antiga. Nela, o chefe de Estado é um monarca, que é chamado de rei/rainha, imperador/imperatriz, dentre outros títulos. Uma característica típica da monarquia é que o cargo do rei é hereditário, passando de geração a geração dentro de uma mesma família, e vitalício, ou seja, o rei detém o seu título até a sua morte.

Leia mais sobre monarquia neste conteúdo da Politize!.

Hoje em dia, é raro encontrar monarcas com poderes absolutos, mas em um passado distante, era comum os reis e imperadores possuírem poderes absolutos. Eram o que chamamos de monarquias absolutistas, aquelas em que a vontade do rei é soberana. A importância do rei ou imperador era tanta que se confundia com o próprio Estado. “O Estado sou eu”, disse uma vez o rei da França Luís XIV (1643-1715), resumindo bem o modelo de governo das monarquias absolutistas.

Leia mais sobre monarquia neste conteúdo da Politize!.

As monarquias que sobreviveram ao tempo são monarquias constitucionais, em que o rei não mais detém todo o poder político. O rei continua como chefe de Estado, mas seu poder político foi reduzido significativamente, passando a ter uma importância simbólica. O rei representa a unidade nacional. Geralmente, as monarquias constitucionais são parlamentaristas, em que as funções de governo são repassadas a um primeiro-ministro, junto com um gabinete e o povo escolhe seus representantes no parlamento. Apesar de não ter mais grandes poderes políticos, os monarcas desse tipo de sistema continuam a deter a hereditariedade do cargo.

Leia mais sobre monarquia neste conteúdo da Politize!.

O sionismo é basicamente um movimento que defende a criação de um Estado nacional judaico.  A finalidade disso é a reunião de judeus espalhados por todo o globo em um território sagrado que é a Palestina.

Leia mais sobre a disputa por território entre Israel e Palestina neste conteúdo da Politize!.

A Politize! precisa de você. Sua doação será convertida em ações de impacto social positivo para fortalecer a nossa democracia. Seja parte da solução!

Pular para o conteúdo