Conheça as propostas dos presidenciáveis nas eleições 2022

Publicado em:
Compartilhe este conteúdo!
Fotos dos presidenciáveis Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet que serão usadas nas urnas. Imagem: Editoria de Arte/ TSE.
Fotos dos presidenciáveis Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet que serão usadas nas urnas. Imagem: Editoria de Arte/ TSE.

As eleições presidenciais estão cada vez mais próximas, por isso é importante acompanhar os debates eleitorais e conhecer os planos de governo e as principais propostas dos presidenciáveis à República nas Eleições 2022.

Nesse artigo, a Politize! te apresenta as respectivas propostas dos 4 primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial

A Justiça Eleitoral é responsável pela organização das eleições presidenciais desde 1945. Você quer entender como tem sido as eleições desde esse período até os dias de hoje? Leia nosso texto: Confira o histórico das eleições presidenciais no Brasil

Quem são os candidatos à presidência? 

Antes de conhecer quem são os candidatos com mais intenções de votos, confira a lista com os nomes e partidos que constam na Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE):

  1. Ciro Gomes (PDT)
  2. Constituinte Eymael (DC)
  3. Felipe D’avila (NOVO)
  4. Jair Bolsonaro (PL) 
  5. Léo Péricles (UP)
  6. Lula (PT)
  7. Pablo Marçal (PROS)
  8. Roberto Jefferson (PTB)
  9. Simone Tebet (MDB) 
  10. Sofia Manzano (PCB)
  11. Soraya Thronicke (UNIÃO)
  12. Vera (PSTU)

É interessante destacar alguns dados em relação a lista dos 12 presidenciáveis: entre as candidaturas apresentadas, 4 são mulheres e apenas um candidato é negro. Aqui na Politize! já trouxemos discussões importantes no que diz respeito à representação dentro de uma sociedade democrática, confira: Representatividade: o que isso significa? e Representatividade das mulheres na política

O que diz a pesquisa de intenção de voto?

A pesquisa do instituto Datafolha, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01192/2022, ouviu 2.556 pessoas nos dias 27 e 28 de julho em 183 cidades do país. 

No dia 28 de de julho a pesquisa foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, revelando a seguinte estimativa de intenções de votos em 1º turno:

  1. Lula (PT): 47% 
  2. Jair Bolsonaro (PL): 29% 
  3. Ciro Gomes (PDT): 8%
  4. Simone Tebet (MDB): 2%
  5. André Janones (Avante): 1% 
  6. Pablo Marçal (Pros): 1% 
  7. Vera Lúcia (PSTU): 1% 
  8. Em branco/nulo/nenhum: 6%
  9. Não sabe: 3% 

Então, vamos conhecer as propostas dos candidatos mais bem colocados nas pesquisas? A Politize! reuniu aqui as principais propostas dos candidatos nas áreas de economia, educação, segurança pública, meio ambiente e saúde.

1. Plano de governo de Lula

Lula durante debate na Band em 28 de agosto de 2022. Imagem: Rahel Patrasso/Xinhua.
Lula durante debate na Band em 28/08/2022. Imagem: Rahel Patrasso/Xinhua.

O plano de governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o qual é organizado a partir de contribuições das forças democráticas e progressistas que compõem a Coligação Brasil da Esperança, é apresentado como “Diretrizes para o programa de reconstrução e transformação do Brasil”.

O documento ressalta que o projeto tem como base a reconstrução do país no presente e sua transformação para o futuro, visando assim a “criação de um projeto justo, solidário, sustentável, soberano e criativo para um Brasil que seja de todos os brasileiros e brasileiras”, como consta no documento submetido ao TSE.

Veja também nosso vídeo sobre a história e ideologia política do PT, o partido de Lula!

Economia

O candidato entende que a política econômica vigente é a principal responsável pelas condições de vulnerabilidade da população brasileira atualmente. Por isso, destaca como principal compromisso a restauração das condições de vida plena dos cidadãos, tendo como foco o combate à fome e à pobreza que assolam o país. Nesse sentido, é proposta a renovação e ampliação de uma política pública já conhecida de seu governo: o Bolsa Família.

Além disso, entre as propostas para o setor econômico estão: revogar o teto de gastos; discutir uma nova legislação trabalhista de extensa proteção social; reverter privatizações de estatais (como a Eletrobras); fim da política de Preço de Paridade de Importação (PPI) da Petrobras; investimento governamental em infraestrutura; fortalecimento do BNDES

Educação

No que diz respeito à agenda da educação, o plano de governo propõe investir em educação de qualidade, garantir o direito ao conhecimento e fortalecer a educação básica do país (desde a creche até programas de pós-graduação. Para isso, Lula destaca a necessidade de retomar as metas do Plano Nacional de Educação e firmar um projeto educacional que esteja atrelado ao desenvolvimento nacional.

Leia mais: Plano Nacional de Educação: o que é?

Meio ambiente

Quanto ao meio ambiente, o projeto de Lula assume compromisso com a “sustentabilidade social, ambiental, econômica e com o enfrentamento das mudanças climáticas”. O candidato sugere alterações no padrão de consumo de energia, propõe o combate ao “uso predatório” de recursos naturais e ressalta a necessidade de proteção da Amazônia

Segurança pública

Já no âmbito da segurança pública brasileira, o ex-presidente pretende trabalhar em uma política que seja coordenada e integrada nacionalmente, aprimorando e modernizando o Sistema Único de Segurança Pública

Além disso, o candidato pauta também uma nova política de drogas no país, com enfoque na prevenção, tratamento e assistência ao usuário de drogas; bem como na desarticulação de organizações criminosas.

Saúde

Por fim, mas não menos importante, as propostas do candidato para a saúde compreendem o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) como um direito do povo brasileiro e a valorização de profissionais da área. Além disso, o plano prevê a retomada de políticas como o Mais Médicos e a Farmácia Popular.

Leia na íntegra o plano de governo de Lula: Diretrizes para o programa de reconstrução e transformação do brasil 

2. Plano de governo de Bolsonaro

Bolsonaro durante debate na Band em 28/08/2022. Imagem: Reprodução/TV Band.
Bolsonaro durante debate na Band em 28/08/2022. Imagem: Reprodução/TV Band.

O plano de governo do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), denominado como “Pelo bem do Brasil” traz a liberdade como base do seu projeto e pilar para as suas propostas de governo. Nesse sentido, o candidato defende como premissas básicas das relações humanas a liberdade e a vida, alegando que a “liberdade é tão importante quanto a própria vida”.

Assim, Bolsonaro estabelece um plano de governo que estabelece como valores e princípios centrais: liberdade econômica, liberdade religiosa, liberdade de expressão, liberdade para a defesa de direitos e liberdade para o uso responsável dos recursos naturais.

Veja também nosso vídeo sobre o PL, o partido de Bolsonaro!

Economia

No plano elaborado para a candidatura de Bolsonaro, a liberdade econômica é tida como mecanismo para a promoção do bem estar social. O candidato sugere a redução da quantidade de atribuições do Estado e que o trabalho do empreendedor seja facilitado de modo a gerar emprego e renda.

Se por um lado o candidato Lula traz como proposta reverter a privatização da Eletrobras, por outro lado, em seu plano de governo, Bolsonaro defende que mais estatais sejam privatizadas, baseando seu argumento na melhoria da administração pública. 

Ele propõe ainda que seja realizada uma reforma tributária e administrativa; também se compromete em manter o Auxílio Brasil em 2023 e trabalhar em prol do ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Leia mais: Privatizações: entenda o debate!

Educação

Para a agenda da educação, o atual presidente defende no plano de governo o acesso à educação, o fortalecimento de programas de qualificação e educação profissional, o estímulo do empreendedorismo, a inclusão produtiva e a qualificação de trabalhadores no quesito tecnológico.

Meio ambiente

Na elaboração de propostas para o meio ambiente, Bolsonaro defende que haja evolução tecnológica para aumento de produtividade; fortalecimento de setores de mineração e agropecuária; e se compromete ainda com o combate ao desmatamento e queimadas na Amazônia.

Segurança pública

No que diz respeito à segurança pública, o candidato propõe que sejam fortalecidas as ações de combate ao crime organizado por uso da tecnologia. Bolsonaro também traz como proposta que seja aprimorada a coordenação e integração das instituições federais e órgãos estaduais e municipais.

Além disso, o projeto de governo aborda a ampliação do direito à legítima defesa, defendendo o acesso a armas de fogo, inclusive atribuindo um caráter desportivo a tal instrumento. 

Leia mais: Posse de arma: o que você precisa saber

Saúde

No que tange a saúde da população brasileira, é proposto a ampliação do acesso aos serviços básicos; a continuidade de programas como o “Programa Médicos pelo Brasil” e o “Conecte SUS”; o texto também defende que os serviços de saúde se adequem ao envelhecimento populacional.

Leia na íntegra o plano de governo de Bolsonaro: Pelo Bem do Brasil

3. Plano de governo de Ciro Gomes

Ciro durante debate na Band em 28/08/2022. Imagem: Reprodução/Band.
Ciro durante debate na Band em 28/08/2022. Imagem: Reprodução/Band.

O candidato à presidência e ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes (PDT), denomina seu plano de governo como “Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND)” e alega que esse é crucial para que o Brasil volte a crescer economicamente, gerando empregos e estabilizando os preços.

Entre outras coisas, Ciro Gomes se propõe a retomar obras de infraestrutura logística e social, estimular o setor privado e defende uma reforma tributária e fiscal ampla para o país.

Veja também nosso vídeo sobre o PDT, o partido de Ciro Gomes!

Economia

Pensando em aumentar a receita do Estado, o candidato pretende reduzir os incentivos destinados às empresas privadas, recriar impostos e adotar o princípio de orçamento base zero e a taxação de grandes fortunas.

Ciro Gomes propõe também menor tributação sobre consumo e aumento de impostos sobre renda. Além disso, o ex-ministro defende a reforma da previdência e pretende estimular o setor produtivo. 

Educação

No que diz respeito à questão educacional, Ciro Gomes garante que, uma vez eleito, trabalhará para colocar a educação brasileira entre as dez melhores do mundo. Para isso, suas propostas englobam: a criação do Programa de Alfabetização Idade Certa; a valorização de professores e outros profissionais da educação; a alteração do ensino fundamental para um modelo integral e a formulação de um ensino médio profissionalizante. 

Meio ambiente

No tocante ao meio ambiente, Ciro Gomes argumenta sobre a necessidade de inclusão de populações locais e que possuem relação com as florestas em atividades econômicas sustentáveis. O presidenciável defende ainda que sejam criadas zonas econômicas e ecológicas no Brasil.

Segurança pública

Assim como Lula e Bolsonaro, o pedetista aborda a questão do crime organizado, alegando que esse deve ser combatido a partir de investigações que incidam sobre as operações financeiras e lavagem de dinheiro. Ele também versa sobre a política de drogas, propondo que seja reformulada e aprimorada pensando na redução de danos.

Saúde

Por último, a proposta do candidato em relação a saúde pauta a valorização de profissionais da saúde e a reconstrução do Sistema Único de Saúde (SUS), pensando na modernização e aprimoramento do sistema. O plano propõe que policlínicas sejam transformadas em centros de referência especializados em consultas e exames. Ademais, é previsto no plano que a produção de medicamentos importados passem a ser produzidos.

Leia na íntegra o plano de governo de Ciro Gomes: Projeto Nacional de Desenvolvimento

4. Plano de governo de Simone Tebet

Simone Tebet durante debate na Band em 28/08/2022. Imagem: Reprodução/TV Band.
Simone Tebet durante debate na Band em 28/08/2022. Imagem: Reprodução/TV Band.

O plano de governo de Simone Tebet (MDB) é um documento elaborado em parceria com o Cidadania, MDB, Podemos e PSDB, partidos que compõem a coligação Brasil Para Todos. Esse documento contém princípios, diretrizes e compromissos que orientam o programa de governo da candidata à Presidência da República. 

Esse plano de governo é sustentado em quatro eixos “combate às desigualdades sociais; compromisso com a economia verde; construção de um governo parceiro da iniciativa privada; transparência, inclusão e combate a todas as formas de preconceito e discriminação”. 

Veja também nosso vídeo sobre o PSDB e o MDB, o partido de Simone Tebet!

Economia

No plano elaborado para a candidatura de Simone Tebet, a candidata propõe a retomada do crescimento sustentável e o tripé macroeconômico; a reestruturação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; e o combate à inflação do país.

Quanto à privatização das empresas brasileiras, tema bastante pautado nas discussões entre eleitores, Tebet objetiva a desestatização e o direcionamento dos recursos obtidos para a promoção de políticas sociais

Uma medida econômica que a presidenciável destacou urgência é a aprovação e implementação da reforma tributária. Segundo ela, caso eleita, essa medida será realizada nos seis primeiros meses.

Leia mais: Por que uma reforma tributária está sendo discutida?

Educação

Entre as suas propostas educacionais, Simone Tebet pretende priorizar a recomposição da aprendizagem daqueles estudantes prejudicados durante a pandemia, bem como implementar as mudanças elencadas na reforma do ensino médio.

Ainda, a candidata propõe a criação da “Poupança Mais Educação” como meio de evitar a evasão escolar de jovens de baixa renda. Além disso, seu plano de governo versa sobre o fomento à educação integral e a valorização dos professores.

Meio ambiente

No que diz respeito ao meio ambiente, Simone Tebet fala sobre tolerância zero com o desmatamento ilegal e, para isso, propõe o fortalecimento de órgãos como ICMBio, Ibama e Inpe. Simone Tebet também propõe a retomada do Fundo Amazônia; a organização do mercado de créditos de carbono; e a implementação de um sistema de observação do mar brasileiro. 

Segurança pública

Em suas propostas referentes à segurança pública, a candidata à presidência propõe maior controle das fronteiras e da entrada de drogas e armas no Brasil. 

Ela também traz como proposta estabelecer metas de redução de homicídios e revogar decretos que flexibilizaram porte e posse de armas, os quais foram estabelecidos durante o Governo Bolsonaro.

Outro ponto do plano de governo de Simone Tebet é a atualização do Código de Processo Penal e a Lei de Execução Penal.

Saúde

Por último, para a melhoria da saúde no país, a candidata propõe aumentar a participação da União no financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), redução das filas de espera por consultas e cirurgias. Outras propostas são a expansão da estratégia Saúde da Família e a retomada de campanhas de incentivo à vacinação

Leia na íntegra o plano de governo de Simone Tebet: Princípios, Diretrizes e Compromissos

Como escolher em quem votar?

Agora você conhece algumas das candidaturas à presidência do Brasil! Mas como escolher em quem votar? Aqui na Politize! preparamos um conteúdo especialmente sobre isso, confira: 8 passos para escolher seu candidato nas eleições

É importante conhecer bem o candidato que você pretende eleger, identificar quais valores e agendas políticas você julga importantes e aquilo que o candidato defende para a gestão do governo em caso de vitória na disputa eleitoral.

Para consultar informações mais detalhadas e as propostas de governo oficiais de todos os candidatos à presidência da República, acesse a Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

E aí, o que você acha das propostas dos candidatos que dispararam nas pesquisas de intenção de votos? E que tal dedicar um tempo a leitura dos planos de governo e comparar as propostas dos presidenciáveis? Deixe sua opinião nos comentários!

Referências:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este conteúdo!

ASSINE NOSSO BOLETIM SEMANAL

Seus dados estão protegidos de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

FORTALEÇA A DEMOCRACIA E FIQUE POR DENTRO DE TODOS OS ASSUNTOS SOBRE POLÍTICA!

Conteúdo escrito por:
Graduanda em Relações Internacionais na Universidade de Brasília (UnB). Entre os interesses de pesquisa estão: movimentos negros, direitos humanos, migração e estudos de gênero, raça e classe. Acredita na educação popular como um meio de emancipação coletiva.

Conheça as propostas dos presidenciáveis nas eleições 2022

23 jul. 2024

A Politize! precisa de você. Sua doação será convertida em ações de impacto social positivo para fortalecer a nossa democracia. Seja parte da solução!

Pular para o conteúdo